Como aumentar os níveis de glutationa de forma natural

A glutationa é considerada a mãe de todos os antioxidantes. Desempenha funções de relevo no organismo, mas isso não significa que exista sempre em quantidades adequadas. Seja devido à dieta ou a fatores externos, por vezes a glutationa apresenta-se com níveis diminuída. Mas existem formas naturais que ajudam a produzi-la.

Como aumentar os níveis de glutationa de forma natural
Saiba como aumentar "a mãe de todos os antioxidantes".

A glutationa é um dos antioxidantes mais importantes do corpo.

Os antioxidantes são substâncias que reduzem o stress oxidativo, mas enquanto a maioria é encontrada nos alimentos, este é produzido pelo corpo.

A glutationa é composta principalmente por três aminoácidos: a glutamina, a glicina e a cisteína.

Existem muitas razões pelas quais os níveis diminuem, incluindo má alimentação, doenças crónicas, idade, presença de infecção e stress constante.

A importância da glutationa


glutationa

A glutationa atua na prevenção de danos e neutraliza as moléculas prejudiciais geradas durante a produção de energia. É um impulsionador do sistema imunológico e um desintoxicante.

O seu trabalho reparador atua diante dos danos causados pela poluição, stress, dieta pobre em vitaminas, minerais e em nutrientes, radiação, infecção, uso de drogas, lesões e traumas, queimaduras e envelhecimento.

Desempenha um papel importante no processamento de medicamentos, evita a resistência a medicamentos e protege contra compostos carcinogénicos.

Por todos estes motivos, é extremamente importante manter a glutationa em níveis adequados.

10 formas de aumentar os níveis de glutationa 


1. Consumir alimentos ricos em enxofre

pes de brocolos

O enxofre é um mineral essencial para a estrutura e atividade de importantes proteínas e enzimas no corpo é necessário para a síntese da glutationa.

Enxofre é encontrado em dois aminoácidos: metionina e cisteína. É derivado principalmente de proteínas, como carne bovina, peixe e frango. No entanto, existem fontes vegetarianas de enxofre, como vegetais crucíferos (brócolos, couve de Bruxelas, couve-flor, etc.)

2. Aumentar a ingestão de vitamina C

varios morangos

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água encontrada em uma variedade de alimentos, especialmente frutas e vegetais, como morangos, frutas cítricas, papaia, kiwi e pimentão.

A vitamina C desempenha um papel vital na manutenção dos níveis de glutationa. Por esta razão, tomar suplementos de vitamina C pode ajudar a aumentar os níveis no corpo.

3. Consumir alimentos ricos em selénio

castanha do Brasil

O selénio é um mineral essencial e um co-fator de glutationa, ou seja, é uma substância necessária para a sua correta atividade.

Algumas das melhores fontes de selénio são a carne bovina, frango, peixe, queijo cottage, arroz integral e castanha do Brasil. Ao aumentar sua ingestão de selénio, pode ajudar a manter ou aumentar a produção de glutationa do organismo.

4. Ingerir alimentos naturalmente ricos em glutationa

metade de abacate

O corpo humano produz glutationa, mas também há fontes alimentares, como é o caso do espinafre, do abacate, do aspargo e do quiabo. Contudo, a glutationa da dieta é pouco absorvida pelo corpo humano. Além disso, as condições de cozimento e armazenamento podem diminuir a quantidade encontrada nos alimentos.

Apesar de ter um impacto menor no aumento dos níveis de glutationa, estes alimentos podem ajudar a diminuir o stress oxidativo.

5. Suplementos com whey protein (proteína do soro do leite)

whey protein

Alimentos ricos em cisteína, como a proteína whey, podem ajudar a manter a produção adequada deste antioxidante.

De facto, pesquisas apoiam fortemente essa afirmação, já que muitos estudos descobriram que a proteína do soro pode aumentar os níveis de glutationa e, portanto, reduzir o stress oxidativo.

6. Experimente o cardo de leite

cardo de leite

Suplementos de cardo de leite são uma outra maneira de aumentar os níveis de glutationa naturalmente. Este suplemento de ervas é extraído da planta de cardo de leite.

Cardo de leite é composto de três compostos ativos, conhecidos coletivamente como silimarina. A silimarina é encontrada em altas concentrações no extrato de cardo de leite e é bem conhecida devido às suas propriedades antioxidantes.

Além disso, a silimarina tem demonstrado aumentar os níveis do antioxidante.

7. Experimente o extrato de curcuma

extrato de curcuma

A curcuma é uma erva amarelo-laranja e um tempero popular na culinária indiana.

As propriedades medicinais da curcuma provavelmente estão ligadas ao seu principal componente, a curcumina.

A curcumina pode aumentar os níveis de glutationa. Mas, aromatizar sua comida com esta especiaria poderá não ser suficiente, talvez necessite de formas mais concentradas de curcumina encontrados no extrato de curcuma.

8. Dormir bem e o suficiente

dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde geral. A falta de sono pode causar stresse oxidativo e até mesmo desequilíbrios hormonais a longo prazo.

A falta crónica de sono pode diminuir os níveis de glutationa, segundo relatam alguns estudos. Portanto, certificar-se de que tem um sono reparador a cada noite.

9. Exercite-se regularmente

correr ao ar livre

Não é surpresa que o exercício físico é bom para a saúde física e mental. Mas também é útil para manter ou aumentar os níveis de antioxidantes, especialmente a glutationa.

Completar uma combinação de cardio e circuito de treino de peso aumenta a glutationa.

No entanto, treinar demasiado e não ter cuidado com a alimentação nem ter descanso adequado pode ser prejudicial.

10. Evite beber muito álcool

dois copo de vinho

Não é surpresa que muitos efeitos adversos à saúde estejam associados à ingestão crónica e excessiva de álcool.

O dano pulmonar é um efeito adverso do alcoolismo e isso está provavelmente relacionado à diminuição dos níveis de glutationa nos pulmões. As pequenas vias aéreas dos pulmões exigem que o antioxidante funcione adequadamente.

Em suma…


A glutationa é um importante antioxidante que é feito principalmente pelo corpo, mas também é encontrado em algumas fontes alimentares.

Infelizmente, seus níveis deste antioxidante podem ser diminuidos devido a muitos fatores, como envelhecimento, uma dieta pobre e um estilo de vida sedentário.

Mas felizmente, é possível manter os níveis adequados deste antioxidante aumentando a atividade física, evitando beber muito álcool, dormindo o suficiente e tendo uma dieta equilibrada.

Veja também: