Como fazer massa folhada: receita tradicional e alternativa

As receitas com massa folhada caseira ficam ainda mais saborosas do que com a massa que compra no supermercado. Saiba como fazer a versão tradicional e outra mais rápida.

Como fazer massa folhada: receita tradicional e alternativa
Uma massa para ser utilizada em diversos pratos doces e salgados.

Há diferentes relatos históricos que falam sobre a criação da massa folhada. Há quem diga que foram os gregos, outros contam que foram os franceses e há registos que apontam para uma receita chinesa. O facto é que esta massa é muito antiga e popular em grande parte do mundo.

A principal característica da massa folhada é a mistura de uma grande quantidade de manteiga à massa, que leva poucos ingredientes e muitas dobras. O modo de preparação tradicional exige tempo e paciência, mas há uma versão mais rápida de preparar.

Selecionamos duas receitas para que escolha a que mais gostar.

2 formas de fazer massa folhada caseira


1. Massa folhada tradicional

Massa folhada tradicional

A primeira receita é a forma mais tradicional de se fazer a massa folhada, na qual deixa a massa descansar no frigorífico, em cada etapa de dobras feitas.

– Ingredientes –

  • 400 ml de água
  • 500 g de farinha de trigo
  • 300 g de margarina para folhar ou manteiga
  • ½ colher de sopa de sal

– Modo de preparação –

  1. Numa superfície lisa e limpa, coloque a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no centro e coloque 60g de manteiga, o sal e a água.
  2. Misture tudo muito bem, aos poucos, até que a massa fique lisa e não agarre nas mãos.
  3. Faça uma bola com a massa, um corte em cruz, coloque num recipiente, tape e leve ao frigorífico durante 15 minutos.
  4. Depois desse tempo, coloque uma camada fina de farinha de trigo numa superfície e abra a massa com a ajuda de um rolo para formar um quadrado com as pontas salientes, para que sejam mais facilmente dobradas depois.
  5. No centro da massa, coloque a manteiga cortada em fatias finas e leve as pontas da massa ao centro para fechar.
  6. Estique com um rolo para que a manteiga se espalhe, mas com cuidado para não abrir a massa. Estique, sem deixar que a manteiga saia do interior, até que fique com espessura de 10 milímetros e forme um retângulo grande.
  7. Dobre a massa em três partes, levando cada uma das pontas ao meio, uma sobre a outra. Volte a esticá-la com o rolo, sempre com a farinha para que não agarre na bancada, mas sem deixar que fique excesso de farinha sobre a massa.
  8. Repita o processo de esticar, dobre em três partes e leve a massa ao frigorífico durante 1 hora, com película aderente à volta.
  9. Depois, repita o processo de dobrar e esticar mais duas vezes e leve outra vez ao frigorífico por mais 1 hora.
  10. Faça o mesmo processo pela terceira vez e, no final, enrole a massa como uma torta em película aderente e está pronta para utilizar.

2. Massa folhada com técnica rápida

Massa folhada com tecnica rapida

Para que não precise de esperar muitas horas até que a massa folhada fique pronta, há outra maneira de preparar em que o tempo total é de apenas uma hora.

– Ingredientes –

  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 175 g de manteiga congelada
  • 2 g de sal
  • 275 g de farinha de trigo
  • 150 g de água
  • Sumo de ½ limão

– Modo de preparação –

  1. Comece por peneirar a farinha de trigo numa taça. Adicione o sal, os 25g de manteiga à temperatura ambiente e misture com as pontas dos dedos até que forme uma farofa húmida.
  2. Faça um buraco no centro da mistura, misture o sumo de limão com a água e coloque no buraco. Misture com as mãos até que forma uma massa lisa, que não agarre.
  3. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada até que fique uniforme. Faça uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
  4. Passado o tempo, coloque mais um pouco de farinha numa superfície e abra a massa com um rolo até formar um retângulo. Remova o excesso de farinha de cima da massa.
  5. Neste momento, pegue a manteiga congelada e rale metade na hora sobre 2/3 da massa. Dobre a massa até a metade e outra vez na metade, como um envelope.
  6. Estique a massa outra vez, no sentido das aberturas, até formar outro retângulo comprido. Rale por cima da massa aberta a outra metade da manteiga congelada, em 2/3 da massa. Dobre da mesma maneira, em três partes.
  7. Abra a massa num retângulo outra vez e faça a dobra, mas agora sem colocar manteiga. Enrole a massa numa película aderente, deixe mais 30 minutos no frigorífico e está pronta para utilizar nas receitas.
  8. Depois de pronta, é só usar a criatividade e fazer receitas deliciosas com a massa folhada, tal como croissant, palmier, pastel de nata, cornucópias, strudel doce e salgado e tantas mais.

> As receitas sugeridas ao longo do artigo foram adaptadas dos canais La Dolce Rita e Drica na Cozinha, respetivamente.

Veja também: