Iogurte grego: propriedades e benefícios

Iogurte grego: propriedades e benefícios

Veja aqui alguma informação sobre o iogurte da moda.

O iogurte grego é, sem dúvida, o iogurte mais falado nos últimos tempos. Saiba porquê.

As opções no corredor dos iogurtes têm aumentado largamente nos últimos anos, com o iogurte grego a desempenhar cada vez mais um papel semelhante ao iogurte tradicional.

Está presente em todas as prateleiras dos vários supermercados e tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos: para uns, pela sua cremosidade que o assemelha a uma sobremesa; para outros, pela sua densidade e teor proteico.
 


O que é?


É importante começar por explicar que o iogurte grego é um tipo de iogurte ao qual foi removido a maior parte do soro, normalmente por filtragem: o iogurte é colocado dentro de um saco de algodão (ou um pano de cozinha) que fica pendurado, deixando o soro a pingar.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
O resultado é um iogurte com maior densidade do que o iogurte tradicional.

O iogurte grego destaque-se dos iogurtes essencialmente devido ao facto de ter cerca de duas vezes mais proteína do que o iogurte comum, com menores níveis de sódio e hidratos de carbono.

O elevado teor proteico atribui-se ao facto de se utlizar entre 3 a 4 vezes mais leite na sua produção em comparação com os iogurtes tradicionais.

O iogurte grego tem uma maior quantidade de gordura que os restantes, razão pela qual são mais cremosos.

Porém, devido ao processo de secagem para remoção do excesso de soro, até mesmo as variedades sem gordura do iogurte grego são espessas e cremosas.
 

Valor nutricional


Além de um maior teor proteico, o iogurte grego possui mais gordura do que os iogurtes normais.
 
Por 100 gramas, um iogurte gordo (note que as versões usualmente consumidas são as meio gordo ou magro) tradicional possui:
 
  • Valor energético: 96 kcal
  • Lípidos: 3,3 gramas
  • Proteína: 4,1 gramas 
  • Hidratos de carbono: 11 gramas 
Um iogurte grego possui, em média, por 100 gramas:
 
  • Valor energético: 120 calorias
  • Lípidos: 3,7 gramas
  • Proteína: 9,8 gramas
  •  Hidratos de carbono: 4 gramas 
 O teor de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) pode variar com a quantidade de gordura do iogurte, pelo que deve confirmar o seu teor na rotulagem, uma vez que estão disponíveis iogurtes enriquecidos.
 

 Benefícios do iogurte grego


beneficios iogurte grego


 1. Proteína

Como já mencionado, este iogurte possui cerca do dobro da proteína do iogurte tradicional. Deste modo, pode ser um bom aliado nas suas refeições intermédias ou no pequeno-almoço, uma vez que esse extra de proteína vai ajudar a prolongar a sensação de saciedade.
 
 


2. Sódio

É de conhecimento geral o facto de o sódio ser algo cujo consumo deve ser diminuído – o iogurte grego possui menos sódio do que o iogurte tradicional, tornando-o numa boa opção para pessoas que estejam a tentar reduzir o seu consumo: por exemplo, pessoas com hipertensão arterial.
 
 


3.Hidratos de carbono

O iogurte grego possui menos hidratos de carbono do que o iogurte tradicional, sendo uma boa alternativa a quem está a tentar diminuir a sua ingestão.
 
Nota: Mais uma vez, a leitura dos rótulos é algo imprescindível no momento de compra. Embora existam, de facto, versões do iogurte grego com teor de hidratos de carbono reduzidos, estão também disponíveis inúmeras versões com adição de açúcar, nomeadamente as versões “ligeiras”.
 
 


4. Fácil Digestão

Como acima referido, contém um menor teor de hidratos de carbono – que incluem a lactose. Neste caso, pode ser uma opção útil para intolerantes a este açúcar.
 
 


5. Versatilidade

O iogurte grego pode ser utilizado em diversos pratos, incluindo pratos salgados.

Devido à sua textura consistente e sabor rico, muita gente já o utiliza em substituição do leite ou natas na preparação de molhos, por exemplo.
 
 


6. Probióticos

O iogurte grego (assim como outros leites fermentados) contêm probióticos – microrganismos vivos.

Estes podem ajudar o sistema digestivo e melhorar o sistema imunitário, além de poderem, por exemplo, ajudar a reduzir os efeitos secundários da toma de antibióticos.
 

A reter...


O iogurte grego é um alimento que pode reunir inúmeros benefícios. Contudo, o seu teor de gordura (gordura saturada) é um fator negativo da sua composição, pelo que deve optar sempre pela versão ligeira – não pode ser considerada magra uma vez que ainda mantém gordura na sua constituição, sendo que o que acontece é uma redução deste teor.

Além disso, escolha sempre as versões com menor teor de açúcares adicionados.

Idealmente, escolha a versão simples e adicione, por exemplo, canela em casa para adoçar!


Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: