Hemorroida: o que fazer para aliviar a dor

Hemorroida: o que fazer para aliviar a dor

É importante reconhecer os sintomas e agir rapidamente!

Saiba o que fazer para aliviar a dor das hemorroidas e livre-se do desconforto de uma vez por todas. Veja as nossas dicas.

O que fazer para aliviar a dor das hemorroidas quando estas surgem?

Há vários tratamentos caseiros que pode fazer para aliviar os sintomas provocados por esta inflamação.

Aliás, muitas vezes, estes remédios caseiros são suficientes para tratar as hemorroidas, caso se tratem de crises pouco agudas e ainda numa primeira fase.
 

Saiba reconhecer os sintomas


Se nunca teve hemorroidas, os primeiros sintomas podem ser assustadores. Saber identificar os sintomas, é a melhor forma para rapidamente resolver o problema e evitar complicações mais graves.

 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
  • Sangramento sem dor na evacuação
  • Sangue no papel higiénico e/ou sanita
  • Prurido intenso no ânus
  • Dor na região anal
  • Nódulo exterior sensível ou doloroso
 

O que fazer para aliviar a dor das hemorroidas?


gelo
Há várias coisas que pode fazer para aliviar a dor e o inchaço provocados pelas hemorroidas. Se tem tendência para hemorroidas, é importante apostar também na prevenção para evitar crises.

Tome nota das nossas dicas:
 

1. Beber muita água

Esta é uma forma de tratamento mas, também, de prevenção. A água é tão essencial à vida quanto respirar, por isso, procure beber, pelo menos, oito copos de água por dia.

Além de todas as outras vantagens, a água amolece as fezes e facilita o trânsito intestinal.
 
 


2. Consuma fibra

Privilegie alimentos ricos em fibras nas suas refeições. Desta forma, não só está a melhorar o trânsito intestinal como, se feito de uma forma regular, está a prevenir as hemorroidas e outras complicações relacionadas com o intestino.
 
 


3. Evite comida picante

Note bem, estamos a referir-nos a qualquer tipo de picante, seja pimenta branca, preta, piri-piri, malaguetas secas, frescas, flocos de malaguetas, molhos picantes e tudo o que posso provocar um “incêndio” na sua boca e intestinos.

Evite, também, comida muito apurada, por isso, reduza no sal.
 
 


4. Não fique parado

Procure manter-se ativo e evite ficar sentado ou de pé durante muitas horas. Para além disso, faça exercício físico diário.

Uma caminhada diária, em passo acelerado, durante cerca de 60 minutos, é suficiente para se manter saudável. Se conseguir fazer mais do que isto, tanto melhor.
 
 


5. Banhos de assento

Os banhos de assento, com água morna, fria ou infusões de plantas como a camomila, a cebola, a cavalinha ou a calêndula, são uma excelente forma para aliviar a dor das hemorroidas.

Faça banhos de assento duas vezes por dia, permanecendo a zona afetada submersa entre 10 a 15 minutos. 
 
 


6. Gelo

O gelo pode ser muito eficaz para aliviar o inchaço e a dor provocados pelas hemorroidas. Pode usar um cubo de gelo ou gelo moído, envolvidos numa compressa ou num pano, que deve aplicar durante cerca de 15 minutos. Descanse e repita as vezes que forem necessárias para aliviar os sintomas.
 
 


7. Não use papel higiénico

O papel higiénico pode irritar ainda mais a pele e, dado o inchaço, é possível que não consiga fazer uma limpeza eficaz.

Após a evacuação, limpe a zona com a ajuda do chuveiro ou no bidé, apenas com água ou com uma infusão de cavalinha (5 gramas de cavalinha em 100 ml de água).
 
 


8. Não force a evacuação

Deixe a natureza seguir o seu curso. Se sente que precisa de fazer muita força para conseguir evacuar, não insista.

Entretanto, beba bastante água, coma uma peça de fruta (como maçã ou pera) e aguarde que a necessidade regresse. Ao forçar a evacuação, pode agravar a inflamação e lesionar a zona afetada.
 
 


9. Pomadas anestésicas

Se nada disto funcionar, fale com o seu médico ou com o seu farmacêutico para que lhe indiquem uma pomada anestésica adequada ao seu caso. Esta é uma forma muito eficaz de aliviar a dor e ajudar a reduzir o inchaço.


E se as hemorroidas não passarem?


medico especialista
Na maioria dos casos, o que pode fazer para aliviar a dor das hemorroidas passa por adotar novos hábitos, no entanto, se a crise persistir, consulte um médico especialista em hemorroidas.

O proctologista é o profissional mais indicado para tratar doenças relacionadas com o reto e o ânus, nas quais se incluem as hemorroidas mas, também, fissuras e fistulas. 

Quando mais cedo tratar a inflamação, melhores probabilidades terá de prevenir outro tipo de problemas que podem exigir tratamentos mais invasivos como, por exemplo, cirurgia.

Por isso, além de saber o que fazer para aliviar a dor das hemorroidas, é importante saber quando deve consultar o médico.

Assim, consulte um especialista se:
 
  • Dor aguda no ânus
  • Sangue nas fezes
  • Sangramento no ânus
  • Aparecimento de prolapsos - veia exterior, como um balão

Agora que já sabe o que fazer para aliviar a dor das hemorroidas, não deixe que este problema lhe condicione a sua vida!

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

 

Veja também: