Ilhas Cíes: um paraíso que tem de conhecer

Ilhas Cíes: um paraíso que tem de conhecer

Conheça as selvagens ilhas da Galiza

Reza a lenda que as ilhas Cíes foram escolhidas, por Deus, para descansar, depois de criar o mundo. Vulgarmente conhecidas por ilhas dos deuses ou ilhas Afortunadas, as Cíes são o maior tesouro da ria de Vigo.

As ilhas Cíes pertencem ao Parque Nacional Ilhas Atlânticas ou, por outras palavras, a um paraíso de praias de areia branca e água cristalina, onde é possível apreciar um sem número de espécies, quer de fauna, quer de flora. Situadas no país de nuestros hermanos, prepare-se para viajar até Vigo, fazer uma agradável travessia de barco e  desfrutar de um ambiente perfeito para sair com a sua cara metade, ou passar um tempo em família. 
 

Conheça as Ilhas Cíes em 7 passos



1. A Praia de Rodas

O arquipélago é composto por três ilhas, denominadas El Faro, Monteagudo e San Martín, sendo que as duas primeiras se unem através de um longo areal, a conhecida praia de Rodas, classificada, em 2007, pelo jornal inglês The Guardian, como a melhor praia do mundo.

Ainda que existam outras praias igualmente paradisíacas um pouco por todo o mundo, a verdade é que a praia de Rodas apresenta uma beleza singular que, aliada à mística extremamente particular que envolve as ilhas, oferece momentos de beleza única. 

Existem ainda mais oito praias que pode conhecer e explorar ao longo das Ilhas Cíes, nomeadamente as praias de San Martino, de Cantareira, das Margaridas, praia Areína, de Mexieiro, de Nossa Senhora, dos Bolos e a praia das Figueiras (ou dos Alemães), destinada a quem goste de praticar nudismo.
 


2. O contato com a natureza

Existem vários trilhos que podem ser percorridos por qualquer um e que abençoam os aventureiros com vistas de cortar a respiração. 
Existe ainda uma grande quantidade de espécies de aves, que acordam os campistas em coro e que esperam que estes abandonem o parque para se alimentarem com os restos que alguns deixam para trás. É espantoso poder observar animais tão únicos e raros como os que habitam as ilhas Cíes. 
 



3. As temperaturas

As temperaturas que se fazem sentir nestas ilhas são, normalmente, dois a quatro graus superiores às registadas na costa de Vigo, atingindo com grande frequência, no pico do verão, cerca de 30 graus, o ideal para aproveitar as praias paradisíacas e para explorar a ilha. 
 


4. O alojamento

A procurar os melhores e mais luxuosos hotéis? Esqueça, porque, nas ilhas Cíes, não existem hotéis. A opção? O parque de campismo

Ainda que esta não seja a opção ideal para os amantes de luxo, a verdade é que a simplicidade e beleza do lugar valem a pena o "esforço" de umas noites a acampar. 
 

Parques de campismo não são para si?
Então desfrute dos hotéis ao redor da ilha, sem pensar na carteira. Pronto para acordar noutra cama? Encontre aqui o hotel certo para uma estadia inesquecível


5. As refeições

O ideal será levar algo para comer e beber, pois não existem muitas opções e, as que existem, são acima dos preços normalmente praticados.

Sendo assim, a melhor opção está em levar a sua própria lancheira ou geleira, mas tenha em conta que todo o lixo que produzir tem de voltar consigo!
 


6. A temporada de visitas

A temporada de visitas a estas ilhas restringe-se unicamente aos meses de verão. Na ilha Monteagudo-Faro, a lotação máxima é de 2200 pessoas por dia e 800 por noite, no parque de campismo. 

Para a ilha de San Martín, é possível chegar apenas através de embarcação privada, com a devida autorização, pois não existem transportes públicos que façam este trajeto. 
 


7. Os transportes

A única forma de chegar às ilhas Cíes é através de barco. As embarcações para a ilha Monteagudo-Faro saem de Vigo, Cangas ou Baiona, do primeiro fim de semana de Junho ao primeiro de Setembro. 

Existe um número reduzido de saídas e regressos diários, cerca de 7 ou 8, dependendo do mês. Os preços das passagens de ida e volta rondam os 19 euros. Os bilhetes devem ser comprados online, devido às restrições de lotação. 

Informe-se acerca de horários e transportes aqui.
 

Rendeu-se às Ilhas Cíes? Reserve aqui o hotel ao melhor preço e perto das ilhas !

 

Veja também: