Jogging: benefícios da modalidade

Jogging: benefícios da modalidade

7 razões para começar praticar

Além de estar na moda, é uma excelente forma de se manter em forma e cuidar da sua saúde. Saiba como.

O jogging está na rua! De manhã, à tarde ou à noite, hoje em dia, é cada vez mais difícil não se cruzar com os amantes do jogging, em pleno exercício, pelas ruas, parques e praias de Portugal.

O jogging, mais lento do que a corrida mas mais rápido do que as caminhadas, é uma das formas mais simples e populares de exercício físico com reconhecidos benefícios físicos e psicológicos. Mas atenção que a prática errada pode também implicar algumas lesões.
 

Jogging: 7 benefícios


 

1. Combate o stress

O jogging permite libertar tensões acumuladas e acalmar as emoções. É uma excelente forma de se isolar do ruído do dia a dia e de ter tempo para pensar e refletir sem distrações.
 

2. Previne a hipertensão e doenças do coração

O exercício físico previne o risco de aparecimento e desenvolvimento de doenças, entre outras, as associadas ao coração. O jogging é uma boa forma de exercitar o sistema cardiovascular, de baixar os níveis de colesterol e de controlar a pressão arterial.
Antes de iniciar o seu treino é importante fazer um diagnóstico. Calcule aqui o seu IMC e comece já a ficar em forma.
 
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3. É económico

Para além do equipamento básico (sapatilhas e roupa de corrida) não precisa de mais investimento. Pode ser praticado em qualquer lugar: na sua rua, no parque ou junto à praia e a qualquer hora do dia. Na internet, pode encontrar planos de exercício formatados para os seus objetivos e disponibilidade. Ainda assim, não deve descurar a escolha de um bom par de ténis pois podem ser causa de lesões.
 

4. Previne a diabetes

Um estilo de vida sedentário e o excesso de peso aumentam consideravelmente o risco de desenvolvimento da diabetes. O jogging é uma forma simples de perder peso, de reduzir os níveis de gordura no corpo e de evitar uma vida sedentária. 
 

5. Melhora a saúde mental

Estar em forma confere uma sensação de confiança e autoestima. Com o exercício físico o cérebro produz endorfina, uma hormona que regula as emoções, ajuda a relaxar e provoca um efeito de bem-estar e prazer.
 

6. Ajuda a dormir melhor

Depois de um dia de exercício e para além dos outros benefícios, o jogging, ainda tem a vantagem de o ajudar a dormir melhor. Na maioria das pessoas, o jogging, contribui para reduzir o tempo até conseguir adormecer como também no aumento da qualidade e duração do sono.
 

7. Pode prevenir algumas formas de cancro

Alguns estudos defendem que a oxigenação do corpo, que é uma das consequências do exercício, pode diminuir o risco exposição a algumas formas de cancro. Isto porque as células que não recebem quantidades de oxigénio parecem ter mais propensão para se tornarem malignas. 


 

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