O abacate engorda?

O abacate engorda?

É uma fruta altamente calórica e rica em gordura. Mas será que engorda?

114 calorias por 100gr podem fazer pensar que o abacate engorda. Mas apenas se não se conhecerem os seus benefícios para a saúde e a forma como contribui para atingir o peso ideal.

A quantidade elevada de calorias devido à sua constituição de 80% de gordura, leva-nos a questionar se o abacate engorda.

A sua composição nutricional deixa-o muitas vezes na lista negra de quem quer emagrecer, sendo um dos alimentos a banir da alimentação. Mas será que essa decisão é correta?

Talvez não. O abacate, além de ter variados benefícios para a saúde, pode ajudar no processo de emagrecimento quando incluído numa alimentação equilibrada e variada.
 

O ABACATE AFINAL NÃO ENGORDA?


As calorias não são tudo e a gordura nem sempre é algo mau. O abacate é rico em gorduras essenciais ao bom funcionamento do organismo, contrariamente às gorduras adicionadas em produtos processados. No entanto, não deixa de ser um fruto muito calórico. Analisemos alguns pontos importantes:



REGULAÇÃO DO ORGANISMO 

Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
A gordura presente no abacate é monoinsaturada, ou seja, é uma gordura boa e importante para o corpo funcionar corretamente tanto a nível hormonal como a nível cardíaco.

Esta gordura ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol e a aumentar o bom colesterol, evitando o aparecimento de doenças cardíacas ou de AVC’s.
 


CONTROLAR O METABOLISMO

Uma dieta rica em gordura monoinsaturada pode induzir um aumento no gasto energético de repouso, ou seja, na taxa de metabolismo basal. O abacate, ao ser uma fonte desse mesmo tipo de gordura, pode ajudar a que as nossas células queimem mais calorias quando o corpo se encontra em repouso. 




VALOR ENERGÉTICO

Apesar de ter imensos benefícios, não é de esquecer o seu valor energético. Por 100 gramas, o abacate tem 114 kcal, sendo que 80% é gordura. Apesar de ser uma boa gordura, esta não deixa de ser o macronutriente mais calórico com 9 kcal/g.

Posto isto, é importante perceber que o abacate não engorda se for comido na devida porção (1/2 abacate). Mas não se esqueça: por dia, a dose diária recomendada de fruta é de no máximo 3 peças, não devendo exceder esta recomendação.




EFEITO SACIANTE

É o facto de ser naturalmente rico em gordura que o abacate confere uma sensação de saciedade mais prolongada. Isto significa que se incluir o abacate numa das refeições, a fome vai demorar mais tempo a regressar.
 

O abacate engorda? Não, o abacate só por si não engorda. A regra é apenas uma: o que engorda é ingerir mais calorias do que aquelas que gasta, por isso é só adaptar as calorias que ingere às necessidades e objetivos que tem. O abacate, esse, é um bom fruto que deve incluir conscientemente na sua alimentação.

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: