Quitosano C: um suplemento para absorção de gorduras

O quitosano C promete a perda de peso de forma fácil e sem esforço. Mas como funciona? Descubra tudo no nosso artigo.

Quitosano C: um suplemento para absorção de gorduras
Aprenda mais sobre o quitosano C e se o deve adicionar ao seu dia-a-dia.

São cada vez mais procurados suplementos alimentares que promovam a perda de peso, enquanto estimulam outros benefícios para a saúde.

Daí surgiu o quitosano C, um produto que associa os benefícios do quitosano aos da vitamina C, envolvendo-os numa sinergia que potencia mutuamente os seus efeitos.

Venha descobrir mais sobre o quitosano C e se este é o suplemento ideal para si.

O que é o quitosano?


O quitosano é um polissacarídeo produzido através da desacetilação da quitina, um elemento estrutural do exoesqueleto dos crustáceos (caranguejos, camarões, lagostas…) e insetos. Este é uma fibra especial que tem a capacidade de absorver entre 6 a 10 vezes o seu peso em gordura e óleos.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.

O quitosano pode contribuir para uma perda de peso significativa, devido à capacidade de se ligar às moléculas de gordura e convertê-las numa substância que o corpo humano não consegue absorver. Este efeito leva a que a gordura seja absorvida pela fibra antes de chegar ao estômago e antes de ser metabolizada. Assim, o quitosano converte a gordura num gel, aprisionando-a e tornando-a indisponível para ser utilizada no processo digestivo, sendo depois eliminada através das fezes.

O quitosano também imita o efeito das fibras dietéticas normais, no sentido em que se expande no estômago, atuando, assim, como um supressor do apetite, deixando-o saciado e prevenindo os desejos alimentares constantes.

Depois do quitosano promover a agregação da gordura, este segue para o intestino, onde encontra um ambiente com um pH básico, que transforma o gel de gordura numa substância sólida. Este processo recruta ainda mais moléculas de gordura que não tinham sido absorvidas anteriormente. Esta substância é então excretada pelo corpo, impedindo eficazmente que a gordura seja utilizada ou armazenada.

Porquê juntar a vitamina C ao quitosano?


vitamina C

Ao juntar o quitosano à vitamina C, formamos um composto chamado de quitosano c.

Estudos demonstraram que a vitamina C aumenta as propriedades do quitosano, em especial a sua absorção de gorduras.

Estes estudos determinaram que o ácido cítrico pode aumentar o efeito de supressão do apetite do quitosano e que, em alguns indivíduos, a adição de vitamina C conseguiu até duplicar o efeito do quitosano, produzindo efeitos de perda de peso visíveis e significativos.

Quais são os benefícios do quitosano c?


saciedade e quitosano C

  • Suplemento natural;
  • Bloqueia a absorção de gordura pelo organismo;
  • Elimina rapidamente a gordura do sistema digestivo;
  • Maior eficácia que suplementos apenas com quitosano;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Acelera o metabolismo;
  • Diminui o colesterol LDL (“colesterol mau”) e aumenta os de HDL (“colesterol bom”).

Efeitos secundários do quitosano C


Apesar de ser um produto natural, o quitosano c não deve ser utilizado por qualquer indivíduo que queira perder peso, sem se informar primeiro com um profissional de nutrição.

Um dos efeitos secundários que o quitosano c pode causar é o bloqueio na absorção de alguns nutrientes e minerais essenciais para o funcionamento correto do organismo, como acontece no caso das vitaminas lipossolúveis, ou seja, agregadas à gordura.

Adicionalmente, nem todas as gorduras fazem mal ao organismo. As monoinsaturadas, por exemplo, são muito benéficas, contudo também podem ser bloqueadas devido ao quitosano c.

Caso o quitosano c seja utilizado em excesso, pode levar a um desequilíbrio da flora intestinal, fazendo com que bactérias nocivas à sua saúde comecem a proliferar-se.

Contra-indicações do quitosano C


gravida e quitosano C

Em primeiro lugar, gestantes, lactantes e crianças não devem utilizar o quitosano c.

Adicionalmente, indivíduos que apresentam algum tipo de reação alérgica a marisco também devem evitar o consumo, mesmo que não reajam diretamente ao quitosano.

Como o quitosano c interfere no funcionamento de alguns fármacos, pessoas com patologias crónicas e que utilizem algum medicamento diariamente devem evitar o consumo deste suplemento sem o acompanhamento de um profissional de saúde.

Dose recomendada de quitosano C


dose quitosano

A maioria do quitosano c é vendida é forma de cápsulas, facilitando bastante o consumo e a absorção das substâncias.

Se consumir o quitosano c em cápsulas, ingira 2 cápsulas por dia, sendo 1 antes do almoço e 1 antes do jantar, sempre com 15 minutos de antecedência para que haja tempo para serem dissolvidas no estômago. Porém, se optar pelos comprimidos de rápida absorção, pode ingeri-las até 2 minutos antes da alimentação.

Se estiver a ser acompanhado por um profissional de saúde, pode aumentar a dose até 2 cápsulas antes de cada refeição.

Se o objetivo é perder peso, a cápsula deve ser consumida entre 10 e 20 minutos antes de qualquer refeição.

O ideal é que você consuma no máximo 3 gramas de quitosana por dia, seja para perder peso ou diminuir o LDL.

Se você sentir qualquer sintoma diferente, como algum tipo de reação alérgica, suspenda o uso e procure um médico. Nem sempre as substâncias fazem bem para todos, só porque são naturais. Não se esqueça de ingerir água junto com a cápsula para a formação do gel!

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Veja também:

Ler mais