O que acontece ao nosso corpo quando comemos muito depressa

Stress e ansiedade são dois dos fatores que mais imfluenciam a sua alimentação. Se come muito depressa, fique a saber que pode ter problemas indesejados.

O que acontece ao nosso corpo quando comemos muito depressa
Saiba já a resposta.

Quando comemos muito depressa, podem ocorrer diversas alterações no organismo. Um dos fatores principais para justificar as vezes que comemos muito depressa prende-se com o stress , ansiedade e o ritmo acelerado do dia-a-dia: ou porque não tem tempo para parar para comer, ou porque não tem tempo para preparar as refeições e acaba por comer muito depressa.

Consequências de comer muito depressa


consequencias que surgem quando comemos muito depressa

A rapidez com que come prende-se, como foi referido, com fatores de estilo de vida e ambientais. Esta prática poderá ter diversas consequências:

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  • Obesidade e excesso de peso: quando come depressa, é muito mais fácil comer em maior quantidade já que a informação de que o estômago está cheio demora cerca de 20 minutos a chegar ao cérebro. Se come muito depressa e termina uma refeição antes deste período, é normal que não se aperceba que está saciado e acaba por comer em maior quantidade.
  • Diabetes tipo 2: alguns estudos sugerem que quando comemos muito depressa estamos a promover a insulino-resistência e consequentemente a potenciar o aparecimento de diabetes tipo 2.
  • Síndrome metabólico: também correlacionado com diabetes tipo 2, excesso de peso e obesidade.
  • Má digestão: dado que ao comer depressa não mastiga bem os alimentos, a digestão não é feita da mesma forma e o seu organismo tem de fazer um esforço redobrado para digerir os alimentos. A má digestão pode levar a diversos sintomas desagradáveis como azia, náuseas, diarreia, inchaço abdominal e flatulência.

 

Como resolver o problema?


resolver o problema de quando comemos muito depressa

O primeiro passo será tomar consciência de que come muito depressa: leve tempo, disfrute da refeição e coma sentado sempre que possível.

Algumas estratégias para comer devagar poderão passar por:

  • Utilizar um cronómetro: demore, pelo menos, 20 minutos a fazer uma refeição.
  • Beber água às refeições.
  • Evitar comer de pé.
  • Evitar comer em frente à televisão, computador ou telemóvel.
  • Mastigar bem os alimentos, levar o tempo necessário para sentir que o processo é feito até ao fim.
  • Comer várias vezes ao dia, fazer snacks entre as refeições: isto faz com que não se sinta esfomeado quando se sentar para almoçar ou jantar.
  • Procurar a causa para o facto de comer depressa e trabalhar a solução para a questão subjacente.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.