Magnetoterapia: a cura pela energia eletromagnética

A magnetoterapia é uma terapia segura e não invasiva que utiliza a energia eletromagnética para promover a recuperação de energias. Saiba mais neste artigo.

Magnetoterapia: a cura pela energia eletromagnética
Saiba mais sobre esta terapia alternativa

A magnetoterapia é uma técnica natural que complementa a medicina tradicional.

Os seus objetivos são acelerar o processo de cura dos pacientes e promover o alívio da dor de forma natural e não-invasiva evitando o recurso a produtos químicos.

Desta forma, a magnetoterapia aumenta a saúde e os níveis de bem-estar dos pacientes.


O que é a magnetoterapia?


A magnetoterapia é considerada uma terapia alternativa e complementar que se baseia na utilização de magnetes de baixa frequência que criam um campo magnético constante. É utilizada com diversos fins, seja a nível de redução de inflamações e edemas, circulação sanguínea, fraturas ósseas, entre outros.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
É uma terapia bastante abrangente que atua a todos os níveis do organismo. Podemos obter benefícios da magnetoterapia nos sistemas ósseo, muscular, nervoso, respiratório e circulatório.

Para além disso, a magnetoterapia tem várias vantagens quando comparada à medicina e aos tratamentos convencionais. É uma terapia que ajuda a atenuar as dores e as inflamações sem ser necessário recorrer ao uso de medicamentos.

Não provoca dor e é uma terapia segura não invasiva. Na maioria das patologias, a magnetoterapia não tem contraindicações e ainda reduz para metade o tempo de recuperação de uma fratura.

No entanto, em grávidas e em patologias específicas, como é o caso da diabetes juvenil, tuberculose, neoplasias e pacientes com pacemaker ou implantes metálicos, não é aconselhada a aplicação de magnetoterapia.

Esta técnica terapêutica é cada vez mais utilizada em hospitais e clínicas de reabilitação terapêutica. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a magnetoterapia criam um campo de energia que é capaz de auxiliar na restauração e no reequilíbrio energético do corpo.


Como funciona a magnetoterapia?


como funciona a magnetoterapia
A magnetorerapia funciona ao nível das células. Os campos magnéticos de baixa frequência interagem com as células e promovem, desta forma, a recuperação do equilíbrio do organismo.

Ao atuar ao nível das células e tornando-as dessa forma mais recetivas, a magnetoterapia melhora o aporte de nutrientes no interior das mesmas, o que por sua vez, vai promover o reequilíbrio dos órgãos, reduzindo inflamações e criando estímulos para a redução de possíveis edemas.

Para além disso, os campos magnéticos de baixa frequência têm também um poder de estimulação do cálcio no interior dos ossos, potenciando a consolidação da massa óssea e a reparação de fraturas.

Esta técnica terapêutica é eficaz em casos de lesões musculares, pubalgias, consolidação de fraturas, insuficiência venosa crónica, e doenças inflamatórias.


Benefícios da magnetoterapia


  • Regenera as células sem energia;
  • Acelera os processos de cura;
  • Tem um efeito antiálgico;
  • Melhora a oxigenação e a nutrição dos tecidos;
  • Reduz as inflamações;
  • Atrasa o processo de diminuição da densidade óssea;
  • Alivia a dor, pois atua como um potente analgésico;
  • Aumenta a resistência do organismo;
  • Melhora a circulação sanguínea.


Onde fazer magnetoterapia?


terapeuta e doente
Há equipamentos de magnetoterapia que podem ser utilizados em casa. No entanto, em todas as situações que vão de alguma forma interferir com a sua saúde e o seu organismo, há que jogar pelo seguro.

O mais acertado a fazer caso queira submeter-se a tratamentos por magnetoterapia, será consultar um terapeuta com experiência e conhecimento na área. Até porque deve ser feita uma avaliação prévia do paciente.

Depois de ser aconselhado o tratamento adequado a cada caso, o paciente pode decidir entre recorrer aos serviços de um terapeuta, sempre dependendo da duração do tratamento, ou pode optar por comprar um aparelho de magnetoterapia para poder realizar os tratamentos em casa.

Neste último caso, é preciso ter em conta que deve fazer formação na área, para ter o conhecimento necessário. E, claro, depois, tudo depende do orçamento e da disponibilidade de cada pessoa.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais