Jogging: como começar

Jogging: como começar

Conheça alguns conselhos úteis para iniciantes no jogging.

Os benefícios do jogging são bem conhecidos, mas para evitar lesões convém ter alguns cuidados. 

Quantas vezes não disse a si mesmo que ia começar a praticar jogging, mas depois nunca chega a começar efetivamente? Muitas certamente. Mas se ainda não começou o melhor é continuar a ler, porque vamos dar-lhe algumas dicas úteis para quem agora se inicia no jogging. Dicas que podem inclusivamente poupá-lo a algumas lesões. 

Começar a praticar Jogging em 5 passos 

Antes de começar deve apostar em roupa e calçado desportivo adequados à modalidade. Depois só precisa de "dar corda aos sapatos". Uma boa ajuda para garantir que nada falha é criar o seu plano de treino adaptado às suas capacidades, tendo em conta os cuidados que agora enumeramos. 

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1. Faça um bom aquecimento 

Esta é a parte mais importante de qualquer modalidade, já que preparam o corpo para o esforço que vem a seguir e prevenir possíveis contracturas musculares. Não precisa de muito, apenas de alguns exercícios simples como rotações dos quadris ou aquecimento dos joelhos, alongamento para os gémeos (parte inferior da perna), para os quadríceps ou para o tendão de Aquiles, por exemplo. 

2. Tenha atenção à postura e à respiração 

Tanto a postura como a respiração são essenciais no jogging. Isto porque o vão ajudar a manter uma posição adequada e reduzir o esforço do seu corpo e até a determinar a intensidade e a velocidade do seu treino. 

3. Comece por … andar

Sim, nós percebemos que o seu objetivo é praticar jogging (ou seja, correr), mas vá com calma, principalmente se até agora teve uma vida sedentária. Qualquer pessoa que agora se inicia na prática do jogging deve optar por andar. Comece por dar caminhadas de 30 minutos, por exemplo. E não desanime, é apenas uma fase passageira e de habituação para o seu organismo. Afinal, até agora o exercício físico não fez parte das suas atividades diárias e tudo o que não quer é ser forçado a parar logo no primeiro dia, porque contraiu uma lesão. 

4. Aumente o ritmo quando estiver preparado para tal 

Depois da fase inicial e conforme for percebendo que a sua resistência vai crescendo, pode também aumentar o ritmo (e até a intensidade) do treino. Uma sugestão é que nos primeiros dias vá alternado entre a corrida e a caminhada em passo rápido. E depois é só ir adaptando. 

5. Faça alongamentos

À semelhança do que acontece com o aquecimento (referido logo no inicio), não deve nunca descurar os alongamentos no final do seu jogging. Só precisa de alguns minutos extra para “desacelerar”. Os exercícios até podem ser os mesmos que fez no início do seu treino.  


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