Os nomes para bebés mais populares em Portugal

Os nomes para bebés mais populares em Portugal

Já escolheu o nome para o seu bebé?

Escolher nomes para bebés não é tarefa fácil, afinal, aquela é o símbolo que o marcará para toda a vida. Pense bem antes de decidir.

Temos a ideia que, nos últimos anos, os nomes para bebés têm voltado ao passado mas, de acordo com os dados do Instituto dos Registos e Notariado, não é tanto assim.

Bom, Maria, o nome português por excelência, continua a ser preferido dos pais portugueses mas na lista dos dez nomes mais registados em Portugal não há Helena, Rosa, Joaquim, Manuel ou António, por exemplo. 


Os 10 nomes preferidos em Portugal de 2010 a 2015


 
2015 2014 2013 2012 2011
MENINA MENINO MENINA MENINO MENINA MENINO MENINA MENINO MENINA MENINO
Maria João Maria João Maria João Maria Rodrigo Maria Rodrigo
Leonor Martim Matilde Rodrigo Matilde Rodrigo Matilde Martim Leonor João
Matilde Rodrigo Leonor Francisco Leonor Martim Leonor João Matilde Martim
Beatriz Santiago Beatriz Martim Mariana Francisco Mariana Afonso Mariana Afonso
Carolina Francisco Mariana Santiago Carolina Santiago Beatriz Gonçalo Ana Tomás
Mariana Afonso Carolina Tomás Beatriz Tomás Ana Tomás Beatriz Gonçalo
Ana Tomás Ana Afonso Ana Guilherme Inês Tiago Inês Francisco
Inês Miguel Inês Duarte Inês Afonso Carolina Francisco Lara Tiago
Margarida Guilherme Sofia Miguel Lara Miguel Lara Miguel Carolina Diogo
Sofia Gabriel Margarida Guilherme Margarida Gonçalo Marigarida Diogo Margarida Guilherme
 

A escolha do nome


É muito comum que, assim que começam a pensar engravidar (ou antes!), os casais comecem a pensar nos nomes para os filhos e, não raras vezes, esse pode até ser um tema de polémica na família já que um quer homenagear a avó Felisberta, o outro quer homenagear o pai Balduíno.

O gesto é muito bonito, mas a criança é que vai ter que carregar esse nome por toda a vida e a infância e a adolescência podem não ser muito agradáveis. Lembre-se disto!

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

Mas voltando aos nomes para bebés mais populares, só em 2014, foram registadas 4809 Marias, quanto aos rapazes o nome João foi registado 1809 vezes.

Em segundo lugar, são 2062 Matildes e 1783 Rodrigos. A fechar o pódio, o nome Leonor surge 1859 vezes e os Franciscos são 1718. Julga-se que  a escolha deste último, que tem saltado muitos lugares no ranking, se deve ao exemplo do Papa Francisco.


Nos últimos quatro anos, no que diz respeito aos nomes para bebés meninas, há excepção de 2014, os nomes mais populares mantêm-se sempre os mesmos, com Maria a abrir e Margarida a fechar a lista dos dez nomes preferidos. Seguem-se Matilde, Leonor Beatriz, Mariana, Carolina, Ana, Inês, Lara e Sofia.

Quanto aos nomes para bebés meninos, a lista de preferências mantém-se mais ou menos a mesma, porém, conforme os anos, os nomes vão saltando de lugar no pódio e há algumas entradas novas. João e Rodrigo têm disputado os primeiros lugares, seguem-se Martim, Francisco, Santiago, Tomás, Afonso, Duarte, Miguel, Guilherme, Gonçalo, Tiago, Diogo

 
Receba aqui mais dicas para si e para o seu bebé !
 

Veja também: