O leite de soja faz mal?

O leite de soja faz mal?

Conheça algumas características e possíveis efeitos do consumo desta bebida vegetal.

Com a "queda" do leite de vaca, o leite de soja tem ganho cada vez mais terreno no mercado, embora não reúna consenso. Saiba um pouco mais.

O interesse em saber se o leite de soja faz mal tem vindo a aumentar nos últimos tempos.

Tal pode dever-se, em parte, à (relativamente) recente polémica relativa ao consumo do leite de vaca - fazendo com que as alternativas a este tenham sofrido um aumento na sua procura.

Entre as várias opções disponíveis, encontra-se a bebida de soja, vulgarmente conhecida por leite de soja.

Apesar da recente popularidade, existem várias questões polémicas relacionadas com o leite de soja e o seu consumo, sendo que esta bebida não reúne consenso no que diz respeito ao facto de ser uma boa alternativa ao leite de vaca ou não.


Introdução à bebida de soja


Os grãos de soja são geralmente verdes, mas podem ser amarelos, castanhos ou pretos. A textura dos grãos de soja é altamente flexível, o que faz com que sejam frequentemente processados de forma a originar outros produtos, como é o caso da bebida de leite, tofu, miso, proteína de soja ou outras alternativas a proteína de origem animal.

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A produção do leite de soja (ou bebida de soja) é feita através dos grãos de soja, que são demolhados e posteriormente moídos.

A massa que resulta desse processo é posteriormente filtrada, sendo que o líquido obtido deste processo resulta na bebida de soja.

Com um teor elevado de proteína, a bebida de soja é frequentemente utilizada como alternativa a quem quer cortar no consumo de lactose ou quem prefere opções vegetarianas/vegan.

Ainda assim, é necessário mencionar que a bebida de soja possui um teor de soja muito reduzido, com as variantes normais a possuírem apenas entre 6% a 13% de grãos de soja.
 

Características da bebida de soja


1. Vantagens

A bebida de soja apresenta algumas características que podem ser consideradas como vantajosas, nomeadamente para pessoas com intolerância a lactose ou que pretendem reduzir o consumo de produtos de origem animal. Entre estas destacam-se:
 
  • O facto de ser isenta de lactose
  • O facto de ter uma percentagem de gordura baixa, de ter um teor de açúcar reduzido
  • Por conseguinte das acima mencionadas, um baixo valor energético (calorias).
Nota: Nunca é demais relembrar que a leitura dos rótulos no momento da compra é algo essencial, uma vez que existem versões desta bebida com quantidades bastante altas de açúcar adicionado – que aí sim, podem fazer com que a resposta à pergunta “O leite de soja faz mal?” se torne mais perto de ser positiva.
 
 


2. Desvantagens 

Contudo, a bebida de soja tem outras características que podem ser consideradas como menos positivas, entre as quais:
 
  • O facto de a proteína de origem vegetal não ser tão facilmente absorvida pelo nosso organismo
  • O teor excessivo de açúcar que é muitas vezes adicionado a algumas versões com aroma
  • O facto de o teor de cálcio ser substancialmente menor quando comparado com o leite de vaca
 

Possíveis benefícios do consumo de soja


A ingestão de soja parece ser protetora no que diz respeito ao cancro da mama nas mulheres; parecendo, ainda, ajudar a proteger na reincidência do cancro da mama em sobreviventes e melhorar a taxa de sobrevivência.

Pode ainda ajudar a aliviar alguns sintomas da menopausa e ajudar a reduzir o risco de osteoporose.
 
Existe alguma evidência que relaciona a soja com níveis de colesterol mais baixos.
 
Nos homens, os efeitos da soja na “masculinidade” são muito questionados, nomeadamente no que diz respeito aos níveis de testosterona ou na concentração de espermatozoides. Contudo, até à data não parece haver razão para alarme.
 

Mas então o leite de soja faz mal ou não?


Como acima mencionado, existem várias questões que se colocam relativamente ao consumo de leite de soja, muitas das quais são continuamente estudadas.

Para já, e apesar de algumas possíveis contradições, a resposta à questão “O leite de soja faz mal?” parecer ser negativa.
 

Contudo, é necessário ter atenção a determinadas questões:

  • Ler o rótulo no momento da compra para se certificar que não está a comprar um produto com um teor de açúcar excessivo
  • Prefira o “leite” simples e sem açúcar adicionado e com um teor proteico adequado. Algumas versões de leite de soja podem aproximar-se mais de "sumo" do que de "leite" se tivermos em conta o seu teor de açúcar elevado e o seu baixo conteúdo em proteína.
  • Tente não fazer da bebida de soja a sua fonte proteica principal, alternando com leite de vaca (experimente a versão sem lactose se não tolera bem o leite “normal”); pode ainda experimentar iogurtes vegetais como diferentes fontes proteicas ou de outros micronutrientes.
 
Moderação é a chave!
 

 

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