Máscara para o cabelo: o segredo para um cabelo perfeito

Máscara para o cabelo: o segredo para um cabelo perfeito

Qual a máscara que deve escolher? Ou como usar? Saiba as respostas a estas perguntas.

Uma boa máscara para o cabelo pode garantir-lhe um cabelo sedoso, brilhante e hidratado. Mas há que escolher de acordo com o tipo de cabelo. 
 

Champô, amaciador ou condicionador e máscara para o cabelo são alguns dos produtos a que se recorre numa tentativa de garantir uma boa hidratação capilar.

Um cabelo brilhante e saudável é o objetivo de qualquer pessoa (que o digam as senhoras!) e sempre agradável de se ver. Mas para mal dos seus pecados, os cabelos estão sujeitos a inúmeras agressões diárias.

O secador depois do banho, as escovagens (por vezes excessivas ou violentas), a coloração, elásticos e molas para prender, a exposição ao sol, vento e poluição… enfim, no final do dia o seu cabelo foi alvo de “ataques” sucessivos que prejudicam a saúde e beleza das suas melenas.

A solução mais óbvia para fazer face a essas agressões está nos cuidados capilares.  É sobre isso que lhe vamos falar, mais precisamente de que forma uma boa máscara para o cabelo o pode ajudar nesta tarefa.


Máscara para o cabelo: qual a sua função e como aplicar?


A saúde capilar é o resultado de uma correta hidratação do cabelo. Para isso existem no mercado uma infinidade de produtos que têm como objetivo assegurar essa tão desejada hidratação.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Atualmente, além dos champôs, amaciadores/ condicionadores, existem outros que visam potenciar a hidratação capilar e conseguir uns cabelos saudáveis e hidratados.

Nesta vasta panóplia de produtos estão também as máscaras para o cabelo que, no fundo, são – aquilo que se pode chamar de – “super condicionadores”. Isto é, contêm agentes hidratantes que oferecem uma hidratação intensa e que tornam o cabelo mais forte, saudável e brilhante.

Tal como nos champôs, existem máscaras adequadas a todos os tipos de cabelo. Estas requerem tempos de aplicação curtos. E é o tipo de cabelo que vai definir o número de aplicações e o tempo de atuação da máscara capilar (tempo esse que por norma está indicado nas embalagens).

Mas, por exemplo, nos cabelos normais, a máscara para o cabelo deve ser usada, pelo menos, uma vez por semana, deixando atuar cerca de dois a três minutos.

Já em cabelos mais secos, que requerem uma hidratação extra, deve ser aplicada duas a três vezes por semana, durante cerca de cinco minutos, e nos cabelos com tendência a oleosos deve ser aplicada uma vez por semana, durante um a dois minutos (neste caso evitando a zona da raiz).



Máscara para o cabelo caseira


Ainda que no mercado tenha diversas marcas ao seu dispor e máscaras para todos os tipos de cabelo.

No entanto, esses produtos nem sempre são baratos. No entanto, não precisa de gastar tios de dinheiro em máscaras capilares. Há outra alternativa: as máscaras caseiras.

Opções mais baratas, acessíveis a todas as carteiras, e 100% naturais, muitas vezes são produzidas a partir de ingredientes que tem na sua despensa. O único senão é mesmo o tempo de atuação que é superior ao das máscaras adquiridas no mercado.



Receitas de máscara para o cabelo caseira


mascara capilar caseira
 

1. Máscara de (óleo de) coco

Esta máscara é ideal para cabelos a necessitarem de hidratação (embora também possa ser aplicada em cabelos normais). Além de ser uma máscara leve, ainda tem uma fragância muito agradável (pelo menos para quem gosta de coco). Eis o que precisa:
 
  • 2 Medidas de óleo de coco
  • 1 Medida de azeite 

Só precisa de misturar os dois ingredientes e aplicada no cabelo, com particular enfoque nas pontas. Enrole o cabelo e deixe atuar durante 20 minutos. Depois é só lavar o cabelo normalmente.

 


2. Máscara capilar de abacate e mel

Uma boa opção para cabelos secos. Precisa de:

  • ​½ abacate
  • 2 c. de sopa de mel


Bata os dois ingredientes no liquidificador. Depois aplique a mistura nos cabelos húmidos. Enrole o cabelo numa toalha (ou touca) e deixe atuar durante 20 minutos. Ao fim desse tempo lave o cabelo.

 


3. Máscara caseira para cabelos normais

Melhor descrição impossível. É isso mesmo que esta máscara é. Precisa de:

  • 1 copo de iogurte natura
  • ½ manga rosa grande
  • 1 c. de café de óleo de girassol


Misture todos os ingredientes. Aplique no cabelo, deixe aturar durante 15 a 20 minutos e lave.


Cabelo hidratado? Sim, por favor!


Manter o cabelo saudável está ao alcance de todos. Só requer alguns cuidados simples, sendo um deles a máscara para o cabelo, que sejam adquiridas no mercado ou preparadas em casa, lhe podem proporcionar um cabelo brilhante e hidratado. 

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

Veja também: