Lipoaspiração a laser: quais os riscos e benefícios associados

A lipoaspiração a laser é dos procedimentos de cirurgia estética mais realizados, e populares em todo o Mundo. Permite obter resultados excelentes na eliminação da gordura localizada e escultura da silhueta. Trata-se de um método pouco invasivo para remoção de gordura através de uma cânula que transmite a luz de laser.

Lipoaspiração a laser: quais os riscos e benefícios associados
A lipoaspiração a laser tem como objetivo modificar e melhorar a silhueta.

A lipoaspiração a laser é um método cirúrgico (invasivo) para eliminar a tão inestética gordura localizada. No entanto, a gordura localizada não é apenas um incómodo do ponto de vista estético. É um fator de complicação da saúde, já que aumenta a predisposição para algumas doenças, nomeadamente, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, colesterol, retirando anos com qualidade de vida.

Nas mulheres, e atendendo a uma predisposição genética e hormonal, a acumulação da gordura acentua-se nas coxas, glúteos, abdómen, joelhos e braços, o que confere uma desarmonia corporal.

QUAIS OS CANDIDATOS IDEAIS A UMA LIPOASPIRAÇÃO A LASER DE SUCESSO?


excesso de gordura nas coxas

Os candidatos ideais à lipoaspiração a laser são os que têm excesso de depósitos de gordura generalizada ou localizada ou os que tentaram várias dietas e métodos sem resultado e cujo objetivo seja perder volume.

É, no entanto, importante esclarecer que não se tratam de técnicas de emagrecimento pelo que não deverão ser expectáveis grandes variações de peso como objetivo principal, embora seja comum acontecer posterior e progressivamente.

A lipoaspiração a laser tem assim uma ação direta na eliminação de gordura e perda de volume, influenciando também a perda de peso com melhoria na qualidade de vida.

QUAIS OS resultados EXPECTÁVEIS COM A LIPOASPIRAÇÃO A LASER?


barriga lisa e firme

É uma técnica pouco invasiva para remoção de gordura. O laser é transmitido para o tecido adiposo, liquefazendo as células adiposas e permitindo, por efeito térmico, uma retração da pele superior às técnicas convencionais ao estimular a produção de colagénio, dando um efeito de pele mais lisa e firme, melhorando substancialmente a flacidez.

Pode ser realizada em qualquer local do corpo, em zonas como o abdómen, cintura, costas, coxas, ancas, joelhos, tornozelos, braços, pescoço e queixo, entre outros, desde que devidamente avaliados. Está também indicada para tratamento da celulite ligeira a moderada, reduzindo o aspecto de casca de laranja da pele.

COMO É REALIZADA A LIPOASPIRAÇÃO A LASER?


tratamento lipoaspiracao a laser

É realizada, sob anestesia local geralmente com sedação, sendo assim mais segura e permitindo que possa ser efetuada, em regime de ambulatório.

As incisões são mínimas, 2 a 3 mm, ficando em zonas pouco visíveis e que com o passar do tempo tornam-se imperceptíveis. O tempo da cirurgia varia de acordo com as zonas e a quantidade de gordura a remover.

QUAIS OS CUIDADOS A TER APÓS UMA LIPOASPIRAÇÃO A LASER?


drenagem linfatica manual

Na maioria dos casos, pode voltar à atividade profissional dentro de 2 a 3 dias após a lipoaspiração a laser.

Tal como noutros procedimentos cirúrgicos é necessário vigilância (por norma suficiente através de consultas de pós-operatório), medicação adequada e adaptada caso a caso, evitar exposição prolongada ao sol durante as primeiras semanas, compressão elástica e drenagens linfáticas.

Os resultados, por norma, surgem após 2 a 3 semanas, no entanto, é importante ressalvar que continuam a melhorar nos 6 meses após a cirurgia.

QUAIS OS RISCOS DA LIPOASPIRAÇÃO A LASER?


As taxas de complicações são mais baixas do que na maioria das cirurgias, aliás as taxas de infeção são extremamente baixas.

São, no entanto, expectáveis os seguintes problemas, embora de risco reduzido:

  • Equimoses (ruptura de pequenos vasos no tecido celular subcutâneo);
  • Hematomas (ruptura de vasos de maior calibre, derramando-se uma maior quantidade de sangue);
  • Edema (inchaço nas áreas afetadas).

A lipoaspiração a laser é, assim, uma técnica muito segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia, pode trazer alguns riscos que desaparecerão gradualmente.

Veja também:

Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.