Iogurte de soja: uma boa opção?

Iogurte de soja: uma boa opção?

Venha descobrir se o iogurte de soja é um alimento a incluir na sua dieta.

O iogurte de soja é uma das mais conhecidas alternativas do iogurte tradicional feito com leite de vaca. Mas será que sabe tudo sobre este alimento?

O iogurte de soja é um alimento feito a partir da fermentação do leite de soja, com recurso a bactérias como Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.

Atualmente existe uma grande gama de produtos de origem vegetal disponível nos supermercados, e os iogurtes de soja não são exceção. 

Cada vez mais pessoas procuram alimentos alternativos ao consumo de laticínios, seja por motivos de saúde ou por razoes de ética, e por isso torna-se fundamental dar a conhecer estes alimentos.

Se pretende conhecer mais sobre este tema, continue a ler o artigo. 

Valor nutricional


O iogurte de soja, tal como os iogurtes tradicionais feitos com leite de vaca, podem ser naturais, açucarados ou com aromas.

Dependendo da sua composição o iogurte de soja possui diferente valor nutricional. 

Analisando o valor nutricional de um iogurte de soja natural (125 g):
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  • Valor energético: 63 kcal
  • Proteínas: 6,3g 
  • Hidratos de carbono: 2,6g 
    • Dos quais açucares: 2,6g 
  • Gordura: 2,9g 
    • Da qual saturada: 0,5g
  • Fibras: 1,3g 
É importante relembrar que estes valores se referem a um iogurte natural, sendo que os iogurtes aromatizados poderiam chegar facilmente às 90 kcal, com 12g de açúcar!


Mitos associados ao consumo de soja


1. “A soja é uma má fonte de proteína”

A soja contém todos os aminoácidos essenciais, sendo por isso uma excelente fonte de proteína. É igualmente importante na síntese proteica e na recuperação muscular. 
 
 


2. “A soja causa cancro da mama”

Existe uma associação entre níveis elevados de estrogénios e maior risco de cancro da mama, mas nas doses normais, obtidas através dos alimentos, não está demonstrada uma relação entre esses consumos e a incidência de cancro

A soja não contém estrogénio, mas sim fitoestrogénios que possuem estrutura química semelhante mas atuam de forma diferente no organismo. 
 
 


3. “Os homens não devem comer soja”

Existe a ideia de que os homens que consomem soja ficam com os níveis de testosterona diminuídos e podem desenvolver características femininas no corpo, no entanto, não existem estudos que comprovem. 

Pelo contrário, os homens devem consumir soja uma vez que o mesmo pode diminuir o risco de desenvolver cancro na próstata. 
 

Benefícios do consumo de iogurtes de soja


regulacao do transito intestinal
 
  • ​Tal como os iogurtes produzidos a partir do leite de vaca, os iogurtes de soja são um alimento que ajuda a regular o trânsito intestinal, mantendo um sistema digestivo saudável;
  • Ajudam na prevenção de doenças dos ossos, tal como osteoporose, pois contêm um teor de cálcio razoável;
  • Podem ser uma ajuda na prevenção de certos tipos de cancro, nomeadamente cancro da mama e da próstata;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e o colesterol LDL (conhecido por mau colesterol);
  • Por ser um alimento sem lactose, pode ser ingerido por indivíduos com intolerância a este açúcar.
 

Iogurte de soja: uma opção saudável?


Optar por iogurte de soja ao invés de iogurtes tradicionais produzidos a partir do leite de vaca pode ser uma boa opção, principalmente do ponto de vista dos benefícios que pode trazer.
 
No entanto, e tal como acontece com os iogurtes feitos com leite de vaca, os iogurtes de soja podem apresentar por vezes valores energéticos bastante elevados assim como grandes quantidades de açúcar, o que significa que podem contribuir para o aumento de peso se o seu consumo não for moderado. 

O ideal é escolher as versões naturais ou sem adição de açúcares para evitar ter uma desilusão quando subir à balança.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

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