Nutrição para corredores: um guia indispensável

Pelo esforço envolvido, o running exige que os seus praticantes mantenham elevados os níveis de energia. Descubra aqui o nosso guia de nutrição para corredores.

Nutrição para corredores: um guia indispensável
Conjunto de equipamentos e suplementos essenciais a todos os runners.

A nutrição para corredores é uma das facetas essenciais para quem pratica este exigente e compensador exercício físico. Não admira, pois, que, em paralelo com o tipo de equipamento adequado, este seja um dos pontos mais pesquisados, não só pelos amadores, mas até por runners experientes. 

Sabendo que nem sempre é fácil identificar os melhores equipamentos e produtos diretamente relacionados com a nutrição para corredores, resolvemos fazer uma pesquisa e, com base num artigo internacional do site “The sweet home”, apresentar-lhe algumas sugestões comprovadamente eficazes. Esperamos que goste.

 

NUTRIÇÃO PARA CORREDORES - HIDRATAÇÃO


 
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
 

Garrafa de água / sistema de hidratação

Quando corre, é essencial que mantenha elevados os seus níveis de hidratação.

Ora, uma garrafa de água apropriada pode ajudá-lo a evitar a desidratação e a conseguir prolongar a sua corrida - a garrafa ideal poderá conter cerca de meio litro de água, o que assegura uma corrida de cerca de duas horas, se a temperatura estiver amena.

Melhor, só mesmo se conseguisse ainda transportar as chaves e o telemóvel numa só peça...


Recomendações
 
  • Nathan SpeedDraw Plus Insulated Flask - Sistema para transportar na mão: ideal para quem quer evitar uma peça que se movimente durante a corrida; a sua garrafa, além de poder conter meio litro de água, é ainda a mais fácil de agarrar e beber enquanto se corre; além disso, esta peça permite guardar chaves e um iPhone6; 
     
  • Nathan Peak Waist Pack - Sistema para levar à cintura: perfeito para quem não gosta de carregar coisas nas mãos enquanto corre; esta bolsa tem um sistema de distribuição de peso equilibrado, que evita que se desloque demasiado durante a corrida; além disso, permite ainda guardar as chaves, um iPhone6 e algum extra que seja necessário (ex.: um gel de energia).
 
 
 

Sistema de mistura de bebidas

Existem runners que gostam de levar consigo não só uma garrafa de água, mas também uma bebida energética, do tipo Gatorate. Neste caso, o ideal é um sistema específico que possibilite o transporte de ambos os elementos de forma adequada. 


Recomendação
 
  • Nathan Trail Mix – disponibiliza duas garrafas de cerca de 1/4 litro, uma para hidratação (água), outra para nutrição (bebida proteica, por exemplo); ambas são bastante fáceis de agarrar e utilizar durante a corrida. Este sistema facilita ainda o acesso a um gel de energia, por exemplo, e permite guardar chaves, ainda que não tenha espaço para um telemóvel maior que um iPhone5...


 

ALIMENTAÇÃO


 

Gel energético


Quando falamos sobre nutrição para corredores, temos de falar obrigatoriamente sobre o gel energético, ao qual muitos runners recorrem de forma regular.

Neste ponto convém apenas salientar o seguinte: se for correr por menos de uma hora, basta consumir água; no entanto, se pretender manter o exercício durante mais tempo, é recomendável que ingira uma quantidade extra de hidratos de carbono, eletrólitos e até água.

Esta energia adicional pode ser obtida de duas formas: bebidas energéticas ou água combinada com o mais variado tipo de barritas nutricionais ou gel. Após consulta com nutricionistas, runners e outros especialistas, a nossa recomendação vai mesmo para o gel, que se revelou mais prático, consistente e conveniente no que toca à prática frequente do exercício em causa.

Quando consumido com água, o gel facilita a absorção de uma combinação de eletrólitos (ex.: sódio e potássio) e hidratos de carbono (sob a forma de açúcares, como frutose, glucose, etc.), o que assegura um verdadeiro boost de energia.


Sugestão
 
  • Gel enérgico GU Original – assegura valor nutricional adequado; está disponível em 17 sabores; a nível de preço, é bastante acessível a todas as bolsas.
 
 
 

Refeições

Independentemente dos suplementos a que possa recorrer, uma alimentação cuidada e adequada à prática de exercício é sempre essencial. Assim, deixamos-lhe também algumas sugestões relativamente ao tipo de refeições que pode e deve fazer antes e depois praticar desporto.
 

 


Termina aqui a nossa breve, mas essencial, seleção de produtos relativos à nutrição para corredores. Esperamos que tenha ficado tentado a experimentar alguns deles, uma vez que estamos seguros de que irá ficar bastante satisfeito com os resultados. Resta-nos agora desejar-lhe muito boas corridas!
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também:

Ler mais