Porque deve comer queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir?

Ingerir queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir é a combinação ideal para quem pretende otimizar a sua composição corporal.

Porque deve comer queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir?
Os alimentos que come antes de dormir podem influenciar, de forma significativa, a sua composição corporal.

Quando o assunto é a perda de massa gorda e/ou aumento de massa muscular, a alimentação desempenha um papel fundamental, tanto durante o dia, como também à noite, quando o corpo se prepara para descansar.

Neste sentido, a ceia é, por norma, uma refeição “crítica”, pois existem sempre dúvidas sobre o que se deve e não se deve comer antes de ir para a cama. Para o ajudar nesta questão, vamos explicar-lhe porque é que queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir é uma boa opção.

Queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir, porquê?


Como mencionado anteriormente, a ceia é uma refeição que requer mais cuidado, pois se não incluir os alimentos corretos pode contribuir para o aumento de peso ou da massa gorda, dificultar o ganho de massa muscular e o descanso.

Nesse sentido, alimentos ricos em açúcar e gordura saturada, cafeína e álcool são alimentos a excluir nesta refeição, visto que promovem o aumento de peso e massa gorda e dificultam o descanso e o sono.

Contrariamente, a ingestão de queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir é uma combinação que beneficia tanto a composição corporal como o sono, além de ser um snack saboroso e nutritivo. Vejamos porquê.

1. Melhoria do sono

manteiga de amendoim antes de dormir e sono descansado

Relativamente ao descanso, é bem conhecida a importância de uma boa noite de sono para a saúde em geral, incluindo para a manutenção de um peso saudável, visto que o sono influencia, de forma significativa, o apetite e o metabolismo e, consequentemente, a gestão do peso.

Neste contexto, importa referir o triptofano. O triptofano é um aminoácido que ajuda a promover o sono, visto que é um precursor de hormonas indutoras de sono, nomeadamente a serotonina e a melatonina.

O triptofano está presente na maior parte dos alimentos ricos em proteína e em quantidades mais significativas em alimentos como lacticínios, aveia, frango, ovo e amendoim, daí que a ingestão de queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir possa facilitar uma noite de sono mais tranquila e indiretamente, ajudar a controlar o apetite e acelerar o metabolismo.

2. Diminuição do catabolismo muscular

casal com musculo a crescer

Também para a promoção do ganho de massa muscular, a ingestão de queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir é uma boa opção.

Ora, durante a noite, como passamos muitas horas sem nos alimentar, ocorre um processo natural de catabolismo (destruição) muscular, no sentido de obter a energia e nutrientes necessários para assegurar as funções vitais durante este longo período de jejum.

Neste sentido, a ingestão de proteína antes de dormir ajuda a minimizar este processo de catabolismo e promove a manutenção da massa muscular e otimização dos resultados do treino.

Como o período de jejum é longo, a melhor opção é uma proteína de absorção lenta, nomeadamente a caseína, visto que fornece aminoácidos ao músculo de forma constante e gradual ao longo da noite (durante 7 horas) e aguenta o ph ácido do estomago, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

A caseína representa 80% das proteínas do leite, podendo ser encontrada também no queijo fresco.

Por outro lado, a manteiga de amendoim também é uma fonte proteica interessante e fornece gorduras insaturadas, com efeitos benéficos para o organismo. Além disso, a sua gordura permite atrasar a digestão e esvaziamento gástrico, auxiliando a lentificar o processo de absorção da proteína a nível muscular.

Neste sentido, a combinação de queijo fresco com manteiga de amendoim é uma boa aliada nos processos de manutenção de massa muscular, ajudando também a nível da recuperação (visto que a proteína é o principal nutriente envolvido no processo de recuperação muscular).

3. Perda de massa gorda

reducao das medidas

Também para a perda de massa gorda, a combinação de queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir dá uma ajuda.

De facto, a proteína é um nutriente que além de promover o aumento da massa muscular, ajuda a acelerar o metabolismo e a promover um maior gasto energético (associado ao seu maior efeito térmico comparativamente aos outros macronutrientes).

Além disso, tanto a proteína como a gordura presente na manteiga de amendoim ajudam a regular os níveis de saciedade.Desta forma, a ingestão do queijo fresco e da manteiga de amendoim ajuda a promover uma maior oxidação de gordura e a regular os níveis de apetite, prevenindo ataques de fome durante a noite e ao pequeno-almoço.

Aspetos a considerar antes de começar a comer queijo fresco com manteiga de amendoim antes de dormir


queijo fresco

Para que este snack seja desfrutado da melhor forma possível, as seguintes dicas vão ajudá-lo na hora da escolha do queijo e manteiga de amendoim:

  • Tenha o cuidado de escolher um queijo fresco com baixo ou nulo teor de gordura e uma manteiga de amendoim sem adição de açúcar nem gorduras hidrogenadas (ex. prozis), porque senão estará promover os efeitos contrários aos que deseja.
  • As quantidades a ingerir são variáveis de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades nutricionais e com o objetivo.
  • A antecedência com que deve fazer esta refeição depende a sua sensibilidade gastrointestinal. Deverá começar por dar pelo menos 1 hora de antecedência e ir ajustando conforme a tolerância.
  • A manteiga de amendoim pode ser alternada com os frutos secos oleaginosos (como nozes, amêndoas ou avelãs) e o queijo fresco com iogurte tipo Skyr ou queijo quark.
  • Consulte um nutricionista para saber como incluir esta refeição de forma adequada no seu plano alimentar.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.