O que nunca deve comer na praia?

O que nunca deve comer na praia?

Saiba quais os alimentos a evitar nos dias de praia.

Nada melhor que levar um lanche saudável consigo para evitar cometer erros. 
 

Verão é sinónimo de sol e praia. E também de muitos erros. Um dos principais é a alimentação que se faz na praia. Uma análise rápida às geleiras que acompanham os veraneantes nas praias e o mais certo é encontrarmos “lanches” extremamente calóricos e pouco (ou nada saudáveis), pelo menos na grande maioria dos casos. Mas está na hora de mudar isso! E hoje vai ficar a saber quais são os alimentos que nunca deve comer na praia e (melhor) ainda quais as opções mais saudáveis e nutritivas para si.

Os alimentos a evitar na praia




Seja nos alimentos que leva de casa ou nas escolhas que faz ao longo do dia, o mais certo é estar a cometer muitos erros na sua alimentação durante os dias de praia, que além de não serem nada saudáveis, ainda lhe podem valer uns “quilinhos a mais” no final do verão. Se não quer que isso aconteça, o melhor é riscar os seguintes alimentos dos seus dias de praia:
 
Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

1. Alimentos fritos, salgados ou doces


Aumentam a sede e, consequentemente, o risco de desidratação. Ah, aqui incluem-se também as deliciosas e muito tentadoras bolas de Berlim ou os refrescantes gelados, visto que são ricos em gorduras e açúcares.
 

2. Alimentos pré-cozinhados


Por norma estão “carregados” de molhos  e gordura que, com o calor, podem deteriorar-se e dar origem a uma intoxicação alimentar.
 

3. Lacticínios  


Tal como os alimentos pré-cozinhados, é um risco andar o dia todo com produtos lácteos atrás de si. Se não estiverem devidamente conservados num local fresco podem azedar.
 

4. Bebidas alcoólicas


Estando exposto ao calor deve garantir que se hidrata, mas as bebidas alcoólicas não o vão ajudar nessa missão, muito pelo contrário, vão contribuir para que desidrate mais rapidamente.
 

5. Refrigerantes


Ricos em açúcar estão longe de ser uma boa escolha.  
 

O que comer?




Simples, alimentos saudáveis. Exemplos não faltam:
 

1. Água


Não só é essencial, como presença obrigatória nos dias de praia. Com as temperaturas elevadas de verão o ser organismo vai perder mais água (através do suor e da respiração) e, como tal, vai necessitar de repor essas perdas. Por isso, tenha sempre por perto uma garrafa de água. Se quiser também pode juntar à água uns sumos naturais.  
 

2. Vegetais crus


Tomate-cherry, pepino ou cenoura cortada em palitos são boas opções para incluir na sua lancheira.
 

3. Fruta


Aproveite as típicas frutas da época, como melão, melancia, morangos, pêssego ou abacaxi, por exemplo. Mas as habituais maçãs, peras ou laranjas também são boas escolhas. A fruta é uma ótima fonte de vitaminas, fibra e água. Não só o alimentam, como o mantêm hidratado ao longo do dia.  
 

4. Snacks ligeiros


O ideal é que escolha opções leves e saciantes. Como sandes leves (com peito de peru, atum, delícias do mar, salmão fumado ou frango, alface, tomate ou cenoura) ou melhor ainda saladas (que podem ser guarnecidas com massa, arroz, legumes, fruta fresca, frutos secos, ou outros alimentos a gosto). Mas evite os molhos (como maionese, molho de iogurte, etc.). Para temperar opte por sumo de limão, azeite e vinagre e especiarias. Não se esqueça de os conservar devidamente dentro de uma lancheira para que não se estraguem com o calor.

Boa praia!

 

Veja também: