Faz sentido calcular o IMC em atletas?

Faz sentido calcular o IMC em atletas?

Descubra se este indicador faz sentido quando se trata de um atleta.

Existirão níveis ótimos de IMC ou esta medida está desajustada quando aplicada a atletas? Será que a percentagem de massa muscular está contemplada neste indicador?

O IMC – índice de massa corporal é a medida internacional de determinação do nível de gordura de uma pessoa, adotado também pela Organização Mundial de Saúde.

Faz sentido calcular o IMC em atletas?

Existirão níveis ótimos de IMC ou esta medida está desajustada quando aplicada a atletas? Será que a percentagem de massa muscular está contemplada neste indicador?
 

O QUE É O IMC?


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O IMC é o índice de massa muscular de uma pessoa, calculado de forma simples e rápida, constituindo-se no quociente entre a altura e o peso.
           
Esta medida assume-se como a medida base para determinação do índice de gordura de um indivíduo, sendo que, segundo a Organização mundial de saúde, abaixo dos 18.5 se está abaixo do peso recomendado, e a partir de 29.9 se tem excesso de peso. Assim, o peso ideal situar-se-ia num IMC entre 18.5 e os 24.9.

► Calcule o seu IMC aqui.
 

PARA QUE SERVE O IMC?


Faz sentido calcular o IMC em atletas? E em sedentários?

O IMC é uma medida padrão, que efetivamente resulta em grande parte da população, uma vez que é afetado pelo peso e pela altura de um indivíduo e, deste modo, em casos de subnutrição ou obesidade, este fator é diferenciador.

Pessoas com excesso de peso – normalmente causado por excesso de gordura – terão um IMC demasiado elevado para os padrões de referência e, da mesma forma, as pessoas abaixo do peso terão valores muito baixos nesta tabela.

Há, no entanto, estudos que indicam que o IMC é uma medida desajustada, uma vez que não diferenciam a massa muscular da gordura: um dos estudos publicado pelo Journal of Obesity descobriu que cerca de 50 milhões de norte-americanos saudáveis estariam classificados erradamente como acima do peso, por falta de diferenciação daquilo que é músculo e gordura.
 

ERROS DO IMC


O IMC é cego no que respeita às percentagens de massa muscular e de gordura de uma pessoa, isto é, duas pessoas com 1.70m e 75 kg teriam ambas um IMC de 25.95: estariam ambas acima do peso?

O IMC não tem em consideração a idade nem o género do indivíduo: Homens, Mulheres e Crianças podem ter o mesmo IMC e características corporais completamente diferentes.
 

O IMC EM ATLETAS: FAZ SENTIDO CALCULAR?



Quando se fala em atletas é preciso pensar que dependendo da modalidade que praticam o tipo de corpo varia muito, logo o IMC é altamente influenciado, vejamos:

 
  • Fisioculturistas têm, normalmente índices de massa corporal elevados, mas níveis de gordura bastante baixos. Se entendermos o IMC como medida preferencial da gordura corporal, teremos que assumir que estes atletas estão acima do peso.
     
  • Halterofilistas são também alvo de índices correlacionados com obesidade. Porém, é necessário perceber que grandes quantidades de massa muscular – que pesa mais do que a gordura – vão ter um impacto muito grande no IMC destes atletas. Contudo, ainda que possam existir casos com excesso de peso, obesidade não será um patamar comum entre halterofilistas.
     
  • Por outro lado, vários estudos indicam que as bailarinas e ginastas, apesar do seu baixo IMC, apresentam valores de força, resistência muscular e cardiovascular bastante elevados e mesmo nas análises sanguíneas se encontram totalmente saudáveis.
 

CONCLUSÃO


Existem outras formas de determinar o nível de gordura corporal (ex. pregas de adiposidade) e de massa muscular dos indivíduos, pelo que, especialmente em atletas não fará muito sentido classificá-los segundo o índice de massa corporal. Há que ter em conta, no mínimo, os seguintes 5 fatores:


            - Género;
            - Idade;
            - Modalidade praticada;
            - Massa Gorda;
            - Massa Muscular.
 
 
 
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