Os melhores produtos da Prozis para os diferentes objetivos de treino

Os suplementos alimentares têm ganho cada vez mais adeptos. No entanto, a escolha deve ser cuidada e de acordo com os objetivos individuais.

Os melhores produtos da Prozis para os diferentes objetivos de treino
A Prozis é a maior loja de suplementação online.

Cada vez mais os atletas, profissionais ou recreativos, sabem que há múltiplos fatores que determinam o êxito do seu esforço e que vão para além das horas de treino ou do tipo de treino que realizam. E a nutrição é um deles.

De facto, a nutrição em contexto desportivo tem sido alvo de crescente interesse, na medida em que é reconhecida como fundamental para a saúde em geral e para o desempenho desportivo, em particular.

Incluída na nutrição, temos a suplementação. Neste contexto, existem lojas de físicas e online, sendo, atualmente, a Prozis a maior loja de suplementação online em Portugal.

De seguida, vamos então referir a importância dos suplementos alimentares e quais os melhores produtos disponíveis na loja online da Prozis.

Suplementos alimentares: o que são e qual a sua finalidade?


suplementos alimentares
São cada vez mais as pessoas que optam por tomar suplementos alimentares para um sem número de finalidades, incluindo melhoria da performance desportiva, emagrecimento, aumento da massa muscular, perda de massa gorda, entre outros.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
Os suplementos alimentares constituem fontes concentradas de determinados nutrientes ou outras substâncias (por exemplo, vitaminas, minerais, aminoácidos, extratos de plantas), normalmente também presentes nos alimentos, cada um com uma utilidade específica que deverá ser respeitada.

Dentro dos suplementos alimentares, existem ainda os “suplementos ergogénicos”, que têm como objetivo potenciar o rendimento desportivo, e os “alimentos e bebidas desportivas”, que incluem produtos como barras energéticas, bebidas desportivas, entre outros.

No caso de um desportista, os suplementos aportam uma série de vantagens, nomeadamente, metabolismo e assimilação mais rápida de nutrientes, comodidade e maior rapidez na obtenção de resultados.

Também nos casos de emagrecimento, tonificação e bem-estar geral, os suplementos podem desempenhar um importante papel no auxílio à obtenção de resultados.

Quando é necessário recorrer a suplementos?


Apesar de a alimentação saudável, ser na maior parte dos casos, por si só, capaz de colmatar as necessidades nutricionais de um indivíduo, dependendo do estilo de vida e do exercício físico praticado, pode ser necessário recorrer aos suplementos alimentares para colmatar a insuficiência de alguns nutrientes no organismo.

Os suplementos têm, portanto, como função complementar (e não substituir!) uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

Quais os produtos mais vendidos no site da Prozis?


No que diz respeito a suplementação e outros produtos alimentares, os produtos mais procurados no site da Prozis são:

  • Proteína Whey nas suas versões concentrada, isolada e hidrolisada. As marcas preferidas dos consumidores são a marca Prozis, Optimum Nutrition, Scitec, Xcore e Biotech USA.
  • Barras de Proteína – as mais vendidas são da marca Prozis, Win Nutrition e Quest Nutrition.
  • Manteiga de amendoim e aveia instantânea da marca Prozis.
  • BCAAS – as marcas mais procuradas são a Xcore e Scitec.
  • Termogénicos destinados ao emagrecimento – as marcas preferidas são a Universal, Nutrex e Xcore.
  • Gainers, essencialmente da marca Xcore.
  • L-carnitina e CLA, principalmente das marcas Xcore e Prozis.
  • Caseína, essencialmente da marca Prozis.

 

Os melhores produtos disponíveis no site da Prozis, por objetivo


1. Aumento da massa muscular

 

          1.1.  PROTEÍNA WHEY

proteina whey concentrada e isolada

A proteína é essencial na construção muscular, sem ela não há aumento de massa muscular. Por outro lado, os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s), em particular a leucina, são também fundamentais na maximização da síntese proteica, sendo que a sua ingestão após o treino deverá rondar as 10 g.

Neste sentido, a suplementação em proteína facilita a ingestão da dose diária recomendada de proteína para aumentar a massa muscular (cerca de 2g por kg de peso corporal) e a ingerir a dose necessária de BCAA’s.

A suplementação em proteínas lácteas é a mais utilizada e a mais eficaz. No entanto, se sofre de intolerância ou sensibilidade ao leite ou se simplesmente não o quer incluir na sua alimentação, pode sempre utilizar proteína de ovo, de bife ou de soja para atingir os seus objetivos.

Dentro dos suplementos de proteína, a whey é um dos suplementos que dispensa apresentações. Reconhecida pelo seu perfil nutricional imbatível, estamos perante uma proteína que, não só contém todos os aminoácidos essenciais como também, apresenta um rápido esvaziamento gástrico e rápida absorção (daí a sua importância após o treino).

Dentro da proteína whey existem várias marcas e, consequentemente, vários preços. Além disso, o facto de ser proteína concentrada, isolada ou hidrolisada, também afeta o valor do suplemento.

A melhor Proteína Whey segundo a nossa análise:

Concentrada – 100% Real Whey Protein da Prozis

  • Fórmula concentrada com 82% de teor de proteína.
  • Apresenta um perfil de aminácidos completo, respeitando o mínimo de 30% de aminácidos essenciais e os 15% de BCAA’s.
  • Melhor relação qualidade-preço dentro da gama.
  • Testada cientificamente.
  • Valor de hidratos de carbono e lípidos baixo (4% e 7%, respetivamente).

Isolada – 100% Real Whey Protein Isolate da Prozis

  • Fórmula concentrada com 91% de teor de proteína.
  • Apresenta um perfil de aminoácidos completo, respeitando o mínimo de 30% de aminoácidos essenciais e os 15% de BCAA’s.
  • Melhor relação qualidade-preço dentro da gama.
  • Testada cientificamente.
  • Sem açúcar e com valor de lípidos residual (menos de 1%).

          1.2 BARRAS DE PROTEÍNA

barras de proteina diet bar prozis

Além da proteína em suplemento, é possível falar nas barras de proteína, também elas com objetivo de contribuir para o aumento da massa muscular e também para a perda de massa gorda.

Tal como o nome indica, uma boa barra de proteína deve apresentar um teor proteico considerável, assim como um teor de hidratos de carbono e gordura reduzidos.

De acordo com este critério, selecionamos como melhor barra de proteína:

Diet Bar da marca Prozis

  • Rica em proteína
  • Baixa em açúcar
  • Rica em fibra
  • Efeito saciante
  • Sabores apelativos

     1.3. AVEIA ENRIQUECIDA 

aveia enriquecida com proteina e manteiga de amendoim prozis

Ainda neste contexto, é possível salientar um produto com vantagens em termos de composição nutricional e conveniência para o dia-a-dia. Falamos da aveia enriquecida com proteína whey que permite aumentar o conteúdo proteico de refeições como papas e panquecas de aveia, permitindo equilibra-las mais na relação hidratos de carbono / proteína e tornando mais fácil o alcance das doses recomendadas de proteína.

           1.4. MANTEIGA DE AMENDOIM

A Prozis é das poucas que oferece um produto elaborado exclusivamente à base do amendoim, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes como é o caso da manteiga de amendoim 100%.

Desta forma, fornece todos os benefícios do amendoim, incluindo fibra, vitaminas e minerais, assim como um maior conteúdo proteico e menor conteúdo em hidratos de carbono, sendo, simultaneamente, uma boa opção para regimes de emagrecimento.

           1.5. BCAA’S (Aminoácidos de cadeia ramificada)

BCAA optimim nutrition

Leucina, isoleucina e valina são os aminoácidos mais importantes para o ganho de massa muscular, estando concentrados neste suplemento. É certo que a Whey contém uma boa quantidade de BCAA’s, mas para aqueles que visam expressivo ganho de massa muscular a suplementação de BCAA’s isolados parece ser uma boa aposta.

Além disso, são um suplemento muito útil para quem apresenta intolerância ou alergia às proteínas lácteas.

Os BCAA’s são, portanto, um suplemento anti-catabólico e que ajuda a diminuir os níveis de fadiga quando consumidos antes do treino.

O melhor suplemento de BCAAs segundo a nossa análise:

BCAA Optimum Nutrition:

  • A Optimum Nutrition oferece BCAA puro tanto em cápsulas quanto em pó, ambas na proporção 2 partes de leucina, 1 de valina e 1 de isoleucina, que é a considerada ideal.
  • A vantagem do puro é que ele é absorvido mais rapidamente pelo organismo. Cada duas cápsulas têm 1 grama de BCAA. Na versão em pó, um scoop tem 5,75 gramas.
  • Boa relação qualidade-preço para este tipo de produto.

2. Melhoria de performance

 

         2.1. CREATINA

creatine creapure prozis

A creatina é um dos suplemento alimentar para melhoria da performance mais estudado e caraterizado.

Embora os seus resultados apresentem uma variabilidade intra-individual (os efeitos não são os mesmos para toda a gente), de um modo geral, o efeito positivo a nível de força e aumento de massa magra tem sido consistente.

Este suplemento está associado a um maior rendimento no treino, menor dependência de glicogénio e mais força, permitindo movimentar mais carga.

Neste sentido, promove também um maior impacto no crescimento do músculo.

A creatina monohidratada é versão mais antiga de creatina, mas também a mais popular e mais vendida, visto que é a mais eficaz e mais barata.

A melhor Creatina segundo a nossa análise:

Creatina Creapure® Prozis

  • O selo Creapure garante a pureza do produto.
  • É exclusivamente monohidrato de creatina.
  • Boa relação qualidade-preço.

3. Emagrecimento

Os suplementos para emagrecer têm como função complementar uma dieta equilibrada, sendo importante salientar que não fazem milagres! Eles só cumprem o seu papel quando integrados numa alimentação saudável e num estilo de vida ativo.

Existe uma panóplia enorme de suplementos destinados ao emagrecimento, no entanto, destacamos os seguintes:

         3.1. CLA

CLA prozis e CLA xtreme tonalin Xcore

O Ácido linoleico conjugado, mais conhecido por CLA, não é produzido pelo nosso organismo, mas é naturalmente encontrado em alimentos como carne, ovos, leite e derivados.

Este composto tem vindo a ser associado à diminuição da gordura corporal, aumento do metabolismo, diminuição dos níveis de colesterol e a regulação da glicemia, embora, na maioria dos casos e apesar da variabilidade individual, a perda de peso seja pouco significativa a longo prazo.

Dentro das marcas disponíveis destacamos:

CLA da Prozis

  • Testado cientificamente.
  • Quantidade de CLA por porção apropriada.
  • Boa relação qualidade-preço.

Xtrem CLA Tonalin da Xcore

  • Proporção equilibrada entre os isómeros biologicamente mais ativos, que permite maior eficácia na perda de peso e gordura corporal.
  • Produto certificado pela Tonalin.

            3.2. L-CARNITINA

acetyl l carnitine prozis e acetyl l carnitine xcore

A L-carnitina é uma substância que está presente nas mitocôndrias (participa no processo de respiração celular) e promove a utilização de gordura como fonte energética, aumentando a queima de gorduras durante a atividade física.

É indicada para situações de emagrecimento, parecendo ser um coadjuvante interessante ao treino e alimentação.

Dentro das marcas disponíveis destacamos:

Acetyl – L-carnitina da Prozis

  • Forma de L-Carnitina prontamente disponível (forma ester).
  • Cientificamente testado.
  • Boa relação qualidade-preço.

Acetyl – L-carnitina da Xcore

  • o Elevada biodisponibilidade da L-carnitina.
  • Maiores resultado.

           3.3. GLUCOMANANO

glucamano okygen

O glucomanano é um extrato de fibra solúvel em água que forma uma massa viscosa no estômago, induzindo a sensação de saciedade e plenitude gástrica.

Por esse motivo, o glucomanano é reconhecido como um aliado eficaz para a perda de peso no contexto de uma dieta de restrição calórica e a partir de uma ingestão diária de 3 gramas.

            3.4. CRÓMIO

cromio prozis

O crómio um mineral essencial que potencia a função da insulina, responsável pelo correto metabolismo dos hidratos de carbono e pela sua redistribuição no organismo.

Além disso, pode ser usado como complemento na perda de peso pois ajuda a controlar o apetite por doces, favorece a queima de gordura, a perda de peso e o aumento da massa muscular.

        3.5. CONTROLO DE APETITE

controlo de apetite prozis

Melhor do que o glucomanano e crómio separados em suplementos diferentes, é tê-los juntos no mesmo suplemento.

O controlo de apetite da Prozis Diet permite exatamente isso e ainda mais: combina 4 ingredientes ativos conhecidos pelos seus efeitos na perda de peso – feijão branco, glucomanano, crómio e 5-HTP.

O feijão branco e o glucomano têm como função induzir uma maior sensação de saciedade (e consequente redução da ingestão energética) e bloquearem a absorção dos hidratos de carbono, enquanto o Crómio tem como função a diminuição do desejo por doces e o 5-http desempenha um papel importante na regulação do humor e ajuda a controlar o peso.

Como tal, este parece ser o suplemento mais indicado e equilibrado para a perda de peso.

Outros produtos interessantes que podemos encontrar na Prozis


Massas Proteicas (Penne Rigate e Spaghetti 250 g) da Prozis Foods

massas proteicas prozis

As massas proteicas da Prozis constituem novas opções para uma alimentação mais equilibrada em termos de proteína e hidratos de carbono, na medida em que constituem uma fonte proteica extra, que pode ser combinada de várias diferentes com outros ingredientes.

Estas massas foram criadas para dietas com baixo teor em hidratos de carbono (possuem menos 58% de hidratos de carbono que uma massa normal), mas são apropriadas para qualquer objetivo.

Com 58% menos hidratos de carbono e enriquecidas com proteína, ajudam a controlar melhor o peso, a massa gorda e a fome e a promover o aumento da massa muscular.

> Saiba mais sobre a Penne Rigate e Spaghetti 250 g da Prozis.

Frutos oleaginosos (nozes, cajus, avelãs) da Prozis Foods

nozes cajus e avelas prozis

Os frutos oleaginosos (vulgarmente designados por frutos secos), nos quais se incluem as nozes, os cajus e as avelãs, são um grupo de alimentos que enriquecem a alimentação a diversos níveis: são fonte de vitaminas, minerais, ácidos gordos polinsaturados, mais precisamente ómega-3 e ómega 6, e ainda proteína.

Neste sentido, promovem o bom funcionamento de todo o organismo e previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares, neuro degenerativas e metabólicas.

Além disso, como são fonte de fibra e proteína, constituem um snack saudável e com baixo teor em hidratos de carbono, o que, aliado a um estilo de vida saudável e ativo, ajuda a controlar o peso.

Com as nozes, cajus e avelãs da Prozis Foods, pode desfrutar destes alimentos na sua forma mais natural, como um snack prático e denso em termos nutricionais, tanto de forma isolada como incluído em receitas, misturado com outros alimentos como iogurtes, batidos ou saladas.

Sementes (chia, abóbora, linhaça castanha) da Prozis Foods

sementes de chia abobora e linhaca castanha da prozis

À semelhança dos frutos oleaginosos, as sementes são também consideradas super alimentos, visto que são fonte de inúmeros nutrientes.

Com efeito, as sementes são alimentos ricos em fibra, ácidos gordos ómega-3, vitaminas, minerais e proteína.

No contexto da perda de peso, as sementes são bons aliados visto que têm uma grande capacidade de absorção de água, o que permite que se mantenha hidratado, saciado e com um trânsito intestinal mais regular.

Além disso, são um alimento muito versátil que permite enriquecer e dar um toque mais nutritivo a qualquer receita, incluindo saladas, batidos, papas de aveia, entre outros.

As sementes de chia, linhaça castanha e abóbora da Prozis Foods são alimentos puros e com os nutrientes preservados, o que permite alcançar os seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.