Frutas exóticas: características e benefícios

Frutas exóticas: características e benefícios

Conheça sete frutas exóticas que deve incluir na alimentação.

Algumas são comuns e outras, provavelmente, nunca ouviu falar. Mas todas estas frutas exóticas têm em comum o facto de trazerem vários benefícios para a saúde.

Nem todas são nomes comuns no dia-a-dia, mas todas elas são ricas em propriedades que contribuem para um melhor funcionamento do organismo e para uma alimentação mais rica e saudável.

Estas frutas exóticas são boas sugestões para inovar no que toca a essa área.

Essencialmente fontes das vitaminas A e C, de fósforo, de potássio e de magnésio, têm um papel importante no que toca ao fortalecimento do sistema imunitário, à construção muscular e à regulação do trânsito intestinal. Para além de todos estes benefícios, estas frutas exóticas são baixas em calorias e muito ricas em água.
 

7 FRUTAS EXÓTICAS


1. ANONA

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Só cresce em zonas onde as temperaturas nunca se tornem baixas, sendo os principais locais conhecidos Cuba, Jamaica ou Filipinas.

A anona traz vários benefícios para a saúde, mas as propriedade anti-cancerígenas são as que mais se destacam: é capaz de destruir células malignas de vários tipos de cancro, incluindo da próstata, do cólon e do pulmão.

Além desta característica, esta fruta tropical controla a tensão arterial e combate depressões e distúrbios nervosos. As propriedades antioxidantes ajudam a combater infeções, assim como estimulam a produção de colagénio importante para a manutenção de músculos, ossos e cartilagens. A presença de magnésio contribui para reduzir a fadiga e  cansaço.

Informação Nutricional por 100 gramas:
  • Calorias: 82
  • Água: 77,7g
  • Hidratos de Carbono: 16,8g
  • Fibras: 2,4g
  • Proteína: 1,7g
  • Lípidos: 0,4g
 
 
 



2. CAMU CAMU

camu camu
É das frutas tropicais (e não só!) mais ricas em vitamina C e essa propriedade só por iso já traz vários benefícios. É antioxidante, ajudando por isso a combater o cancro e a fortalecer o sistema imunológico, o que evita várias doenças e infeções que possam afetar o corpo.

Além disso, protege de doenças degenerativas no cérebro e cognitivas como o alzheimer, contribui para a saúde dos olhos e mantém o sistema reprodutivo saudável ao combater toxinas prejudiciais à fertilidade. É ainda uma boa opção para quem pratica exercício físico porque a vitamina C estimula a produção de colagénio, um grande aliado na recuperação e reconstrução muscular.
 
 
 



3. OLHO DE DRAGÃO

olho de dragão
Também conhecida como longan, esta fruta exótica de origem asiática é fonte de vitamina A e C, o que lhe confere propriedades como a prevenção do envelhecimento precoce da pele, o aumento das defesas do corpo e a saúde da visão. A presença destas vitaminas ajuda na absorção do ferro (de que também é fonte), evitando por isso anemias.

Esta fruta é ainda importante na construção e recuperação muscular, assim como na formação de ossos e dentes, devido à presença do magnésio. Além disso, o olho de dragão tem ainda propriedades calmantes por ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e nervosismo.

Por fim contribui ainda para o bom funcionamento do fígado e para regular o trânsito intestinal devido ao ácido cítrico que estimula estes sistemas.
 
 
 



4. PAPAIA

Papaia
A presença de papaína nesta fruta traz muitos benefícios importantes para a saúde e para o bem-estar. Não só facilitam a digestão, sendo por isso uma boa opção para consumir depois das refeições e deixar o estômago confortável, como é um anti-inflamatório que ajuda a curar problemas como tendinites, entorses ou até mesmo artrite.

Além destas duas grandes propriedades, a papaia ajuda a combater a celulite e traz muitos benefícios que combatem o cancro, além de que reduz os efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Informação Nutricional por 100 gramas:
  • Calorias: 45
  • Água: 88,2g
  • Hidratos de Carbono: 9,1g
  • Fibras: 2,3g
  • Proteína: 0,6g
  • Lípidos: 0,1g
 
 
 



5. PHYSALIS

physalis
Fonte de vitaminas A e C, mas também de fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides, a physalis ajuda a combater o envelhecimento devido às propriedades antioxidantes, assim como ajuda a proteger de doenças e infeções.

É ainda uma aliada na regulação do intestino e no controlo do apetite devido à presença de fibras e tem propriedades terapêuticas devido à presença da substância fisalina na sua composição.

Informação Nutricional por 100 gramas:
  • Calorias: 53
  • Hidratos de Carbono: 11,2g
  • Proteína: 1,9g
  • Lípidos: 0,7g
 
 



6. PITAIA

Pitaia

Originária da América do Sul, a pitaia também é conhecida como fruta do dragão. Fonte das vitaminas A e C, de fósforo e de oligossacarídeos, ajudam a combater os radicais livres, fortalecer o sistema imunitário, reduzir o mau colesterol e a hipertensão e ainda auxiliar o processo digestivo e regular o trânsito intestinal devido à eliminação de substâncias tóxicas.

É ainda uma excelente aliada no processo de emagrecimento devido ao seu efeito termogénico, ou seja, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar mais gorduras e controlar o apetite. Além de que na sua composição, a pitaia contém tiramina, uma substância que estimula o corpo a utilizar as reservas de açúcar e de gordura como energia, o que significa que ajuda a queimar mais rapidamente as gorduras localizadas.

Apesar de todos os seus benefícios, não deve ser consumida em demasia pelo facto de as sementes poderem ter um efeito laxante.
 
 
 



7. ROMÃ

Romã
É uma das frutas tropicais com maior teor de água e só por aí já é altamente benéfica, já que ajuda a manter a hidratação do corpo. Além disso, a romã é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e combatendo os níveis de mau colesterol (fundamental para a saúde do coração).

Tem ainda propriedades anti-inflamatórias que ajudam a facilitar a digestão e evitar problemas intestinais, além de ajudar na luta contra a hipertensão e contra o stress.

Informação Nutricional por 100 gramas:
  • Calorias: 60
  • Água: 83,3g
  • Hidratos de Carbono: 12g
  • Fibras: 3,4g
  • Proteína: 0,4g
  • Lípidos: 0,4g
 
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