Nariz entupido: saiba como pode ver-se livre deste problema

Se tem constantemente o nariz entupido, o mais provável é que esteja a sofrer de alguma alergia ou infeção. Para tratar este problema, é preciso tratar a sua causa.

Nariz entupido: saiba como pode ver-se livre deste problema
O nariz entupido é uma manifestação de alguma patologia.

A congestão nasal, comummente conhecida como nariz entupido, é um sintoma bastante comum de vários problemas que podem afetar o sistema respiratório superior. Por si só, o nariz entupido não é uma doença, mas sim uma manifestação ou sintoma de alguma patologia.

Congestão nasal


congestao nasal

Quando a cavidade nasal se encontra total ou parcialmente obstruída à passagem do ar, ocorre a sensação de nariz entupido.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Frequentemente, a congestão nasal surge acompanhada de coriza. No entanto, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, a sensação de nariz entupido não é provocada pelo excesso de muco. A passagem do ar na cavidade nasal é dificultada devido a um edema das mucosas. Este problema é provocado por inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos nessa zona.

O nariz entupido funciona como um mecanismo de defesa das vias aéreas. A congestão do nariz diminui a passagem do ar pelo nariz e consequentemente a passagem de elementos nocívos para o organismo.

O ingurgitamento dos vasos sanguíneos nessa zona fazem com que haja um aumento do aporte de sangue e assim, de anticorpos e células imunológicas que ajudam no combate aos elementos invasores das vias aéreas.

A produção de muco sofre um aumento, e também funciona como arma de defesa, e serve para manter a cavidade nasal limpa e húmida.

Causas do nariz entupido


causas de nariz entupido

As causas mais comuns da sensação de nariz entupido são derivadas de alergias e infeções. As viroses respiratórias, como as gripes ou constipações e a rinite alérgica são as causas mais frequentes deste problema.

Existem vários estímulos que podem provocar nariz entupido:

  • Sinusite;
  • Presença de ácaros;
  • Poluentes atmosféricos;
  • Alergia;
  • Cheiros fortes;
  • Tempo seco;
  • Alimentos picantes;
  • Desvio de septo;
  • Abuso de descongestionantes nasais;
  • Adenóides grandes;
  • Pólipos nasais;
  • Stress.

 

Tratamento do nariz entupido


Em primeiro lugar é preciso perceber o que é que está a provocar a sensação de nariz entupido. O ideal é atacar a causa diretamente. Nos casos em que não seja possível tratar a causa, o tratamento sintomático é o melhor a fazer.

Por exemplo, se a congestão nasal é provocada por um agente externo como fumo de cigarro, cheiros fortes, alergia aos ácaros, alimentos picantes, entre outros, a primeira medida a tomar é evitar esses estímulos. Se tratar o nariz entupido se o agente que o está a provocar continua a actuar sobre a mucosa nasal, o máximo que conseguirá é um alívio temporário do problema.

Se a causa for uma virose respiratória, não é possível combater a infeção. Nestes casos, o tratamento passa pelo alívio dos sintomas até que o vírus seja espontaneamente controlado pelo nosso sistema imunitário.

Tratamento caseiro

tratamento caseiro do nariz entupido

Muitas vezes, não é necessária a administração de medicamentos para aliviar o nariz entupido. Existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a aliviar este problema.

A cavidade nasal deve ser lavada diariamente com soro fisiológico ou spray nasal de água do mar próprio para o efeito.

O ar não deve ficar seco, pelo que é recomendado o uso de humidificadores do ar ou nebulizadores para manter a humidade do mesmo. Para quem não tem nebulizador, tem a opção de fazer banhos quentes e demorados, para ajudar a fluidificar e eliminar as secreções.

Deve ainda evitar permanecer em locais com aquecimento ou ar condicionado. Estes equipamentos secam muito o ar e as mucosas, provocando irritação das mesmas e agravamento dos sintomas.

Tratamento medicamentoso

tratamento medicamentoso e nariz entupido

Se os sintomas são muito fortes e atrapalham o dia-a-dia do indivíduo, podem ser usados medicamentos para aliviar este problema. Os anti-histamínicos são de grande ajuda pois, além de aliviarem sintomas de virose, provocam sonolência, ajudando o indivíduo a dormir melhor.

Em alguns casos podem ser utilizados descongestionantes nasais. Este tipo de medicamentos não deve ser utilizado por conta própria nem mais de 3 dias consecutivos. Os descongestionantes nasais podem provocar dependência fazendo com que, quando cessa a sua administração, os sintomas voltem a aparecer.

Se o individuo sofre de rinite ou sinusite frequentemente, o uso de sprays nasais com corticóides pode ajudar a prevenir episódios no futuro.

Tratar o nariz entupido nos bebés


tratamento do naruz entupido nos bebes

Os bebés não sabem respirar peça boca. Por este motivo, ter o nariz entupido é muito mais incómodo para eles do que para os adultos. Para além disto, as fossas nasais do bebé são muito estreitas, o que faz com que fiquem facilmente obstruídas.

Para aliviar este problema em bebés, pode ser realizada lavagem nasal com soro fisiológico ou spray de água do mar esterilizada própria para o efeito.

Evite expor o bebé a ambientes secos e experimente utilizar nebulizadores apenas com com soro fisiológico para humidificar o ar. Se usar humidificadores de ambiente, tenha cuidado para que o quarto do bebé não fique demasiado húmido.

Atualmente, existem várias opções de aspiradores nasais pediátricos que ajudam a retirar o excesso de muco. No entanto, nem sempre é fácil utilizar estes dispositivos, dado que muitas vezes, os bebés não deixam introduzir o aspirador nas suas narinas. Hidrate bem o bebé, dando-lhe de mamar mais vezes ou oferecendo água, se for o caso. O movimento de sucção ajuda a mobilizar o muco nas vias aéreas superiores.

Quando for dormir, eleve um pouco a cabeceira da cama do bebé. Se ele ficar totalmente deitado na horizontal, pode ter dificuldade para dormir.

Em crianças pequenas, não está indicada a utilização de medicamentos para desentupir o nariz.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais