O guia imprescindível para correr

Apesar do sucesso do running, há sempre dúvidas sobre o melhor equipamento para o praticar. Este guia para correr dá-lhe todas as respostas.

O guia imprescindível para correr
Do calçado adequado aos cremes anti-fricção, encontra tudo aqui.

Correr é, sem dúvida, um dos melhores, mais práticos e mais eficazes exercícios aeróbicos. Uma das suas grandes mais valias é o facto de poder ser praticado em qualquer lugar, sem ter de recorrer a ginásios ou a grandes investimentos em material. No entanto, tal não significa que não tenha de se ter alguma atenção ao que usamos quando vamos praticar corrida.

Assim, tendo por base um artigo internacional elaborado com a ajuda de um treinador, um antigo editor da “Runner’s World” e vários runners com grande experiência, de seguida apresentamos-lhe um guia imprescindível para quem deseja estar a par do melhor equipamento para correr. Esperamos que goste e que lhe seja muito útil.

 

PARA OS PÉS


Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
 

Calçado desportivo

Os pés aparecem em todas as formas e feitos, tal como as formas de andar e caminhar de cada pessoa. Assim, é quase impossível aconselhar um único par de sapatilhas.

No entanto, o que podemos fazer é dar-lhe algumas indicações sobre a melhor forma de escolher o par indicado para si. Cá estão elas:


Questões a colocar no momento da compra
 
  • Qual é a distância que pretende percorrer?
  • Há alguma competição em que deseje participar?
  • Qual é o tipo de solo em que vai correr? Trilhos? Estradas?
  • Tem alguma condição específica nos pés que seja necessário ter em conta?


Atitude perante a enorme oferta disponível
 
  • Faça uma pesquisa para ter uma ideia do que pretende;
  • Apesar disso, mantenha uma mente aberta: a marca ou modelo que deseja podem não ser os melhores para suas necessidades – ex.: habitualmente, a Nike tem um forma estreita, que pode não ser a mais adequada para pessoas com o pé largo;
  • Também não se foque demasiado no preço: independentemente das marcas, nem sempre as grandes pechinchas são a melhor compra;
  • A nossa sugestão é que experimente as sapatilhas e confie na forma como estas o fazem sentir; além disso, procure também a opinião de especialistas, como os vendedores que o atendem nas lojas, indicando-lhes exatamente o que pretende, do que não gosta, etc.


Dicas extra a ter em conta
  • Tendo presente que os pés incham com o exercícios, experimente sempre as sapatilhas no final do dia, quando os pés estão naturalmente mais inchados;
  • Dada a variedade de meias disponíveis, cada uma com as suas próprias características, experimente as sapatilhas com aquelas que habitualmente usa;
  • Quando experimentar as sapatilhas na loja, insista para que o deixem andar, e até correr um pouco, com elas nos pés. Só assim vai conseguir saber se são ou não confortáveis.


Algumas marcas e modelos a considerar
 
 
 

Meias

Juntamente com as sapatilhas, umas boas meias são absolutamente imprescindíveis para quem deseja correr de forma confortável e sem stress.


Recomendação
 
  • Darn Tough Tab No Show Light Cushion – para homem e mulher.


Benefícios 
 
  • São famosas pela sua durabilidade;
  • Sem costuras, asseguram conforto absoluto desde o primeiro momento; 
  • São feitas de uma mistura entre lã merino e nylon, o tecido ideal para praticar running, uma vez que: mantém os pés frios no verão e quentes no inverno; assegura ainda que os pés ficam secos, prevenindo bolhas; mantém a forma e resiste melhor ao odor;
  • A companhia responsável pelas meias oferece uma garantia vitalícia incondicional.
 

 

PARA O CORPO



 

Soutien de desporto

Apesar de os pés e pernas serem as grandes estrelas do running, isso não significa que não se precise de ter uma atenção especial a outras áreas do corpo. No caso das mulheres, uma dessas zonas é o peito, pelo que é essencial encontrar um soutien adequado à sua largura de costas e tamanho de copa.


Recomendações
 
  • Nike Pro Rival – para Copas A a D: assegura um suporte excelente, possibilita um ajuste individual das costas e copas e é produzido num tecido suave e resistente ao suor;
  • Enell High Impact Sports Bra – para Copas D+: oferece um suporte adicional fora de série. 
 
 

Luvas para corrida

Quando as temperaturas baixam, nada melhor do que proteger as mãos com umas luvas forradas, mantendo-as quentes e secas. O que interessa é que tenham qualidade suficiente para que, quando o seu coração começar a bombear a sério, não sofra depois com o excesso de calor. As nossas escolhas passam por luvas em lã merino, uma vez que este material resiste muito bem ao suor e aos odores.


Recomendações
 
  • Smartwool liner – oferecem a melhor combinação de conforto, calor, durabilidade e sensibilidade ao toque no polegar e dedo indicador (facilitam a interação com ecrãs);
  • Arc’teryx Gothic – esta é uma boa opção se não se importar de não conseguir interagir de forma tão eficaz com telemóveis, e/ou se preferir umas luvas de lã mais suaves.
 


Gorros e Fitas


O equipamento certo vai mantê-lo quente, confortável e, sobretudo, motivado para continuar a correr durante o inverno. Um gorro ou tapa orelhas vão manter a sua cabeço e/ou orelhas bem protegidas do frio; as fitas são um alternativa para pessoas que não sofrem com as baixas temperaturas ou que têm o cabelo comprido.


Recomendações
 
  • Gorro Ibex Woolies 2 Earflap – com um design de recorte arredondado na zona inferior, este gorro possibilita tapar as orelhas sem ter de o puxar até aos olhos; além disso, uma camada dupla ao longo da linha das orelhas, mantém-nas quentes, deixando que a cabeça “respire”;
  • Gorro Icebreaker Chase – para dias menos frios, este gorro leve de design standard é uma boa opção;
  • Fita Smartwool PhD Hyfi Training – estas fitas de confortável lã merino, com um exterior à prova dos elementos, são destinadas a pessoas que não sofrem com o frio ou cujos cabelos compridos não facilitam o uso de um gorro; possuem também um design semelhante ao do gorro Ibex, que assegura a proteção das orelhas. 
 
 

PARA SUA SEGURANÇA



 

Peças refletoras

Quando de dispuser a correr durante o período noturno, importa que esteja sempre em segurança. Nesse sentido, a ideia é destacar o máximo possível o seu corpo, fazendo-o literalmente “brilhar” no escuro, de forma a que os condutores o identifiquem de imediato. A solução: use o máximo de peças refletoras possível.


Recomendações
 
  • Colete Amphipod Xingl – extremamente refletor e facilmente ajustável, este colete vai assegurar que é visível de todos os ângulos; além disso, o seu design é de tal forma minimalista que não só facilita todos os movimentos, como não fica muito suado, mesmo após uma corrida intensa;
  • Banda de tornozelo Road ID’s – esta banda confortável e extremamente refletora será provavelmente uma das peças mais importantes, uma vez que já se provou que os pés e tornozelos são as áreas que mais chamam a atenção - afinal, são as que mais se movimentam quando corre...
 
 

Lanterna de cabeça

Esta peça é essencial quando estiver a correr à noite, em locais sem grande iluminação. Além de facilitar a sua visão do espaço em redor, ainda assegura que todos os veem com igual clareza.


Recomendações
 
  • Black Diamond ReVolt – possui uma luz bastante forte, regulável a nível de intensidade; com um ajuste perfeito, mantém-se no lugar correto durante toda a corrida; além disso, é recarregável através de USB, o que evita que tenha de estar constantemente a trocar as pilhas;
  • Black Diamond Spot – é mais barata que a anterior, mas funciona a pilhas, pelo que será uma boa alternativa para quem não usa este equipamento com tanta frequência.
 
 
 

Pulseira ou chapa de identificação para desportistas

Quando vai correr, estará a pensar em tudo menos em emergências médicas ou acidentes. No entanto, estes acontecem e convém que esteja preparado para os enfrentar. Nesse sentido, é de extrema importância que qualquer equipa de emergência que o socorra possa ter acesso imediato aos seus dados de saúde mais relevantes. Isso é possível através de uma pulseira ou chapa de identificação para desportistas.


Recomendações
 
  • Pulseira Idee Sport  – durável e confortável, esta pulseira pode ser personalizada com todos os seus dados e está disponível em cinco cores.
 
 

PARA QUEM ADORA GADGETS




Numa época em que a tecnologia é rainha e senhora, a área do fitness constitui exceção. De facto, é extensa a oferta de gadgets e acessórios desenvolvidos especificamente no sentido de maximizar os resultados do seu treino físico. Se quiser ficar a conhecer alguns dos mais úteis e interessantes, confira os nossos artigos sobre este tema:
   

 

PARA UMA BOA RECUPERAÇÃO 



Rolo de automassagem

Esta peça é de extrema utilidade para todos os runners que pretendam descontrair os músculos e relaxar após uma bela corrida – mas, atenção: também podem ser usados para alongar, antes da mesma. Se for principiante na arte da automassagem, aposte em versões “suaves” em detrimento das mais rígidas.


Recomendações
 
  • OPTP Pro Roller Soft – apesar de não ser barato, este rolo é conhecido por ser o favorito de grande parte dos fisioterapeutas; estes profissionais gabam a sua incomparável eficácia, durabilidade e facilidade de limpeza
 
 
 

Pequena farmácia para bolhas e assaduras

Se costuma correr, sabe que algumas bolhas e assaduras são absolutamente inevitáveis na prática deste exercício. No entanto, existem sempre formas de tentar prevenir ou remediar tais situações e os seus dolorosos sintomas. Deixamos-lhe algumas:


Recomendações

E assim chegou ao final o nosso guia imprescindível para quem gosta de correr. Se gostou, mas ainda queria saber mais, não se preocupe: estamos a planear mais artigos sobre este tema. Entretanto, aproveite as dicas que aqui lhe deixamos e ponha pés ao caminho. Da nossa parte, desejamos-lhe boas corridas!
 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também: