Os melhores frutos secos para o coração

Os melhores frutos secos para o coração

5 frutos secos para um coração mais forte.

Saiba como prevenir as doenças cardiovasculares. Proteja o seu coração com um punhado de frutos secos por dia. 

Os frutos secos são ricos em gorduras boas, como as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, o que faz deles um dos melhores amigos do coração. Mas não só! Ao consumir frutos secos, está a encher o seu organismo de coisas boas em dose concentrada, como antioxidantes, vitaminas, minerais e proteínas. 

Está provado que um punhado de frutos secos por dia, regulam os níveis do colesterol, da glicose e da pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Apesar da má fama dos frutos secos, quanto às calorias, a verdade é que se consumidos com moderação só trazem benefícios. Para ter um coração mais forte e saudável, recomenda-se a ingestão de 30 gramas diárias.
 

Quais são os melhores frutos secos para o coração? São cinco.

 

1.    Amêndoas


As amêndoas são ricas em cálcio, proteínas, vitamina E, fibra, antioxidantes e ómega 3. Por tudi isto, este fruto seco é a arma certa para salvar o seu coração, regulando o colesterol, os triglicerídeos e, assim, combater as doenças cardiovasculares. 
 

2.    Avelãs

 
Tome nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.
As avelãs além de serem amigas do coração, são muito energéticas e ricas em vitamina B6, ácido fólico e arginina, um aminoácido essencial na produção de óxido nítrico, um gás relaxante para os vasos sanguíneos, que protege o coração.
 

3.    Nozes


As nozes são o fruto seco do coração, por excelência. Repletas de ómega 3 e ómega 6 aumentam o colesterol bom, o HDL, e reduzem o colesterol mau, o LDL o que mantém longe as doenças cardiovasculares. Além disso, combatem a diabetes tipo 2, o cansaço e a fadiga.
 

4.    Pinhões


Para um coração saudável, junte pinhões à sua dose diária de frutos secos. Estes são uma fonte de fibras, proteínas, e minerais, como o cálcio, o ferro, o manganês, o zinco e ainda as vitaminas E e K, todos essenciais para proteger o organismo de doenças cardiovasculares.. 
 

5.    Pistachos


Os pistachos, não só regulam os valores do colesterol no sangue, pela ação de minerais como  o cobre, o fósforo, o magnésio, o manganês e o potássio, como têm um poderoso efeito antioxidante que previne o envelhecimento das células.

Quais são as vantagens de consumir frutos secos?
Os frutos secos não só regulam os valores do colesterol, dos diabetes, pressão arterial e triglicerídeos, responsáveis por acidentes e doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, enfartes ou acidentes vasculares cerebrais. São também aliados na prevenção da anemia, regulação do trânsito intestinal e poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e protegem o organismo de infeções.

Depois de tudo isto, porque espera para tirar os frutos secos das mesas de festa e trazê-los para o dia a dia. Naturalmente, prefira-os no seu estado natural. 
 

Veja também: