Os benefícios do mel

Os benefícios do mel

Inclua o mel nas suas refeições e energize os seus dias.

Trata gripes e constipações, alivia problemas digestivos, dá energia e adoça de forma mais natural as suas refeições…descubra 9 benefícios do mel e ideias de utilização. 

O mel é um alimento natural, vindo das abelhas. É um hidrato de carbono de absorção muito rápida e que pode ter um impacto positivo na nossa saúde, se consumido de forma moderada e equilibrada. 

Tem elevados níveis de monossacarídeos, frutose, glucose e açúcar. Este alimento é uma excelente opção – e mais saudável - para adoçar o café, as papas de aveia e outros pratos, em substituição do açúcar.  

Descubra alguns benefícios do mel para a sua saúde.




 

9 motivos para incluir mel no seu dia a dia 

Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

1.    Alivia refluxo gástrico

A sua consistência viscosa ajuda a aliviar a sensação de azia e refluxo gástrico, provocada por alguns alimentos mais indigestos.

 

2.    Elimina toxinas

Apesar de ser um açúcar natural, o mel ajuda a eliminar toxinas e favorece o processo digestivo. 

 

3.    Expectorante natual

Quem nunca bebeu um copo de leite ou uma chávena de chá com mel para aliviar as dores de garganta? Este alimento tem um forte efeito expectorante, ajudando assim neste processo. 

 

4.    Energia pura

É uma boa opção para acrescentar ao seu pequeno-almoço para um boost de energia logo pela manhã.

 

5.    Purifica o sistema digestivo 

Iniciar o dia com um copo de água com mel, misturado com limão e mel, ajuda a equilibrar o pH do organismo e a limpar o sistema digestivo. Desta forma reduz a sensação de inchaço e o refluxo gástrico e ainda diminui a probabilidade de desenvolver úlceras. 

 

6. Antioxidante

O mel é rico em antioxidantes que têm como função a redução de radicais livres em excesso que podem ser prejudiciais à saúde. Este alimento tem na sua composição polifenóis que minimizam os efeitos dos radicais livres. De acordo com um estudo, a combinação mel e canela, reforça o seu papel de alimento anticancerígeno. 

 

7. Coração mais saudável 

Por ser rico em antioxidantes e flavonoides, é um alimento bom para a saúde do seu coração. O mel ajuda também a reduzir a taxa do colesterol LDL (mau colesterol). 

 

8. Pele bonita

O mel é muito utilizado em máscaras de tratamento no campo da estética. No entanto, também a sua ingestão ajuda a ter uma pele mais bonita… a presença de flavonoides e carotenoides, ajudam a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento. 

 

9. Bem-estar e descanso

Este alimento estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.  Também é rico em triptofano, que ajuda a baixar o nível de stress do organismo e ajuda-o a descansar melhor. 



Misture mel nas suas refeições: no leite, nos iogurtes, nas papas de aveia, na granola… até mesmo para temperar saladas, é uma excelente opção. Absorva todas as propriedades deste alimento! 

Mas não se esqueça: o mel é um alimento rico em hidratos de carbono simples, devendo ser consumido com moderação.
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: