Le Smoking: no feminino

Le Smoking: no feminino

Saiba como o Smoking saltou do vestuário masculino para entrar no guarda-roupa feminino!

"Le Smoking", a peça que em 1967 o mestre Yves Saint Laurent reinventou para as mulheres e se tornou uma peça chave nos nossos guarda-roupas.

Hoje em dia o Smoking é um elemento comum no vestuário feminino, em grande parte relacionado com os eventos formais que exigem um dress code "black tie", mas também pode ser usado no dia a dia.

Quem nunca usou uma calça e um blazer num dia de trabalho?

Mas nem sempre foi assim... 

A História


O Smoking teve origem no século XIX, no Reino Unido, quando o Príncipe de Gales (Edward VII) solicitou aos alfaiates da empresa Henry Poole & Co., um casaco para trajar em jantares de caracter informal, como alternativa à casaca.

Fique a par das novas tendências!
Não perca as mais recentes tendências e dicas para andar sempre na moda. Clique aqui para ver mais !
Peça esta que teria igualmente a função de proteger do fumo, pois era comum fumar charutos e cachimbos neste tipo de eventos que juntava os grandes senhores da nobreza britânica.

Anos mais tarde, a nobreza norte americana decidiu copiar a ideia, usando-a num clube de elite de Nova York de seu nome Tuxedo Park Club, pelo que passou a chamar-lhe de Tuxedo, nome pelo qual também reconhecemos o smoking hoje em dia. 


Yves Saint Laurent


Yves Saint Laurent foi o reconhecido nome da moda internacional que fez nascer o Le Smoking em 1967. Uma peça caracterizada pelo seu poder e extrema elegância que o grande mestre introduziu ao mundo da moda feminina. 

Nessa época, as calças eram proibidas para as mulheres e foi então que YSL teve a ousadia de introduzir no vestuário feminino esse elemento exclusivo da alta-costura masculina.
 
Apesar de todas as críticas da sociedade da época, celebridades como Bianca Jagger e Liza Minnelli apoiaram o movimento e decidiram que esta seria uma peça fundamental a estar em todos os guarda-roupas femininos.

Esta criação fez de Yves Saint Laurent um elemento histórico revolucionando a alta-costura para sempre.

Mais do que uma moda, o Le Smoking é um símbolo de poder para todas as mulheres, nas palavras do criador, “Para uma mulher, o smoking é um vestuário indispensável com a qual se sentirá sempre bem, porque ele tem a ver com estilo e não com a moda.” 

E ainda "A moda vem e vai, mas o estilo isso é para sempre."  
  



O "Le Smoking" na moda moderna 



Veja aqui as mais recentes tendências e sinta-se bem !

 

Veja também:

Cláudia Ribeiro Cláudia Ribeiro

Cláudia Ribeiro é licenciada em Gestão de Empresas pela University of Liverpool no Reino Unido, tendo ainda passado pela business school da universidade António de Nebrija em Madrid. Cosmopolita e apaixonada por moda lançou recentemente o TheCashmereProject, um blogue da sua autoria onde escreve artigos essencialmente direccionados para as áreas da moda e beleza.