Fruta para diabéticos: estará a fazer as melhores escolhas?

Fruta para diabéticos: estará a fazer as melhores escolhas?

Aprenda quais são as melhores frutas para diabéticos e a melhor forma de as ingerir

A diabetes é uma doença cada vez mais comum. Saiba quais são as melhores frutas para diabéticos e como as ingerir.

Como já deve saber, a fruta faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Contudo, qual será a melhor fruta para diabéticosA resposta é simples. TODA! Com conta e medida, é claro…

O conceito de dieta não é sinónimo de alimentos proibidos, mas de reeducação alimentar. No caso dos diabéticos, a regra mantém-se a mesma.

A diabetes é uma doença causada pela falta ou resistência à insulina, uma hormona produzida pelo pâncreas. Esta alteração resulta de uma falha na absorção da glicose (açúcar), levando a uma acumulação deste açúcar no sangue do organismo, que, por sua vez, é perigosa para o corpo e está associada a vários outros problemas.

Contrariamente ao que pensa, os diabéticos não precisam de uma alimentação especial ou de ingerir alimentos diferentes da restante população. Os diabéticos apenas necessitam de cumprir com mais rigor as recomendações gerais.

Deste modo, a partir do momento em que deteta uma patologia como a diabetes, é sabido que se torna essencial adotar hábitos alimentares mais equilibrados. Contudo, para conseguir adotar estes hábitos, é necessário ter cuidado com os alimentos que ingere, e isso vale até para as frutas.
 
 

Fruta para diabéticos: recomendações


Diabetes maçã
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

É fácil para os diabéticos saber o tipo de alimentos industrializados mais e menos aconselhados, visto que podem verificar no rótulo alimentar se o alimento contém um grande teor de açúcar ou não.

Porém, essa seleção é mais difícil de realizar quando nos referimos a alimentos frescos.

As frutas estão repletas de vitaminas, minerais e fibras solúveis, sendo essa a razão pela qual devem fazer parte da dieta de qualquer diabético. Deste modo, saber quais são as melhores frutas para diabéticos é importante para evitar as oscilações de glicemia, que podem ocorrer ao consumir grandes quantidades de hidratos de carbono.

A quantidade diária de fruta recomendada para diabéticos é igual à recomendada para a população geral: 3 a 5 peças de fruta por dia. Contudo, a melhor altura do dia para ingerir a fruta é nas refeições intermédias: Meio da manhã e lanches da tarde. Deste modo, a quantidade mais aconselhada será 3 peças de fruta por dia.

A melhor escolha é consumir sempre a fruta fresca e com casca, sempre que possível. As frutas em calda e as cristalizadas devem ser evitadas. As frutas mais aconselhadas são as mais ricas em fibras, visto que estas ajudam a diminuir a velocidade a que o açúcar é absorvido, mantendo os valores da glicemia controlados.

 

As melhores frutas para diabéticos


Uma dose de fruta fresca contém cerca de 50kcal e 15g de hidratos de carbono. Esta dose é equivalente a:
 
  • 1 Maçã pequena (100g)
  • 1 Pêra pequena (140g)
  • 1 Laranja pequena (180g)
  • 1 Banana da Madeira (100g)
  • 10 Morangos médios (250g)
  • 5 Nêsperas médias (150g)
  • 1 Pêssego pequeno (140g)
  • 2-3 Ameixas (55g)
  • 12 Bagos de uvas (90g)
  • Meia manga (90g)
  • 2 Kiwis pequenos (130g)
  • 1 Fatia de ananás (120g)
  • 1 Fatia de melão ou melancia (200g)
  • 2 Fatias de meloa (200g)
  • 1 Dióspiro de tamanho médio (90g)
  • 2 Tangerinas pequenas (160g)
  • 24 Cerejas pequenas (100g)
  • 16 Framboesas (240g)
Em alguns casos, é utilizado o sumo natural como um equivalente da fruta. Contudo, é importante relembrar que o sumo contém mais açúcar e menos fibras do que a fruta fresca, o que faz com que a sensação de fome reapareça rapidamente e um aumento rápido no nível de açúcar no sangue, após a ingestão.
 

Abacaxi

Pelo seu alto teor em fibra, o abacaxi é uma das melhores frutas para diabéticos. O abacaxi não só auxilia na digestão de carnes e outras proteínas, como também tem um efeito diurético no organismo.


Maçã

O alto teor em fibra da maçã, especificamente em pectina, é responsável pelo controlo da glicemia, pela sensação de saciedade prolongada, regulação do intestino e ajuda na redução do colesterol LDL. Além disso, também é muito rica em vitaminas e outros nutrientes.
 


Laranja e Tangerina

A laranja e tangerina são consideradas como das melhores frutas para diabéticos devido ao seu alto teor em fibra, essencial pelo seu efeito na regulação do intestino. Vale lembrar também que estas frutas são muito ricas em vitamina C.
 


Ameixa

Um dos benefícios mais importantes da ameixa provém da sua capacidade de facilitar a digestão. Por sua vez, o poder antioxidante presente nas ameixas ajuda no tratamento de doenças como a osteoporose, degeneração macular, câncer, diabetes e obesidade.
 


Kiwi

O kiwi é dos frutos com maior teor em fibra e é conhecido pelo seu também alto teor em vitamina C. A combinação das vitaminas A e E presentes no kiwi, podem ajudar a diminuir o risco de cancro, doenças arterio-coronárias e melhora o sistema imunológico.
 
 

Fruta para diabéticos: comer com moderação


Cesto de fruta
Algumas frutas devem ser consumidas com mais moderação pelos diabéticos por conterem mais hidratos de carbono ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são as uvas, a banana e os figos.

Uma forma de evitar o aumento repentino do açúcar no sangue é consumir as frutas juntamente com alimentos ricos em fibras, como meio pão integral, por exemplo.

 

Pode comer frutos gordos?


Os frutos gordos, como castanhas, amêndoas e nozes, devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois possuem teores de hidratos de carbono e lípidos elevados. Deste modo, recomendam-se 5 unidades desses alimentos por dia, nas refeições intermédias.



Veja também: