Os melhores exercícios com kettlebell

Os melhores exercícios com kettlebell

Se ainda não conhece, fique a saber como pode tirar partido deste equipamento.

O kettlebell permite-lhe realizar exercícios que trabalham praticamente todos os grupos musculares. Conheça alguns exercícios para por em prática. 

Se procura melhorar a sua resistência, perder peso, ganhar força e – pelo caminho – ainda tonificar os músculos saiba que o kettlebell é uma boa opção. Muito utilizado em treinos funcionais, este acessório de musculação permite uma infinidade de movimentos e trabalha praticamente todos os principais grupos musculares. De forma simples, trata-se (nada mais, nada menos que) de uma bola de peso com uma pega. 

Mas desengane-se se pensa que a sua utilização é recente. Este equipamento foi desenvolvido na Rússia, por volta de 1700 (ou pelo menos assim se estima) e sua utilização começou a ganhar maior destaque já no século XX, ao ser incluído nos treinos do exercício soviético. E foi já em 1940 que o kettlebell passou a ser conhecido em todo mundo, por ser usado para melhorar o desempenho de vários atletas (em diversas modalidades), um pouco por toda a europa. 

Só por isto já pode perceber as vantagens que este equipamento terá, mas se dúvidas ainda existiam, saiba que os exercícios com o kettlebell permitem trabalhar os músculos de forma intensa, além de que trabalham os grupos musculares de forma integrada e, por isso mesmo, contribuem para a definição e tonificação muscular, melhoram a força, a agilidade e/ou a coordenação, por exemplo. No entanto, antes de se aventurar com os kettlebells, é importante procure aconselhamento de um profissional que lhe possa dar indicações sobre as técnicas ou formas corretas de realizar os exercícios para evitar lesões. 

Mas se está interessado em experimentar conheça alguns dos melhores exercícios com kettlebell. 
 

Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! O Fitness Hut está a oferecer-lhe 6 meses de treino gratuito!.

4 Exercícios com kettlebell 


1. Swing
 

Este exercício vai permitir-lhe trabalhar a região lombar e o quadril. Para o executar deve fletir as pernas e afastá-las à largura dos ombros. Com o kettlebell no chão à sua frente, deve agarrar o equipamento com as duas mãos e empurrar a anca para trás. Para executar o movimento deve balançar o kettlebell para trás (entre as pernas) e para a frente, não devendo ultrapassar o nível dos ombros. Quando balançar o kettlebell para a frente deve realizar uma extensão das pernas, para que no final do movimento (com o equipamento à altura dos ombros) faz uma linha reta com o corpo e mantém a coluna direita. 


2. Snatch
 

Tendo por base a mesma posição do movimento de swing (descrito no ponto anterior) deve depois fletir o cotovelo enquanto apoia o kettlebel lateralmente sobre o braço. Neste caso depois de iniciar o swing entre as pernas, deve elevar o kettlebell acima cabeça, até o braço estar totalmente esticado. Ao baixar o kettlebell não deve tocar no peito, nem no ombro. Finda a série com um braço, deve repetir agora com o braço oposto. Com este exercício vai trabalhar todo o corpo. 


3. Turkish Get Up
 

Deitado no chão, de costas, deve fletir a perna esquerda. Depois deve levantar o kettlebell com a mão esquerda, apoiando-se no braço direito enquanto se levanta e suportando o peso acima do seu ombro. Erga o quadril de maneira a formar uma linha e mantenha o braço de apoio alinhado com o seu ombro. De seguida, deve apoiar-se no joelho direito e levantar-se. Depois é só realizar o movimento inverso para voltar à posição inicial, mas deve manter sempre o braço (que carrega o peso) esticado. Depois de algumas repetições é só mudar de lado e repetir o movimento. Este exercício trabalha em simultâneo ombros, tronco e pernas. Deve ter em atenção que é essencial que consiga controlar o equipamento durante todo o movimento, por isso, numa fase inicial aconselha-se o uso de um kettlebell sem peso ou leve. 


4. Agachamento 
 

Um bom exercício para trabalhar coxas, glúteos e abdominais. Deve colocar as pernas um pouco mais afastadas que a largura dos ombros e manter tronco direito. Agarre o kettlebell com as duas mãos, enquanto mantém os cotovelos fletidos e eleva o kettlebell à altura do peito. Depois é só realizar o movimento típico de um agachamento.  

 

Veja também: