Regras para cuidar da hidratação do cabelo

Regras para cuidar da hidratação do cabelo

Mantenha a saúde e brilho do seu cabelo durante todo o ano.

A hidratação do cabelo é um gesto essencial para manter umas madeixas brilhantes, saudáveis e fortes. Saiba como manter o seu cabelo nutrido e com vida.

O nosso cabelo é sujeito diariamente a diversas agressões.

O sol, o vento, a água do mar, a poluição, o uso do secador e de determinados produtos, entre outros fatores, deixam o cabelo mais seco e fragilizado. E ninguém gosta de não ter um cabelo cuidado e saudável…

Para contrariar o efeito nocivo destes agentes agressores, é necessário adotar cuidados de proteção para que mantenha a hidratação do cabelo e garanta que as suas madeixas se mantêm saudáveis, nutridas e fortes.


4 Dicas para hidratar o cabelo


Hidratação cabelo
Para manter os cabelos saudáveis, brilhantes e bonitos é necessário cuidar deles. Por isso, mais do que disfarçar os problemas, há que tratar o mal pela raiz e prevenir algumas das agressões mais frequentes ao longo de todo o ano.

Conheça 4 cuidados que deve incluir na sua rotina para proteger e manter a hidratação do cabelo. 



1. Lavagem

Antes de mais, é importante saber que não são só as tintas e o secador os únicos responsáveis pelos maus tratos infligidos ao nosso cabelo. As lavagens muito frequentes e a utilização de champôs inadequados às necessidades do nosso cabelo também são inimigos de uma boa saúde capilar.

A lavagem excessiva seca o couro cabeludo, impede a proliferação dos óleos naturais que hidratam o cabelo e estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, o que, no caso da tendência para a oleosidade, pode originar situações mais graves. 

Por isso, já sabe, o primeiro passo para manter a hidratação do cabelo consiste em não abusar no número de lavagens e em usar um champô e condicionador adequados às necessidades das suas hastes capilares.

Para além disso, ao lavar o cabelo, não utilize água demasiado quente. Opte antes pela água morna ou fria, para manter a natural hidratação dos fios capilares e não aumentar a oleosidade.



2. Hidratação 

Para além das lavagens, é preciso uma nutrição e hidratação do cabelo, da mesma forma que se nutre e hidrata a pele do rosto e do corpo. Assim, após lavar o cabelo, pelo menos duas vezes por semana, é necessário aplicar uma boa máscara hidratante, para restabelecer os níveis de hidratação dos fios capilares. 

A aplicação de uma máscara hidratante vai ajudar a compensar as várias agressões a que o seu cabelo é sujeito, pelo que este é um cuidado que todas as mulheres devem incluir na sua rotina. Para uma hidratação mais profunda, especialmente no verão, pode recorrer a uma solução profissional e fazer um tratamento à base de queratina – uma proteína e o principal componente da fibra capilar – no seu cabeleireiro.

Também existem fórmulas enriquecidas com hidratantes naturais e com propriedades restauradoras e anti quebra que são uma excelente opção para proporcionar uma boa dose de hidratação no cabelo, sobretudo nos fios tendencialmente secos e baços.


► Veja aqui como hidratar o cabelo em casa.


3. Secagem 

Um cabelo seco e danificado não deve ser exposto diariamente a um calor intenso. No entanto, sempre que secar o cabelo com a ajuda de um secador deve aplicar previamente um protetor térmico, que irá proteger as suas madeixas das temperaturas mais elevadas.

Durante a secagem, tenha cuidado com a temperatura do secador, procurando alternar entre o frio e o quente, e mantenha-o a uma distância mínima de cerca de 15 centímetros do cabelo.



4. Proteção solar

Não é só a pele que sofre com a exposição solar. O cabelo também deve ser protegido mediante a aplicação de um protetor solar para cabelos. Se passar muito tempo ao sol, deve usar um champô e condicionador com proteção UV que previnam a perda de brilho, a secagem e o partir dos fios capilares.

Existem imensos produtos no mercado que ajudam a proteger os cabelos dos raios UV, em formato spray ou em amaciador. O ideal é aplicá-los no cabelo húmido, para que o produto seja completamente absorvido.



Cuidados Extra


Para além dos gestos já mencionados, existem outros cuidados que deverá ter para manter ou restituir a hidratação do cabelo:
 
  • Se costuma pintar o cabelo, tenha atenção na hora de escolher a coloração. Evite tintas com amoníaco ou peróxido, responsáveis por secar completamente a fibra capilar e opte por tintas com ingredientes mais naturais. 
     
  • Para complementar os cuidados de hidratação, é aconselhável a aplicação de um sérum reparador, especialmente indicado para as pontas.
     
  • A hidratação do cabelo também advém do próprio organismo. Inclua nas suas refeições alimentos cujas vitaminas e minerais contribuem para um crescimento saudável do seu cabelo, mantendo-o nutrido, brilhante, forte e hidratado. É o caso de alimentos ricos em proteína magra, verduras, fruta e frutos secos. 
     
  • E claro, não se esqueça de beber cerca de 2 litros de água por dia, para que todo o organismo se mantenha hidratado.
 
 

Veja também: