Frieiras: quais as causas e como prevenir

As tão comuns frieiras chegam com o frio, são bastante incomodativas e podem atingir várias partes do corpo. Previna-se!

Frieiras: quais as causas e como prevenir
Saiba como agir perante as frieiras.

As frieiras geralmente afetam as extremidades do corpo, como os dedos dos pés e das mãos, orelhas e nariz.

Trata-se de uma inflamação cutânea dos pequenos vasos sanguíneos devido à exposição ao frio. Apesar de não ser considerada grave, provoca bastante desconforto e, por vezes, dor intensa.

São assim desconfortáveis mas raramente causam danos permanentes, sendo eliminadas em poucas semanas, desde que a exposição ao frio seja evitada.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS FRIEIRAS?


frieiras e vermelhidao nos dedos

Nas zonas atingidas a pele apresenta vermelhidão, inchaço e, por vezes, úlceras e alterações na coloração da pele. Estas manifestações cutâneas podem surgir associadas a prurido, sensação de queimadura e/ou dor intensa.

O QUE CAUSA AS FRIEIRAS?


fumador

São o resultado de uma reação anormal ao frio, sendo comuns em países com clima frio e húmido e habituais no inverno.

Devem-se a uma reação desadequada do organismo ao frio, contração dos vasos e à posterior recuperação da temperatura da pele, que, ao aquecer novamente, a expansão dos pequenos vasos é mais rápida, levando ao congestionamento da circulação e inflamação nos tecidos envolventes.

Algumas pessoas estão em maior risco de desenvolver frieiras, como:

  • Pessoas com problemas circulatórios;
  • História familiar de frieiras;
  • Exposição regular a condições frias e húmidas;
  • Dieta pobre ou baixo peso corporal;
  • Lúpus;
  • Fenómeno de Raynaud – uma patologia que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades e que atinge sobretudo mulheres jovens;
  • Fumadores;
  • Pessoas com joanetes ou outras zonas do pé frequentemente sujeitas à pressão do calçado.

 

COMO PREVENIR AS FRIEIRAS?


luvas para aquecer as maos

Existem algumas medidas úteis para evitar este problema:

  • Limitar exposição ao frio;
  • Cuidar das mãos e dos pés;
  • Tomar medidas para melhorar a circulação.

Se a pele ficar exposta ao frio, é importante aquecer gradualmente. Aquecer a pele com muita rapidez – por exemplo, colocando os pés na água quente ou perto de um aquecedor – é uma das principais causas de frieiras.

6 CUIDADOS A TER COM AS MÃOS E PÉS


lavar as maos com sabonete neutro

Siga estes cuidados e previna-se das frieiras que tão dolorosas são.

  1. Lavar as mãos com água fria ou morna, para não secar a pele.
  2. Utilizar sabonete neutro.
  3. Combater a secura das mãos e pés com hidratante. Se o caso for grave, antes de dormir, aplicar o creme hidratante com massagens e cobrir com luvas.
  4. Realizar atividades domésticas com luvas.
  5. Usar roupas quentes e isolar as mãos, os pés e as pernas.
  6. Aquecer as mãos antes de ir para o ar livre – pode ser útil mergulhar em água morna por vários minutos e secar completamente, usando de seguida luvas de algodão.

 

COMO TRATAR AS FRIEIRAS?


creme para as maos

Os cuidados preventivos são essenciais para evitar o aparecimento das frieiras, sendo consideradas as medidas mais eficazes: aquecimento das casas e usar roupas adequadas (luvas, calçado apropriado, gorros de lã, etc.).

As frieiras melhoram com o calor pouco intenso e com a massagem suave da zona afectada. O exercício físico moderado é útil, pois ativa a circulação sanguínea aumentando a temperatura corporal.

A aplicação de cremes apropriados para as frieiras ajuda muito na recuperação, pois assegura a regeneração cutânea e reforça a resistência da pele ao frio e humidade. Além disso, hidrata e atenua as sensações de desconforto (formigueiro e prurido).

É errado aplicar cremes com cortisona, pois estes produzem uma vasoconstrição secundária, que vai agravar ainda mais o problema circulatório que é a causa desta doença, embora possam provocar alívio da comichão associada.

A toma de suplementos alimentares com ginkgo biloba também é benéfica, pois estimula a microcirculação da pele, sendo uma medida preventiva e de tratamento muito eficaz.

Para além dos cuidados gerais, mencionados anteriormente, o tratamento das frieiras pode incluir a toma de fármacos com ação vasodilatadora (como a pentoxifilina). Este tipo de medida aplica-se por indicação médica e especialmente nos casos mais graves e quando os cuidados diários não corrigem os sintomas.

Veja também:

Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.