Goiaba: propriedades e receitas

Goiaba: propriedades e receitas

Descubra todos os benefícios da goiaba e experimente duas receitas!

A goiaba tem o triplo da vitamina C do que tem uma laranja. Faz bem à pele e aos olhos e potencia a absorção de ferro e muito mais que vai poder conhecer aqui.  

A goiaba é uma fruta tropical com origem na América do Sul que tem múltiplos benefícios para a sua saúde. Sabia que, por exemplo, tem praticamente o dobro da vitamina C do que tem uma laranja?  

De polpa avermelhada e sabor exótico, descubra porquê deve incluir a goiaba na sua alimentação.

 

7 Motivos para comer goiaba 


 

1. Rica em fibras solúveis 

A goiaba é rica em fibras solúveis, o que faz com promova uma maior saciedade. Isto faz dela um excelente alimento para regimes de perda de peso. 
 
 


2. Sistema imunológico forte

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Por ser rica em vitamina C, ao ingerir esta fruta, vai reforçar as defesas do seu sistema imunológico, protegendo-se de gripes e constipações. 
 
 


3. Propriedades anticancerígenas 

Por ter na sua composição licopeno, que protege contra os radicais livres, ajuda a diminuir a possibilidade de desenvolver vários tipos de cancro como o da mama e da próstata. 
 
 


4. Mais ferro

Por ser rico em vitamina C, ajuda a promover uma maior absorção do ferro. Ideal para quem tem anemia. 
 
 


5. Bom para a saúde dos olhos

A goiaba contém na sua composição vitamina A, excelente para a saúde dos seus olhos: afastam as cataratas e ajudam a evitar danos na retina. 
 
 


6. Por uma melhor digestão

Com elevador teor de fibra, comer goiaba facilita o processo digestivo. 
 
 


7. Pele mais bonita

Por ser rica em licopeno, faz com que a sua pele fique mais bonita, ao retardar o envelhecimento das células, devido ao seu poder antioxidante.
 


A ter em consideração


Por ter taninos na sua composição, o consumo de goiaba pode prender o intestino. Pode ser um alimento a optar em caso de alteração da flora intestinal, mas um alimento a evitar em casos de obstipação. Por isso, e como com qualquer alimento, deve ser consumido com alguma moderação. 

 


2 Receitas com goiaba



1. Mousse de goiaba


- Ingredientes - 
 
  1. 5 goiabas 
  2. ½ chávena de água
  3. ½ chávena de leite sem lactose
  4. 6 claras
  5. 1 folha de gelatina incolor, sem sabor
  6. 1 lata de leite condensado

- Modo de confeção – 
 
  1. Prepare as goiabas e junte-as à água. Bata-as num liquidificador. Reserve. 
  2. À parte, bata o leite e reserve.
  3. Bata também as claras em castelo e reserve. 
  4. Misture o sumo de goiaba, com a lata de leite condensado, acrescente as claras, o leite e a folha de gelatina, previamente dissolvida em água. 
  5. Depois de unir bem todos os ingredientes, coloque no frigorifico até ganhar a consistência de mousse.
 
 


2. Compota de goiaba

 

- Ingredientes - 

  1. 1 kg de goiaba
  2. ½ kg de stevia
  3. 5 paus de canela
  4. 2 chávenas de água 

- Modo de confeção – 
 
  1. Preparar e lavar bem as goiabas. Corte-as aos pedaços e reserve.
  2. Numa panela, coloque a stevia, a água e a canela. 
  3. Em lume médio, mexa até a stevia se dissolver. Depois deixer ferver durante cerca de 15 minutos, até ficar em calda. 
  4. Acrescente a goiaba, em lume branco. E deixe cozinhar até ficar em polpa.
  5. Coloque em frascos de compota e polvilhe com canela.
 
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