Menstruação adiantada é normal ou preocupante?

A menstruação adiantada é aquela que começa menos de 21 dias depois da última menstruação. Existem diversas razões - fisiológicas e psicológicas - que adiantam a menstruação. O adiantamento ocasional é algo de pequena gravidade. No entanto, caso a situação se torne recorrente é importante consultar o seu ginecologista.

Menstruação adiantada é normal ou preocupante?
Conheça as causas possíveis para a menstruação adiantada.

Embora a menstruação adiantada possa indicar problemas mais sérios, a menstruação irregular tem, na sua maioria, causas normais do quotidiano e reversíveis.

O ciclo menstrual depende do chamado Eixo-Hipótalamo-Hipófise, que envolve hormonas, o cérebro e órgãos do sistema reprodutor. Este sistema tem um funcionamento bastante delicado e facilmente influenciável por mudanças de rotinas, por exemplo, causando uma menstruação antecipada.

CAUSAS DE MENSTRUAÇÃO ADIANTADA


menstruacao adiantada e pilula

O desequilíbrio hormonal é a principal causa para a menstruação adiantada. Este desequilíbrio pode ser causado por:

  • Tomar (ou esquecimento de tomas) pílulas anticoncecionais ou contraceção de emergência;
  • Ansiedade e stress;
  • Perda ou aumento de peso abruptos;
  • Não dormir o suficiente;
  • Puberdade ou menopausa (momentos com maiores flutuações hormonais).

MUDANÇAS DE PESO

Frequentemente, a menstruação é adiantada quando a mulher está a levar a cabo uma dieta restrita ou exercícios físicos de alta intensidade.

É possível, porém, que os mesmos fatores levem a uma interrupção momentânea da menstruação, que não deve superar um mês. Caso isso ocorra, procure um médico.

ANSIEDADE E STRESS

O stress é um dos fatores que habitualmente provoca o adiantamento da menstruação. Neste caso, a menstruação adiantada deve-se a um desequilíbrio hormonal provocado pelo estado emocional da mulher. É normal que ocorra em noivas pouco antes do casamento ou estudantes em vésperas de exame, por exemplo.

ENDOMETRIOSE

Mulheres com endometriose podem apresentar sangramentos intensos, em quantidades usualmente superiores e que duram mais do que 7 dias e com um aspeto que se assemelha a borra de café.

Nestes casos, o adiantamento costuma vir acompanhado de dores mais agudas que o habitual. Se estes sintomas estiverem presentes ao mesmo tempo, um médico deve ser consultado.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia ou a clamídia também são causas para a menstruação adiantada. Assim, é importante realizar análises ginecológicas periódicas para identificar possíveis problemas e investigar as causas dos adiantamentos na menstruação.

MENSTRUAÇÃO ADIANTADA OU SPOTTING?


dores menstruacao

O chamado spotting corresponde a qualquer sangramento fora do período menstrual normal.

É comum o aparecimento de manchas que se assemelham ao período menstrual e que são facilmente confundidas com este. Essas manchas não devem ser consideradas como menstruação adiantada, mas sim como pequenas perdas de sangue. As causas são as mais variadas, sendo a mais comum (novamente) os desequilíbrios hormonais.

No entanto, é importante destacar que caso as manchas apareçam entre 3 a 5 dias após relações sexuais desprotegidas, pode ser sinal de que um óvulo fertilizado foi implantado no útero, correspondendo ao chamado “sangramento de implantação”. Se for este o caso, seria importante consultar um médico.

Assim, no geral, estes sangramentos são considerados normais, mas também podem indicar situações como esquecimento da toma da pílula em algum dia, quantidade hormonal do anticoncecional baixa ou até mesmo miomas ou pólipos. Por isso é sempre bom investigar. Caso volte a acontecer nos meses seguintes, fique alerta.

O QUE FAZER NO CASO DE MENSTRUAÇÃO ADIANTADA?


mulher alegre

A menstruação é quase como um boletim de saúde, por isso, se costuma ter um ciclo menstrual regular que de repente se desregula, pode ser sinal de que precisa de abrandar o ritmo no dia-a-dia e cuidar melhor de si mesmo:

  • Comer de forma saudável e equilibrada. Evitar mudanças bruscas de peso que vão provocar também mudanças a nível hormonal;
  • Dormir bem e reservar algum tempo todos os dias para relaxar;
  • Evitar situações de stress excessivo que afetem o equilíbrio emocional e também hormonal.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.