O que petiscar enquanto vê tv que não o vai fazer engordar

Se não quer ver o ponteiro da balança a subir, descubra o que petiscar enquanto vê tv e que não o vai fazer engordar. Estas dicas vão ser uma grande ajuda na hora de se pesar.

O que petiscar enquanto vê tv que não o vai fazer engordar
Na maioria dos casos, o ato de petiscar enquanto vê televisão pode ser um grande inimigo da balança.

Se é daquelas pessoas que quando está a ver televisão não consegue resistir a ir petiscando alguns alimentos, então este artigo pode ser uma ajuda para si. Vamos mostrar-lhe o que petiscar enquanto vê tv que o não vai fazer engordar.

Petiscar e aumento de peso: Verdade ou mito?


 

amigos a petiscar e ver futebol e o que petiscar enquanto ve televisao e que nao engorde

De facto, vários estudos referem que o ato de petiscar ou de comer enquanto vê televisão está associado a um aumento de peso ou pelo menos maior dificuldade em perdê-lo.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Isto acontece porque quando petisca, tem mais dificuldade em percepcionar a quantidade de alimento que já ingeriu anteriormente e muito dificilmente se irá sentir saciado, levando à constante sensação de vontade de comer e a uma ingestão bastante superior. Como tal, acaba por comer muito mais do que se fizesse uma refeição estruturada com quantidades previamente definidas.

Além disso, como o ato de ver televisão é uma atividade sedentária, promove escolhas alimentares pouco saudáveis nomeadamente, alimentos ricos em sal, gordura saturada e açúcares simples, e pobres em fibra, vitaminas e minerais.

No entanto, se não consegue mesmo ultrapassar este hábito, tente minimizá-lo e opte por ter à disposição alimentos menos calóricos e com menor teor de gordura e / ou açúcar. Mas claro, mesmo de alimentos menos calóricos e mais saudáveis, tem de ter cuidado para não abusar!

De seguida, apresentamos-lhe então, o que petiscar enquanto vê televisão e que não engorde muito.

O que petiscar enquanto vê tv que não o vai fazer engordar


1. Tremoços

tremocos em cima da mesa

O tremoço é um dos alimentos mais utilizados para petiscar. E é uma boa opção pois, apresenta um valor energético relativamente baixo (cerca de 177 kcal / 100g), é saciante (devido ao teor de fibra e de proteína que possui) e tem diversos benefícios para a saúde, principalmente quando se reduz o teor de sal na sua preparação.

Além disso, é um snack pobre em gordura e açúcar e rico em vitaminas (sendo que têm um elevado teor em folato) e minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

2. Fruta desidratada

fruta desidratada variada

A fruta desidratada, principalmente se for feita em casa, pode ser uma ótima opção para petiscar enquanto está sentado no sofá.

Apesar de a desidratação concentrar o teor de frutose presente na fruta e provocar a perda de algumas vitaminas e minerais, não deixa de apresentar alguns dos benefícios da fruta para a saúde.

Se comprar a fruta já desidratada, opte por versões sem adição de açúcar e por frutas com menor valor energético (ex. maçã e pera).

3. Gomas de gelatina light

gomas de gelatina e fruta

Sem dúvida uma das melhores opções desta lista de o que petiscar enquanto vê televisão e que não engorde muito.

As gomas de gelatina light são, como o nome indica, elaboradas à base de gelatina sem açúcar, cujo valor energético é muito baixo (cerca de 10 kcal por porção).

Basicamente, basta fazer a gelatina da forma convencional e comprar umas formas com o formato desejado. Depois só tem que deixar a gelatina a solidificar nessas formas no frigorífico.

4. Amêndoas e amendoins sem sal

amendoas sem sal

Os frutos secos oleaginosos são dos alimentos mais completos que temos disponível: ricos em fibra, vitaminas, minerais, gorduras saudáveis como o ómega-3 e proteína vegetal, estão implicados na proteção de inúmeras doenças, em particular cardiovasculares e neuro-degenerativas.

No caso concreto das amêndoas e amendoins (aqueles mais associados ao ato de petiscar), opte pelas versões sem sal adicionado e pode utilizá-los não só como petisco mas também como snack para meio da manhã ou meio da tarde.

No entanto, não se esqueça de que estes alimentos têm um valor energético relativamente alto e, como tal, o seu consumo não deve ser exagerado. A porção diária ideal é um punhado (cerca de 30 gramas – 6 unidades).

5. Gelatina de Quark

gelatina de queijo quark de morango

A gelatina de Quark é uma receita muito simples de fazer que apenas utiliza gelatina sem açúcar e queijo quark.

Como tal, consegue fazer um “alimento” rico em proteína, com baixo valor energético, praticamente sem gordura nem açúcar.

Devido ao elevado teor proteico e à consistência que apresenta, este preparado é muito saciante, evitando a ingestão de outro tipo de alimentos com maior valor energético associado.

6. Mini tortilhas de milho

tortilhas de milho

São as “bolachas” da moda e fazem parte de praticamente todos os regimes de emagrecimento e planos alimentares hipocalóricos.

De facto, estas tortilhas apresentam um baixo valor energético e teores de gordura e açúcar praticamente nulos (ao contrario da maioria das bolachas!). Apesar de serem constituídas quase exclusivamente por hidratos de carbono, não deixam de ser um snack mais saudável que as restantes bolachas (cerca de 94 kcal por saqueta).

Tenha, no entanto, o cuidado de não lhes adicionar recheios ou coberturas (ex. chocolate).

7. Frutos vermelhos (mirtilos, framboesas e morangos)

frutos vermelhos variados

São adorados por muitos não só pelo sabor mas também pelas calorias (cerca de 50 kcal por porção). Os frutos vermelhos apresentam elevados teores de vitamina C, antioxidantes, potássio e fibra. O facto de serem livres de gordura, sódio e colesterol torna-os benéficos para todo o organismo.

Além disso, como vêm em unidades individuais e uma dose corresponde a cerca de 20 mirtilos / framboesas ou a 12 morangos, permite torna-los um petisco ótimo para quem quer um docinho enquanto vê televisão.

8. Cenoura baby e tomate cherry

tomate cherry em fundo branco

Para terminar esta lista de opções para o que petiscar enquanto vê televisão e que não engorde muito, não poderiam faltar as cenouras e tomates cherry.

Começando pelo tomate, 100g destes tomates de pequenas dimensões têm cerca de 18 calorias. São conhecidos por terem licopeno (uma substância que ajuda a combater doenças crónicas), ácido fólico, crómio, potássio, fibra e vitaminas A, C e B2. Um verdadeiro tesouro nutricional.

Relativamente às cenouras baby, estas sãoum ótimo petisco visto que são saborosas e possuem um elevado teor de betacaroteno e vitamina A, importantes para uma boa saúde ocular e da pele. Neste caso, cerca de 100g de cenouras baby têm cerca de 25 kcal.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.