Isolamento de idosos: causas e como combater

São várias as causas que impulsionam o isolamento e a solidão nos idosos. Saber como combater o isolamento de idosos é importante. Veja connosco.

Isolamento de idosos: causas e como combater
Esclareça todas as suas questões.

A solidão e isolamento são dos problemas que mais afetam a população idosa em Portugal. Saber como evitar e como combater o isolamento de idosos é crucial para perceber este sentimento e conseguir ajudar aqueles que o rodeiam.

Existem várias causas que podem levar ao isolamento de idosos e a sentimentos controversos como a solidão, tristeza e depressão.

Além disso, importa perceber que a solidão está ligada à saúde, uma vez que esta conjuga o estado de completo bem estar, nomeadamente físico, mental e social. A saúde tem um papel bastante importante na qualidade de vida do idoso e interfere com o seu bem-estar.

Fique a conhecer mais sobre este tema, neste artigo.

Como combater o isolamento de idosos e quais as causas que o originam?


Existem variados factores pessoais e sociais que contribuem e levam ao isolamento e solidão. E são eles:

Solidão depois da reforma

A solidão e o isolamento de idosos pode surgir devido ao término da atividade laboral, uma vez que existe uma mudança no modo de vida e pode levar à sensação de perda de utilidade social.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

A reforma está, também, associada à perda de rendimento, de prestígio, de sentido, de competência, de utilidade e afastamento de alguns contactos sociais.

Deste modo, a reforma favorece e proporciona o isolamento, a inatividade e, por consequência, a depressão e solidão.

Isolamento de idosos após a viuvez

A viuvez é, também, muitas vezes associada ao isolamento de idosos. A perda do cônjuge pode gerar sentimentos de solidão e abandono. Muitas vezes, são os próprios idosos que se isolam e se privam de atividades sociais.

Nesta fase, os amigos têm um papel muito importante na criação de laços de convívio, de desabafo e de partilha de experiências.

Abandono dos idosos pela família

O abandono por parte de familiares faz com que o sentimento de solidão seja mais acentuado, principalmente se forem abandonados em lares ou asilos.

Como combater o isolamento de idosos?


A velhice não é sinónimo de solidão ou isolamento. Há várias atividades que proporcionam o convívio e a ocupação dos tempos livres. Tome nota de algumas atividades que vão contribuir para que não se sinta sozinho.

Procure novas amizades – conhecer pessoas e fazer novas atividades é uma das melhores formas de combater o isolamento e a solidão nos idosos.

Procure na sua zona de residência locais onde poderá fazer, como parques de lazer ou bibliotecas.

  • Faça voluntariado – tornar-se voluntário por uma causa em que acredita pode trazer inúmeros benefícios para si. Terá a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer parte de um grupo que partilha os mesmo ideais e viver novas experiências.
  • Invista nas suas relações sociais – organize jantares ou almoços de família ou de amigos e tire o máximo proveito destes eventos. Divirta-se, distraia-se e promova o convívio social.
  • Frequente um curso – a velhice também não significa inutilidade. Experimente aprender uma língua nova ou frequentar o curso com que sempre sonhou. Assim, para além de se sentir motivado, terá também a oportunidade de integrar um novo grupo.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais