O top 3 de receitas de bolo de iogurte

O top 3 de receitas de bolo de iogurte

Delicie-se com três sugestões diferentes mas todas muito saborosas.

Seja para completar o pequeno-almoço, para servir como sobremesa ou para o lanche, o bolo de iogurte é sempre uma boa opção.  
 

Quem não gosta de bolo de iogurte? Simples, fácil de fazer e muito saboroso nunca desilude. Mas também pode surpreender, basta que dê um toque de “criatividade” à sua receita. Se ficou com vontade de pôr já “mãos à obra” experimente as nossas sugestões.

3 Receitas de bolo de iogurte
 

1. Bolo de iogurte “tradicional”
 



Deste top 3 não podemos excluir a receita original. Precisa de:
 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

1 Iogurte de aroma (a gosto)
4 Ovos
4 Medidas (rasas da embalagem de iogurte) de açúcar (se preferir bolos menos doces pode reduzir a quantidade de açúcar para três medidas)
4 Medidas (de iogurte) de farinha
1 Colher de sopa de fermento em pó
1 Medida (rasa de iogurte) de óleo de girassol
 
Comece por pré-aquecer o forno a 180º. De seguida unte uma forma de chaminé com manteiga e polvilhe com farinha. Depois passe à massa do bolo. Numa taça, junte o iogurte, os ovos, o açúcar, o óleo e a farinha peneirada com o fermento e bata bem até obter uma massa homogénea e formar bolhas. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 40 a 45 minutos. Quando estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Acompanhe com chá ou gelado.
 

2. Bolo de Iogurte Grego e Mirtilos




E que tal inovar um pouco? Parece-lhe bem? Então aqui fica uma sugestão.
 
6 Ovos
1 Iogurte grego
150 Gramas de mirtilos
3 Copos (de iogurte) de farinha
3 Copos (de iogurte) de açúcar
½ Copo (de iogurte) de óleo
2 Colheres de chá de fermento em pó
1 Colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar em pó q.b.
 
Pré-aqueça o forno a 175º, unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha e reserve. À parte, numa taça polvilhe os mirtilos com farinha, para criar uma capa protetora para que os mirtilos não se concentrem no fundo da forma durante a cozedura.

De seguida bata as gemas com dois copos de açúcar e bata bem até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente o iogurte, o óleo e o extrato de baunilha e bata novamente. Adicione a farinha e o fermento e envolva bem.

À parte bata as claras em castelo, adicione o copo de açúcar restante e bata bem até obter uma mistura brilhante. Por fim, envolva as claras na mistura anterior e adicione os mirtilos, cuidadosamente, para que os mirtilos se mantenham inteiros. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante, aproximadamente, 40 a 45 minutos. Vá verificando o estado de cozedura do bolo com um palito e quando estiver cozido retire do forno. Deixe o bolo arrefecer um pouco e desenforme. Para finalizar, polvilhe o bolo com açúcar em pó.
 

3. Bolo de iogurte com curd de morango e framboesa




Se tem uma festa de aniversário nos próximos tempos, por exemplo, aqui fica uma sugestão um pouco mais elaborada. Vai necessitar de:
 
Para o bolo:

6 Ovos 
2 Iogurtes de  morango
3 Chávenas (de leite) de farinha
3 Chávenas de açúcar
¾ de chávena de óleo
2 Colher de chá fermento
Morangos para o bolo
Morangos q.b. (para a cobertura)
 
Para o curd:

200 Gramas de morangos e framboesas
1 Ovo
75 Gramas de açúcar
70 Gramas de manteiga (sem sal)
5 Gramas de amido de milho
½ Folha de gelatina
 
Comece por untar uma forma redonda sem buraco, com manteiga, e forre o fundo com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Entretanto bata os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o óleo e bata mais um pouco. Depois, acrescente os iogurtes, a farinha e o fermento. De seguida, lave e parta os morangos aos pedaços, polvilhe-os com um pouco de farinha e acrescente-os ao preparado anterior, envolvendo com cuidado (para não esmagar os morangos). Leve a massa ao forno por 45 minutos, vá verificando o estado de cozedura do bolo e retire quando estiver pronto. Deixe arrefecer durante alguns minutos, desenforme e coloque o bolo a arrefecer sobre uma grelha de cozinha.

Enquanto o bolo arrefece prepare o curd. Coloque a folha de gelatina a demolhar em água fria e reserve. À parte, bata o ovo com o açúcar e o amido de milho até obter uma mistura homogénea. Acrescente os morangos, as framboesas e as natas e leve a lume (brando) mexendo sempre até levantar fervura, continuando a mexer até ficar mais espesso. Adicione a manteiga e mexa bem. Retire do lume. Escorra a folha de gelatina, adicione-a ao preparado e mexa até estar totalmente dissolvida. De seguida, triture a misture no liquidificador para que fique sem grainhas. Reserve para arrefecer.
 
E agora os últimos preparativos. Corte o bolo ao meio recheie com metade do curd, já frio. Sobreponha a outra metade do bolo e cubra com o restante curd. Lave e corte os restantes morangos em fatias e use-os para decorar o bolo.
 
Bom apetite! 

 

Veja também: