O HIIT que vai mudar a sua vida

O HIIT que vai mudar a sua vida

Descubra o treino que vai eliminar rapidamente esses “quilinhos a mais”.

Exercícios simples integram o HIIT, um treino intensivo e muito eficaz para alcançar a boa forma física. 
 

O HIIT ou High Intensity Interval Training (que significa, treino intervalado de alta intensidade em português) é a tendência do momento e promete revolucionar o seu treino. Como? Simples. Ao eliminar as longas (e tortuosas, para alguns) horas no ginásio, com ótimos e rápidos resultados. Interessado? Então saiba tudo sobre este treino que vai mudar a sua vida.

Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

O que é o HIIT?
 

Aqui está um treino perfeito para quem não tem muito tempo (ou paciência) para estar fechado num ginásio. Desenvolvido pelo American College of Sports Medicine, o HIIT - tal como o nome indica - é um treino intensivo e de curta duração. Os treinos têm a duração de 20 minutos, embora conceptualmente possam ter apenas cinco minutos de duração (no entanto, o tempo recomendado é de 20 minutos para obter melhores resultados). Falamos de treinos altamente eficazes e que prometem queimar calorias, enquanto tonificam os músculos. Os treinos são compostos por séries de exercícios, que podem durar alguns minutos ou apenas segundos, dependendo da intensidade dos mesmos. O segredo aqui passa pela velocidade com que realiza os exercícios.


Como funciona um treino de HIIT?
 

O HIIIT é um dos melhores exercícios para queimar gordura e é fácil e ver porquê. Este tipo de treino é composto por vários tipos de exercícios que permitem trabalhar todas as partes do corpo. E se pensa que falamos de exercícios complexos está enganado. Agachamentos, flexões, pranchas, corrida, abdominais, burpees, exercícios com kettlebell ou subir escadas são apenas alguns exemplos de exercícios que pode incluir no seu HIIT.

O princípio é simples. Um HIIT deve intercalar períodos curtos de alta intensidade, com períodos de recuperação (de baixa intensidade). Por norma, um HIIT inclui várias séries de exercícios com uma duração pré-estabelecida e durante a qual deve repetir o maior número de vezes que conseguir (lá está, a velocidade), sempre com breves períodos de descanso entre cada exercício.

Mas este não é o tipo de treino que deva realizar todos os dias. O HIIT deve ser praticado no máximo três vezes por semana, devendo ser intercalado com outras modalidades.


Benefícios do HIIT
 

Se precisa de razões para experimentar um HIIT aqui ficam algumas:
  1. Em apenas 20 minutos de treino pode queimar mais calorias do que numa hora de corrida, por exemplo.
  2. Pode treinar em qualquer lugar. Quem disse que para fazer um HIIT precisa de estar fechado num ginásio? Nada disso. Os exercícios são simples e possíveis de realizar em qualquer espaço, seja em casa ou ar livre e tudo sem gastar dinheiro.

  3. Faz bem ao coração. Sim, é mesmo verdade. O HIIT é um ótimo exercício cardiovascular.
  4. Queima gordura e desenvolve massa muscular.
  5. Acelera o metabolismo e permite continuar a queimar calorias mesmo depois do treino.
  6. E claro (nunca é demais reforçar): é rápido e eficaz.


Alguns exemplos…


Tentado a experimentar? Porque não?! Então não perca tempo. Pode encontrar vários exemplos de treinos em canais do YouTube como o FitnessBlender, The Body Coach TV  ou DualFIT. Além disso, pode tornar no seu smartphone no seu treinador pessoal, usando aplicações como:
  1. HIIT Interval Timer (disponível para iOS)
  2. HIIT interval training timer (para Android)
  3. 12 Minute Athlete (disponível para iOS e Android) De que está à espera?! Exercite-se! 
 

Veja também: