Os mitos de saúde mais hilariantes que deve esquecer para sempre!

Os mitos de saúde mais hilariantes que deve esquecer para sempre!

Quando se trata da saúde, não vá em histórias!

Alguns mitos de saúde têm piada mas, se não tiver cuidado, podem ser mais prejudiciais do que cómicos.

Os mitos urbanos e lendas não são novidade. Muitos destes mitos têm origens muito ancestrais, alguns por falta de conhecimento, outros por erros ou mesmo por simples brincadeiras. O campo da saúde é também muito fértil em histórias, até porque, quem nunca experimentou as mézinhas da avó ou as receitas milagrosas de um amigo? Nesta lista figura apenas uma muito pequena amostra dos mitos da saúde que circulam pelo mundo.

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

7 mitos de saúde que deve ignorar

 

1. Regra dos 5 segundos

Infelizmente, a regra deveria ser alterada para zero segundos, porque se um alimento cair numa superfície com bactérias automaticamente estas passam para alimento. Por muita frustração que possa significar, o mais indicado é deitar fora os alimentos que caem no chão. 
 

2. Estalar os dedos provoca artrite

Não existe nenhum estudo que permita correlacionar problemas de artrite com o hábito de puxar os dedos das mãos até ouvir o estalar das articulações. Mas este hábito não é saudável pois parecem existir indícios que o estalar os dedos é responsável por inchaço nas mãos e apertos de mão mais fracos. 
 

3. Apenas usa 10% do seu cérebro

Se acredita neste mito não está de facto a utilizar todo o seu cérebro. Estudos realizados em pacientes com danos cerebrais provam que o ser humano utiliza 100% do seu cérebro. 

Também vai querer saber: Testes de intolerância alimentar: são fiáveis ou apenas um negócio?
 


4. Arrancar um cabelo branco faz crescer dois 

O envelhecimento, infelizmente, é algo que ainda não podemos travar. Se arrancar os primeiros cabelos brancos é certo que estes demorarão algum tempo até voltarem a nascer. Mas isso não vai impedir que os outros cabelos brancos apareçam ao ritmo que estava previsto, independentemente de ter arrancado, ou não, cabelos vizinhos. 
 

5. As pastilhas elásticas demoram anos para saírem do aparelho digestivo 

Descansem os viciados em pastilhas elásticas. É verdade que o organismo não consegue processar a pastilha elástica, mas esta será expulsa numa próxima ida à casa de banho.  
 

6. Gatos podem provocar asfixia de bebés 

Os gatos foram historicamente associados a maus espíritos e feitiçarias e provavelmente este mito provém desses tempos passados. Anatomicamente, é quase impossível que um gato possa asfixiar um bebé. Em todo o caso, será sempre aconselhável vigiar as crianças e os gatos, para segurança de ambos.
 

7. Espaços exteriores contribuem para contrair a gripe

As gripes são causadas por vírus ou bactérias e são mais frequentes no inverno, por entre outras razões, porque os espaços interiores estão mais fechados e sem renovação de ar facilitando o contágio. Assim, o risco de contrair uma gripe acaba por ser maior dentro de espaços fechados, em especial, com grandes concentrações de pessoas quando comparado com os espaços exteriores.

 

Veja também: