Conheça os hábitos saudáveis dos Dinamarqueses e surpreenda-se com as diferenças do nosso país

Não é por acaso que os habitantes da Dinamarca são considerados os mais felizes do mundo. Saiba o porquê com o testemunho de Sara, uma emigrante portuguesa.

Conheça os hábitos saudáveis dos Dinamarqueses e surpreenda-se com as diferenças do nosso país
Surpreenda-se com este povo nórdico.

Os escandinavos são considerados as pessoas mais felizes do mundo. Países como a Noruega, Dinamarca e Suécia, estão constantemente no top 5 dos países com melhores condições para se viver, e cujas pessoas sentem uma satisfação incrivelmente alta. Afinal, este é o sonho de todos os países.

No entanto, a verdade é que, por vezes, pequenas coisas no dia-a-dia podem fazer a diferença e a prática de exercício físico e alimentação saudável torna-se fundamental para atingir este bem-estar.

A Sara é portuguesa e vive na Dinamarca há dois anos, onde mudou os seus hábitos por completo. Deixou de fumar e decidiu adotar “um estilo de vida muito mais saudável”, afirmando que se sente “com muito mais energia e em forma”. A mudança de país fomentou esta mudança de forma natural e contou-nos os hábitos saudáveis dos Dinamarqueses que acabou por adotar.

8 hábitos saudáveis do dinamarqueses que o vão surpreender pela positiva


1. Os ginásios estão dentro dos mais baratos da Europa

habitos saudaveis dos dinamarqueses e ginasio

Os dinamarqueses estão habituados a pagar mais por quase tudo comparando com o resto da Europa. No entanto, os preços para se tornar membro de um ginásio são dos mais baixos.

Isto acontece porque ir ao ginásio faz parte da cultura deste povo e quase toda a gente o frequenta diariamente. O culturismo e competições de fitness também são muito populares.

“Posso dizer que pelo que observo, os nórdicos em geral estão em excelente forma física e têm bastante energia para fazer todo o tipo de atividades”.

2. A alimentação baseia-se no consumo de peixe, vegetais frescos e frutos silvestres

alimentacao a base de vegetais frescos

Enquanto que a alimentação mediterrânea é considerada a melhor do mundo em termos de saúde do coração, a dieta nórdica não fica muito atrás, estando assim em segundo lugar. Estudos mostram que seguir este tipo de dieta pode reduzir o colesterol consideravelmente e ainda ajudar na perda de peso.

3. Têm serviços de saúde excepcionais

servico de assistencia medica

Nos países escandinavos, se alguém precisa de ir a um médico, basta ligar para o centro médico, sendo atribuída uma consulta no próprio dia. Todos os tratamentos são gratuitos, incluíndo exames e cirurgias. Por exemplo, quando uma mulher dá à luz, é-lhe oferecido uma caixa inteira com roupas, brinquedos e suplementos e essenciais para o bebé.

4. Vão à Sauna regularmente

mulheres na sauna

Na cultura nórdica, visitar a sauna é extremamente importante. E quando se visita a sauna experienciam-se vários benefícios para a saúde, como a limpeza de toxinas no organismo, uma melhoria do sono e do sistema cardiovascular. No final, é costume finalizar a sauna com um duche frio para que os poros se fechem e o corpo conserve o calor, melhorando assim a circulação.

5. Vão de bicicleta para o trabalho

homem em bicicleta para o trabalho

O exercício físico na Escandinávia faz parte da cultura e é considerado um estilo de vida. Na verdade, além do que praticam regularmente nos ginásios, o exercício também está inserido na rotina diária dos nórdicos.

Por exemplo, cerca de 30% dos dinamarqueses e suecos vão de bicicleta regularmente para o trabalho. A distância média percorrida pelos habitantes é de cerca de 10km. Além do trabalho, também levam a bicicleta para os mais diversos eventos, festas, encontros, compras, entre outros.

6. Vão de férias com alguma regularidade

varios destinos de ferias

Tente lembrar-se que não vive apenas para ir para o trabalho todas as manhãs. Isto pode ser difícil para algumas pessoas, já que a sociedade por vezes mistura vida pessoal com vida profissional, o que nos países nórdicos não acontece. Não há nada de errado em ser apaixonado pelo trabalho, mas há que tirar férias ou descansar regularmente. A Escandinávia tem um dos subsídios de férias mais generosos do mundo, chegando até 6 semanas.

7. O trabalho é muito descontraído

alegria no trabalho

Na Dinamarca, as empresas têm o lema de “hygge”, conceito que o resto do mundo traduz como “o acolhedor” ou “o familiar”. Sem ir mais longe, um exemplo é empresa de Sara, “a Trendhim que permite que os seus trabalhadores vejam um filme e bebam uma cerveja todos as sextas-feiras com o objetivo de discutir tragédias e para que os mesmos possam descontrair e socializar uns com os outros no fim de cada semana. Isso faz com que, em vez de nos vermos como colegas, vemo-nos como uma grande família na qual todos temos os mesmos valores”.

8. Frequentam um clube ou equipa desportiva

desportista a nadar

Na Dinamarca, inscrever-se num clube desportivo costuma acontecer em idade muito jovem e continua muitas vezes até à reforma. Para além dos benefícios regulares do exercício, comprometer-se a qualquer equipa de desporto, aumenta consideravelmente a probabilidade de se continuar motivado e continuar a exercitar-se por um longo período de tempo.

Veja também: