Hemorroidas: tratamento natural

O tratamento natural para as hemorroidas é muito eficaz no alívio dos tão incomodativos sintomas das hemorroidas.

Hemorroidas: tratamento natural
Não deixe de experimentar os tratamentos naturais para as hemorroidas, especialmente úteis numa fase precoce.

O tratamento natural para as hemorroidas é, de facto, bastante eficaz, especialmente quando iniciado numa fase precoce. Se, aos primeiros sintomas, se adotar alguns dos cuidados abaixo descritos poderá conseguir controlar-se o problema e aliviar desde logo os sintomas associados.

Os sintomas mais comuns das hemorroidas são dor na região anal, prurido (comichão) e sangramento.

TRATAMENTO NATURAL PARA AS HEMORROIDAS: 5 DICAS ÚTEIS


1. Chá de Nogueira

tratamento natural para as hemorroidas e cha de nogueira

Como é um bom estimulante circulatório, a nogueira ajuda no tratamento de hemorroidas e varizes.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

O chá de nogueira deve ser feito com três colheres de folhas secas em um litro de água filtrada e fervida. Aconselha-se a ferver a infusão por dois minutos e tampar por outros dez para que a planta tenha todas as suas propriedades curativas retiradas.

Fazer lavagem da região anal com cascas ou folhas de nogueira após infusão e posterior arrefecimento é também eficaz, pois beneficia-se das propriedades antisséticas e adstringentes.

2. Linhaça

tratamento natural para as hemorroidas e linhaca

As sementes de linhaça, quando ingeridas regularmente, são consideradas um tratamento natural para as hemorroidas.

As sementes são benéficas em caso de prisão de ventre, uma vez que ajudam a manter a matéria fecal menos dolorosa no momento da sua evacuação, fator particularmente útil na presença de hemorroidas em que a dor ao defecar é característica.

3. Camomila

tratamento natural para as hemorroidas e camomila

A camomila possui múltiplas propriedades curativas, é considerada calmante da excitação nervosa, antiespasmódica, tónica, digestiva, antirreumática e anti-inflamatória. É muito eficaz para aliviar as hemorroidas.

A camomila, à semelhança da nogueira pode ser utilizada de 2 formas:

  1. Lavar o local com uma infusão de camomila. Para tal, deve preparar-se a infusão com um punhado de flores de camomila em três litros de água fervendo e deixando repousar durante 10 minutos. No final, filtrar a mistura e misturar com água morna. A lavagem deve durar 15 minutos e realizar-se diariamente até melhoria dos sintomas.
  2.  O chá de camomila bebido reduz a inflamação anal e favorece a cicatrização.

4. Aloé vera

tratamento natural para as hemorroidas e aloe vera

O gel de aloé vera pode ser encontrado em produtos comprados em farmácias. Também pode ser colhido diretamente de dentro das folhas de uma planta de aloé.

A aloé vera tem propriedades anti-inflamatórias que são reconhecidas como eficazes no tratamento de condições inflamatórias da pele.

O gel de aloé vera de ser usado puro nas hemorroidas. No entanto, algumas pessoas são alérgicas, devendo em primeiro lugar verificar se há reação alérgica, aplicando uma pequena quantidade de produto no antebraço e aguardar 24 a 48 horas. Se não ocorrer uma reação, é seguro usar.

5. Banho quente

tratamento natural para as hemorroidas e banho quente

Comece por colocar água quente numa banheira até que ela atinja 10 cm de altura. Entre e relaxe dentro da água por aproximadamente 15 minutos, mantendo os joelhos erguidos. Essa posição permite a máxima exposição da região anal à água quente, combatendo a dor e aliviando irritações.

Dica: Adicionar um pouco de sais de Epsom ao banho. Misture bem a água para dissolvê-los, ajudando a desinchar ou acalmar as hemorroidas. Os sais de Epsom são uma fórmula de cristais de sulfato de magnésio que é utilizada como um tratamento natural para as hemorroidas, tendo também diversos outros benefícios para a saúde. Podem ser encontrados em ervanários e farmácias.

NO PREVENIR É QUE ESTÁ O GANHO


tratamento natural para as hemorroidas e dieta rica em fibras

Siga estas dicas para a prevenção do aparecimento de hemorroidas:

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia;

  • Adotar uma dieta rica em fibras, em especial frutas, legumes e cereais integrais. Tais alimentos facilitam a evacuação intestinal;
  • É importante recorrer ao uso de laxantes ou modificadores do trânsito intestinal, se necessário. Devemos conhecer qual a motilidade intestinal normal e assim perceber quando será necessária esta ajuda extra;
  • Fazer exercício físico regular e evitar estar sentado por longos períodos;
  • Usar roupa interior de algodão. Trocar as roupas apertadas feitas com poliéster por algodão. Este cuidado ajuda a manter a região anal limpa e seca. Devem também evitar-se detergentes perfumados ou amaciadores para reduzir a irritação.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais