Os efeitos e benefícios da taurina

Os efeitos e benefícios da taurina

Conheça os 9 benefícios da taurina.

A taurina é um  aminoácido com propriedades desintoxicantes. Ideal para atletas que procurem uma ajuda extra para queimar calorias.

A taurina é um aminoácido produzido pelo corpo humano, a partir da a partir da metionina, cisteina e vitamina B6 que auxiliam o metabolismo das células.  Pouco conhecido este aminoácido é um dos mais abundantes presente no nosso organismo. É um ácido orgânico que intervém na produção de insulina no corpo e ajuda a excretar substâncias que não necessárias ao nosso organismo.  

Está presente em muitas bebidas energéticas mas também na carne, peixe, marisco, beterraba, feijão, nozes, no leite materno e em suplementos alimentares. Como tudo, se tomada em excesso pode fazer mal, sendo a dose recomendada diária de cerca de 3 a 6 gramas. 

Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Como tomar a taurina?


Como suplemento, a taurina pode ser tomada três vezes ao dia, em doses 500 mg para reduzir o catabolismo das proteínas e aproveitar todas as proteínas consumidas. Se usada em conjunto com a creatina, os resultados são ainda melhores!

Contraindicações da taurina


Até ao momento não foram encontradas contraindicações, ou pelo menos não há provas claras de eventuais complicações. No entanto, o uso exagerado não aumenta os seus benefícios mas o excesso de aminoácidos pode sobrecarregar o fígado e os rins. Assim, é recomendado que os suplementos de taurina sejam apenas tomados por atletas de resistência.

Grávidas, idosos, crianças e pessoas com distúrbios psicológicos não devem tomar taurina. Além disto, como qualquer medicamento natural ou químico, antes de começar a tomar qualquer suplemento, fale sempre com o seu médico.

9 Benefícios da taurina


1. A taurina é um antioxidante porque combate os radicais livres, impedindo-os de danificar as membranas celulares.
2. Ajuda no metabolismo da glicose pelo que é um grande aliado de quem pratica muito exercício físico que, por ingerirem muitas calorias, podem precisar de uma ajuda extra para as queimar.
3. Ajuda a diminuir pressão sanguínea e regula os valores de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
4. A taurina torna o coração mais forte ao proteger e reforçar as células do coração e as contrações cardíacas. 
5. Ajuda o corpo a usar a gordura como fonte de energia, por isso, é essencial para quem quer ganhar massa muscular.
6. Pelo seu efeito desintoxicante, a taurina ajuda também a reduzir o peso. 
7. Previne a perda muscular (anticatabólico).
8. Protege a visão e a audição. Pode prevenir e aliviar convulsões.


Veja também: