Framboesa: uma deliciosa fruta vermelha

A framboesa pode ser dificil de encontrar, mas os seus benefícios são vastos. É um alimento bastante versátil que tanto pode ser introduzido em batidos refrescantes.

Framboesa: uma deliciosa fruta vermelha
Saiba de que forma a framboesa ajuda a melhorar a sua saúde.

A framboesa é um doce da natureza que já utilizada e consumida pelo Homem à milhares de anos, não tivessem elas um sabor único e inconfundível.

Além disso, têm um enorme poder antioxidante, tal como vai poder comprovar mais à frente neste artigo.

As framboesas possuem uma cor rica, mas que pode variar entre tons de vermelho, preto e até mesmo roxo. Cada baga com cor diferente tem uma composição única de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Neste artigo vamos abordar principalmente os benefícios para a saúde da framboesa vermelha e ainda como a pode incorporar na sua dieta. Mas antes disso, vamos dar a conhecer a sua informação nutricional.

Composição nutricional da framboesa


Da sua composição nutricional faz parte a vitamina C. No entanto, a framboesa possui um conjunto de vitaminas e minerais que só trazem vantagens a quem as consome.

Por cada 100g de framboesas, obtém-se:

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Por serem um fruto bastante frágil, não são um fruto muito comum. É aconselhável o seu consumo logo após a sua compra, mas caso isso não aconteça, pode ser armazenada no frigorífico sem lavar previamente, no máximo durante dois dias. Também as pode congelar para utilizar no futuro.

Ainda assim, e do mesmo modo que os restantes frutas, devem ser consumidas no seu período sazonal de modo a assegurar todos os seus nutrientes.

Os benefícios da framboesa…


Consumir frutas e vegetais de todos os tipos relaciona-se com a diminuição do risco de muitas condições de saúde adversas.

Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais, nos quais se inserem as framboesas, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade no geral e promovendo uma tez saudável.

1. Saúde do coração

saude do coracao

A ingestão de alimentos ricos em flavonóides, como framboesas, está associada com um menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Mesmo que em pequenas quantidades, o consumo de alimentos ricos em flavonóides é benéfico.

As antocianinas, substancias que dão cor a este fruto, ajudam a eliminar a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares.

O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.

O alto teor de polifenóis encontrado nas framboesas também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

2. Controlo da diabetes

controlo da diabetes

Qualquer alimento vegetal com pele tem muita fibra, por isso as framboesas não são exceção. Comer alimentos ricos em fibras ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável.

Alguns estudos têm demonstrado que os diabéticos tipo 1 que consomem dietas com alto teor de fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos do tipo 2 podem ter melhores níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina.

3. Saúde dos olhos

saude dos olhos

Alimentos ricos em vitamina C ajudam a manter os olhos saudáveis, proporcionando proteção contra danos causados pela luz ultra violeta.

As framboesas também contêm zeaxantina, um antioxidante, que filtra os raios de luz azul prejudiciais e desempenha um papel protetor na saúde dos olhos e, possivelmente, evita o dano causado pela degeneração macular.

A ingestão de, pelo menos, 3 peças de fruta por dia, pode diminuir o risco e a progressão da degeneração macular relacionada à idade. Por isso, além de consumir framboesas, ingira também outras frutas ao longo do dia.

4. Prevenção de cancro

prevencao do cancro

As framboesas contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.

Os mesmos polifenóis que protegem contra doenças no coração também ajudam a prevenir ou diminuir muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pâncreas, próstata e cólon.

Como incorporar as framboesas na dieta


smoothie de framboesa

Para conseguir tirar o máximo dos benefícios da framboesa deve consumir 3 porções por semana, sendo que a maneira mais saudável é consumi-las frescas.

Aqui estão algumas outras dicas para ajudar a aumentar o consumo de framboesa:

  • Mantenha sempre um saco de framboesas congeladas para adicionar aos batidos e smoothies;
  • Faça seu próprio cocktail de frutas frescas com framboesas, abacaxi, pêssegos e morangos;
  • Corte framboesas e adicione ao iogurte natural simples juntamente com frutos secos;
  • Coloque como topping nas suas panquecas matinais;
  • Caso não as consuma na hora, congele-as e quando precisar insira-as na liquidificador com outras frutas, leite e gelo para obter um delicioso batido.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais