Overnight oats: uma tendência prática e saudável

Overnight oats: uma tendência prática e saudável

Práticas, saudáveis e muito versáteis as overnight oats estão a conquistar cada vez mais adeptos.

As overnight oats “tomaram de assalto” as dietas do momento. Saiba mais sobre esta nova tendência. 

As overnight oats estão na moda. Aliás, a aveia está na moda. Mas há uma boa razão para que assim seja. A verdade é que a aveia é altamente nutritiva, o que faz dela uma boa opção para criar pequenos-almoços ou lanches saborosos e saudáveis. 

E esta não é a primeira vez que a aveia é tema de “conversa” aqui. Aliás, já aqui lhe falamos das propriedades da aveia e até já lhe deixamos algumas sugestões de receitas (bem saborosas – diga-se! –, e se ainda não experimentou, não deixe de as espreitar). Uma dessas propostas era mesmo uma receita de overnight oats. 

Mas afinal o que distingue as overnight oats das receitas tradicionais de aveia e porque estão a “tomar de assalto” as dietas alimentares de inúmeras pessoas?! 


Overnight oats: o que são?  


Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Em tradução livre, overnight oats pode traduzir-se como “aveia de um dia para o outro”, mas há também quem as apelide de “papas de aveia adormecidas” ou ainda “as papas de aveia dos preguiçosos”.

Porquê? Apenas porque – tal como o nome indica – a preparação se faz na noite anterior, o que faz das overnight oats uma boa opção para quem tem pouco tempo a perder de manhã e quer fazer um bom pequeno-almoço antes de sair de casa ou também para quem pretende ter um bom lanche sempre pronto. 

Mas não só. Há outros fatores que tornam as overnight oats tão atrativas, senão veja só: 



1. São muito simples e rápidas de preparar

Afinal de contas não tem que cozinhar absolutamente nada. No fundo, as overnight oats são mergulhadas durante a noite para que possam absorver o líquido e o sabor em que estão embebidas. Em poucos minutos pode ter as suas receitas prontas.



2. São extremamente versáteis

O seu limite é a sua criatividade. Pode escolher o que quiser para usar nas suas overnight oats. As combinações são imensas. Pode juntar as suas frutas favoritas, iogurte, algumas sementes ou outros cereais, mel, … enfim, a escolha é sua. 
 


3. Para o Inverno e Verão

Pode comê-las frias, o que as torna uma fresca opção para as manhãs mais quentes do verão, ou pode aquecê-las naqueles dias mais frios. 



4. São extremamente saudáveis.

As overnight oats permitem-lhe tirar todo o partido dos benefícios da aveia, contribuindo para – por exemplo – reduzir o colesterol e controlar a pressão arterial, reforçar o sistema imunitário, regular o trânsito intestinal (evitando a prisão de ventre) ou para prevenir doenças cardíacas e a diabetes.

Mas não só. Ainda fornecem a energia necessária para começar o dia e ajudam a controlar o apetite, prolongado a sensação de saciedade (o que faz delas poderosas aliadas na luta contra o peso). 
 


5. A juntar a isto ainda são muito práticas.

Só precisa de “montar” a sua receita e deixar a repousar no frigorífico durante a noite. De manhã está pronto a comer. 
 


6. Supreenda-se todas as manhãs

E como se isso não bastasse, visualmente também são bastante apelativas. E como diz o ditado: “os olhos também comem”. Pode usar copos ou frasquinhos e basta dispor os ingredientes que escolher por camadas.  


Simples, saudável e saboroso. Que mais pode pedir?! 

► Conheça aqui várias receitas de overnight oats.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


​Veja também: