Iogurtes probióticos: o que são e que vantagens trazem?

Iogurtes probióticos: o que são e que vantagens trazem?

O que diferencia os iogurtes probióticos dos restantes? Vamos descobrir.

Vamos conhecer um pouco mais acerca dos iogurtes probióticos que tantos benefícios trazem para o nosso organismo. Veja connosco e ainda hoje inclua este alimento no seu dia a dia.

Um alimento probiótico, segundo a definição, é "um alimento que contem microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro".

Portanto, um iogurte probiótico é um iogurte que contém microorganismos vantajosos para o organismo.
 

Que microorganismos são estes?


A maior parte dos microorganismos vivos presentes nos iogurtes probióticos, são as bifidobactérias e os lactobacilos, conhecidos por ajudarem na defesa do organismo contra patogénicos e por estimular o sistema imunitário.
 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Apesar de, à primeira vista, parecerem conceitos um pouco complexos, na verdade não o são. 

Todos os iogurtes existem devido à ação que as bactérias exercem sobre o leite, mais concretamente sobre a lactose, ficando desta forma presentes no produto final.
 
Cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados, os iogurtes probióticos ao serem ingeridos em quantidades suficientes, exercem um efeito positivo na saúde que vai além dos efeitos nutricionais tradicionais.
 

Iogurtes com bifidobactérias e l. casei


Dentro do vasto leque de iogurtes que contêm microorganismos, além dos normalmente presentes, os mais conhecidos e que encontramos mais facilmente nas prateleiras dos supermercadossão são os que contêm:
 
  • bifidobactérias (ou iogurtes com “bífidos”, como são comumente denominados);
  • Lactobacillus casei (iogurtes com l. casei).
Ambas as bactérias fazem parte da microbiota habitual do intestino humano e têm sido cada vez mais utilizadas nos alimentos, principalmente iogurtes.

São dos microorganismos mais estudados e documentados dentro desta área, sendo evidente a sua ação benéfica para o nosso organismo.
 

Benefícios dos iogurtes probióticos


regulacao do transito intestinal
Não só reforçam as defesas naturais ao nível do intestino como também têm uma excelente capacidade de tolerar o ambiente ácido do trato gastrointestinal.

As suas principais vantagens relacionam-se com o fortalecimento do sistema imune, proteção do sistema digestivo e na prevenção de certos tipos de cancro.
 

1. Fortalecimento do sistema imune

Ao ajudar a combater a inflamação, por aumentar a capacidade de defesa inicial contra a infeção, as bifidobactérias e a l. casei fortalecem o sistema imunológico, o que ajuda a prevenir uma série de doenças crónicas e suprime a doença inflamatória em muitas doenças auto-imunes.

 


2. Proteção do sistema digestivo

Além de melhorar a saúde digestiva no geral, estas bactérias podem ter um papel relevante no controlo de algumas doenças, como o síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn.

Também têm um efeito preventivo e terapêutico em casos de diarreia em lactentes e crianças, diarreia do viajante e associada ao consumo de antibióticos.

Ambas atuam eficazmente na regulação do trânsito intestinal.

 


3. Prevenção de alguns tipo de cancro

Alguns estudos sugerem que as bifidobactérias estão relacionadas com a prevenção do cancro, pela sua capacidade de reduzir os níveis de enzimas que ativam compostos carcinogénicos. Inserem-se neste grupo o cancro do colon.
 
 


4. Controlo da infeção por helicobacter pylori

O consumo de bactérias probióticas reduzem os efeitos colaterais do tratamento para a bactéria causadora de úlcera por Helicobacter pylori.  
 
 


5. Outros benefícios

Alguns estudos indicam que a ingestão destes probióticos auxiliam no controlo do colesterol em pessoas com colesterol elevado, ao diminuírem os níveis de LDL (mau colesteral) no plasma.

Podem ser ainda uma ajuda importante na absorção de algumas vitaminas e minerais.


Resumindo…


Através das informações partilhadas consegue-se perceber que nem tudo o que são microorganismos são maus para a nossa saúde.

Os probióticos são uma excelente maneira de potenciar uma microbiota intestinal saudável e equilibrada, resultando num desempenho normal das funções fisiológicas de quem consome este tipo de alimentos.

Este desempenho é potenciado pelos probióticos que não só fornecem diversas vantagens para a saúde, como também são importantes actores na nutrição preventiva de diversas doenças, transmitindo ainda todos os benefícios nutricionais dos iogurtes nutricionais. 

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: