Planos alimentares para limpar o organismo depois de dias de exageros

Comeu mais do que devia? Não aguenta com o sentimento de culpa? Descubra como pode limpar o organismo e voltar à rotina.

Planos alimentares para limpar o organismo depois de dias de exageros
Saiba como pode limpar o organismo após os excessos alimentares

Com a chegada de épocas tipicamente conhecidas pelos exageros alimentares associados, gera-se a procura por planos para limpar o organismo.

Em primeiro lugar, é importante perceber que, se a sua alimentação já não é regrada ao longo do ano, tentar fazer uma "limpeza do organismo" depois destes dias não irá funcionar, visto que o os maus hábitos alimentares vão continuar. 

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Se, pelo contrário, leva uma alimentação equilibrada e saudável diariamente, certamente esses 2 ou 3 dias de exageros servirão para dar um boost no seu metabolismo e deve estar consciente de que aproveitou o momento, sem se sentir culpado por isso. 

Seguem então algumas dicas e truques para "limpar o organismo" e um exemplo de plano alimentar para os dois dias seguintes à festa.


Exemplo de um plano alimentar para limpar o organismo


plano alimentar para limpar o organismo
Aqui tem um exemplo de dois planos alimentares de limpeza após dias de exageros:


Dia 1

Pequeno-almoço 
  • 1 Smoothie de maçã, kiwi, espinafres e frutos vermelhos. (Pode acrescentar 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas)
 

Meio da manhã
  • 1 tangerina
  • 1 iogurte magro sem açúcar adicionado
 

Almoço
  • Salada de alface, rúcula, pepino, ovo cozido e atum enlatado em azeite
 

1º Lanche 
  • 1 fatia de pão integral com 1 fatia de fiambre de aves e 1 folha de alface
 

2º Lanche
  • 1 pêra com casca 
  • 3 nozes
 

Jantar
  • Sopa de legumes
  • Bife de frango grelhado com espinafres salteados com azeite e alho
 

Ceia
  • 1 chávena de chá sem açúcar
 


Dia 2

Pequeno-almoço 
  • 1 fatia de pão integral
  • 1 queijo fresco
 

Meio da manhã
  • 2 ameixas
  • 3 amêndoas com casca
 

Almoço
  • Posta de pescada no forno com ervas acompanhada por brócolos e cogumelos salteados
 

1º Lanche 
  • 1 smoothie de banana, mirtilos, cenoura e limão
 

2º Lanche
  • Palitos de pepino
  • 3 amêndoas com casca
 

Jantar
  • Sopa de legumes
  • Salada de frango desfiado, alface, agriões, tomate e ananás
 

Ceia
  • 1 chávena de chá sem açúcar



Truques para limpar o organismo


1. Hidrate-se

hidrate-se
É verdade, com a algazarra típica das épocas festivas, é muito possível que se esqueça de beber a quantidade de água aconselhada.

Como se este facto não fosse suficiente, com o excesso de alimentos como os doces e os queijos, e com uma ingestão elevada de bebidas alcoólicas, as necessidades de água são ainda superiores às normalmente aconselhadas. Ao ingerir água irá não só hidratar-se, como também ajudar a eliminar líquidos e toxinas em excesso.

Procure, sempre que possível, evitar as bebidas alcoólicas. Estas promovem o estado de desidratação que, por sua vez, produz uma sensação de cansaço e dores de cabeça.

Se não aprecia a água simples, faça chá (sem açúcar, claro!) ou aromatize a água com cascas de limão, frutos vermelhos, folhas de hortelã, rodelas de pepino ou um pau de canela. Nos dias subsequentes às festas, ingira, pelo menos, 2L de água durante o dia e verá que sentirá a diferença!
 
 


2. Faça exercício físico

Nem sempre há tempo, é um facto. Contudo, não há tempo mínimo obrigatório e se fizer 15 minutos de exercício por dia já é melhor que não o fazer de todo.

O exercício físico ajuda a acelerar o metabolismo e a limpar o organismo dos excessos alimentares.

Logo, se os últimos dias foram exagerados e ultrapassaram aquilo que é aconselhável, faça uma caminhada ou uma corrida, vá dar uma volta de bicicleta ou aumente o volume da rádio e dance ao som da sua música preferida.

É só preciso calçar as sapatilhas e de certeza que não se irá arrepender!
 
 


3. Abuse dos hortofrutícolas

hortofruticolas
A quantidade de água presente nos hortofrutícolas, associada ao teor em vitaminas, minerais e fibra destes alimentos, leva a que estes sejam ótimos produtos para limpar o organismo.

Os hortofrutícolas não só inibem a absorção intestinal de gorduras, como também ajudam o corpo a recuperar quando os exageros alimentares já foram cometidos.

Logo, após dias de festa, abuse destes alimentos através de smoothies, saladas, snacks e sopas variadas. 

Seguramente que uns palitos de cenoura, pepino ou maçã lhe irão saber lindamente depois de tudo o que comeu!
 


4. Reduza os hidratos de carbono

Não, é certo que os hidratos de carbono provenientes do pão, massa, arroz e batata não são nenhuns bichos-papões (pelo menos não como acontece nas rabanadas, aletria e outros semelhantes).

Contudo, depois das festas, qualquer redução alimentar é bem-vinda e a última coisa que o seu corpo irá precisar será de mais amido.

Se optar por ingerir o pão, procure que seja sempre a opção integral, que, devido ao seu teor de fibra, promove o funcionamento intestinal e desintoxicação do organismo.

Deste modo, evite ingerir estes alimentos nos dias que se seguem às festas e aposte, como foi dito anteriormente, nos hortofrutículas.   

 


5. Modere o consumo de latícinios

queijo fresco
Os laticínios são um grupo de alimentos importante pelo seu papel a nível de fornecimento de proteína, cálcio e ferro e por serem um ótimo aliado aos snacks a meio da manhã e da tarde.

Contudo, após os dias de festas, até o consumo destes deve ser controlado.

Para limpar o organismo, ingira, no máximo, apenas um laticínio por dia e faça-o durante a parte da manhã. Opte por uma variedade magra e sem adição de açúcar, como o iogurte magro ou o queijo fresco.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !



Veja também: