Kefir de leite - tudo o que precisa de saber

Kefir de leite - tudo o que precisa de saber

O que é e por que motivo deve consumir

O kefir de leite tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto, e é um alimento secular. Descubra os seus benefícios.

O kefir de leite é um probiótico produzido através da fermentação deste alimento.

Possui um aspecto semelhante ao iogurte e pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite: vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz.

A sua aparência assemelha-se a uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, lípidos e por um polissacárido solúvel em água (kefiran).  


Como fazer kefir de leite?


Esta bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite, sendo necessário um armazenamento adequado: o líquido necessita de cerca de 24 horas para fermentar, a uma temperatura superior a 18ºC e inferior a 30ºC.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Seguidamente, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, e assim sucessivamente de forma cíclica, por tempo indeterminado. 

O kefir de leite apresenta uma consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e, surpreenda-se, pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.


Quais os benefícios do kefir de leite?


regulacao da flora intestinal
Este probiótico vai ajudar a sentir-se melhor a vários níveis, nomeadamente ao nível da digestão e controlo de ansiedade.

Veja os possíveis benefícios do kefir de leite:
  • As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo;
  • O kefir contém triptofano, conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso;
  • Restabelece e equilibra a flora intestinal, aumentando a população bacteriana benéfica e protetora;
  • Regulador da flora intestinal, podendo ser usado em casos de diarreia;
  • Ajudar na diminuição da pressão arterial;
  • Pode diminuir os níveis de colesterol sérico, quando este se encontra elevado;
  • Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar do sangue.


O kefir de leite tem efeitos adversos?



Gravidez

Grávidas ou mães que amamentam devem evitar a ingestão deste alimento visto que ainda não existe validação científica que comprove a sua segurança nestes casos.


Imunossuprimidos

Por conter bactérias ativas e leveduras, este alimento não deve ser consumido por pessoas que tenham o sistema imunitário enfraquecido como, por exemplo, portadores de HIV ou outras condições que enfraqueçam o sistema imunitário. Estas podem estar mais propensas a desenvolver infeções das bactérias ou leveduras do kefir.


Dentição

Como o kefir contém uma bactéria láctea que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer os dentes. Deve por isso manter os cuidados habituais de higiene oral.


Obstipação

O kefir pode causar cólicas ou obstipação especialmente quando se inicia a sua toma.

 


Aprenda a preparar kefir de leite em casa


  1. Deitar ¾ de leite (não fervido) num frasco de boca larga de 1litro com tampa hermética;
  2. Colocar 150 grs. do cogumelo de kefir no seu interior a flutuar no leite. O cogumelo não pode ir ao frigorífico porque morre;
  3. Deixá-lo em repouso 24 horas e coar em seguida por um coador o leite com o kefir. Levar ao frigorífico, durante 1 ou 2 dias;
  4. Voltar a colocar o cogumelo no mesmo frasco depois de lavado e deitar, novamente, a mesma quantidade de leite. Nunca deixar o cogumelo mais de 48 horas no mesmo leite. Fazer isto todos os dias;
  5. No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água tépida (morna), no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias, mas nunca use água fria;
  6. No Verão deve colocar o frasco em lugar fresco e no Inverno deve resguardá-lo do frio.

Experimente o kefir de leite como lanche da tarde por exemplo, ou como acompanhamento de uma salada e diga-nos o que achou!

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: