Crónica #1: A ida ao supermercado by Vanessa Alfaro

Aquando da sua ida ao supermercado, quais os fatores mais importantes para si? Se nunca pensou nisso, veja no nosso artigo algumas regras básicas a ter em conta quando vai às compras.

Crónica #1: A ida ao supermercado by Vanessa Alfaro
Algumas regras básicas na hora de ir ao supermercado.

Quando se fala na ida ao supermercado o que vos vem à cabeça? O que trazer do supermercado? Qual é o valor que gastam?

Bem, no momento em que nos deslocamos ao supermercado temos de ter alguns fatores em conta, até porque existem diversas estratégias para que a ida ao supermercado corra a 100%.

Regras básicas a ter em conta antes de ir ao supermercado


regras para uma ida ao supermercado

1. Uma lista de compras é fundamental

Percam algum tempo e verifiquem os alimentos que têm em falta, para saber o que comprar e planeiem as refeições que irão fazer durante a semana.

Na vossa lista de compras, apontem apenas o necessário.

2. Espreitar as promoções semanais dos diversos supermercados

O facto de analisarmos todas as promoções existentes, pode ser muito vantajoso para a nossa carteira.

3. Não ir às compras de barriga vazia

Geralmente quando estamos com fome, caímos na tentação de trazer muito mais do que o necessário para casa, e para além disso existe sempre a probabilidade de comprar uma refeição rápida, como um doce, um hambúrguer, uma tosta para matar a fome do momento.

4. Analisar os alimentos e a sua rotulagem

Esta regra é muito importante, visto que muitos de nós dão mais importância à quantidade de calorias existentes no alimento, do que propriamente aos nutrientes que esse nos pode oferecer.

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Também existe um grande problema com certos alimentos, que dizem ser light, e quando vamos analisar a rotulagem deparamos-nos com valores elevadíssimos de açúcares, aditivos,etc.

Um produto com a designação light significa que o mesmo sofreu uma redução até 30% em, pelo menos, um dos seus macros (gordura, açúcar ou sal) relativamente ao produto original. Isto não quer dizer que, no final, o produto tenha um valor energético menor. Por vezes, ao retirar gordura do produto (por exemplo), são acrescentados açúcar ou sal para que as características organoléticas se mantenham.

Optar por alimentos baixos em lípidos (gorduras), açucares e em sal, é o ideal.

Estejam sempre atentos ao primeiro ingrediente da lista de ingredientes do produto. Os ingredientes estão por ordem decrescente, da respectiva proporção.

5. Escolher alimentos o menos processado possível e alimentos da época

Optar por alimentos que são 100% saudáveis é a melhor escolha, por exemplo nas frutas ou nos legumes, optem sempre pelos alimentos não embalados.

6. Optar por carnes magras

Nas carnes brancas encontram uma enorme variedade de vitaminas, além de terem um valor proteico elevado e uma quantidade reduzida de gorduras saturadas.

7. Evitar passar pelo corredor dos doces

É tentador por isso evitem passar lá para não caírem na tentação de levar um docinho para casa.

Depois destas regras nada vai falhar, somos o que comemos e somos nós que fazemos as nossas escolhas alimentares, nunca se esqueçam disso.

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Vanessa Alfaro Vanessa Alfaro

É a criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro”, onde partilha diariamente a sua forma de viver e encarar a vida. Em 4 meses perdeu 20 kg, alterando os seus hábitos alimentares com ajuda profissional, partilhando agora uma grande paixão por um estilo de vida saudável. Natural da Alemanha, vive em Aveiro onde estudou Línguas e Relações Empresariais.