O sushi engorda: sim ou não?

O sushi engorda: sim ou não?

Saiba a resposta.

Sabe se o sushi engorda? Conheça alguns factos sobre o sushi e descubra quantas calorias pode ter cada “pecinha”
 

O sushi está na moda. E é fácil de perceber porquê. Muito saboroso e um regalo para os olhos, o sushi tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas a pergunta que se impõe é: afinal o sushi engorda ou não?

As opiniões aqui dividem-se. Há quem diga que não e defenda que se trata de uma refeição leve. Mas há também quem refira que o sushi pode engordar. Bem, a resposta mais correta aqui será depende. O sushi pode ou não engordar, tudo depende do tipo de sushi que ingerir e, mais importante, da quantidade que comer.

Esta pode até parecer uma explicação redutora, mas na verdade estas duas variantes são determinantes para concluir se o sushi engorda ou não. Ora vejamos.

Sushi engorda: se sim, quando e porquê?

Pois bem, por norma, a base do sushi é apenas arroz, peixe cru e vegetais. Até aqui tudo bem. Esta é a versão mais saudável e que menos engorda. Mas não se deixe enganar pela ideia de que a comida japonesa ou o sushi é uma cozinha leve, saudável e light.

A verdade é que ainda que o sushi possa ter menos calorias do que outras refeições, não significa que não engorde. Repare. Antes de mais, o sushi tem um índice glicémico elevado, graças ao arroz branco e ao açúcar adicionado na sua confeção.
 
Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

Mas não só. A “ocidentalização” do sushi fez com que o conceito sofresse algumas alterações relativamente ao sushi original, devido à adição de molhos, recheios, fritos ou quantidades de molho de soja exageradas (que é extremamente rica em sódio e que causa retenção de líquidos e aumento da pressão arterial) que, mesmo sem se dar conta, acabam por transformar aquelas pequenas peças de sushi em verdadeiras bombas calóricas.

Mas apesar destes “senãos” o sushi não engorda se for consumido com moderação. O problema é que muito poucos são os que se ficam por apenas três ou quatro peças. Facilmente, e sem dar por ela, ingere uma quantidade considerável de peças de sushi e isso sim engorda.

Mas descanse, pois se limitar o consumo de sushi apenas a seis ou oito unidades está livre de “perigo” e o sushi não vai afetar negativamente o seu peso.

As calorias a ter em conta

Pode não acreditar mas uma pequena peça de sushi pode ter entre 8 a 53 calorias, dependendo do tipo de sushi que ingerir. Não acredita?! Então confira nas imagens seguintes.



Imagem: menospeso.pt

Sushi: use, mas não abuse


Deve ter sempre em consideração que a quantidade de calorias de cada peça ou tipo de sushi pode variar de acordo com os ingredientes utilizados, bem como com a quantidade de açúcar usada no tempero do arroz. Se a isso juntar queijo-creme (do tipo Philadelphia) ou maionese, por exemplo, estará obviamente a aumentar o número de calorias.

Mas se é amante desta iguaria asiática, não desespere. Há boas notícias para si e para o seu peso. Se não quer engordar graças ao sushi só precisa de ter alguns cuidados para poder continuar a desfrutar deste prato. Pode começar por ter atenção às quantidades que ingere.

Se consumir sushi em quantidades comedidas, não terá problemas. Aliás, se não abusar das doses de arroz e de molho de soja e se evitar as versões fritas ou defumadas de sushi, pode ter neste prato um bom aliado para a sua saúde.

O salmão, atum ou peixe branco (por exemplo), muito usados no sushi, são boas fontes de ómega 3, que tem imensos benefícios para a sua saúde. Isto sem falar de outros minerais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas ou ácido fólico, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.


Veja também: