Fraldas de adultos: tudo o que deve saber

As fraldas de adultos devem ser escolhidas com alguns cuidados e de forma a terem o melhor resultado possível. Aqui explicamos tudo sobre isto.

Fraldas de adultos: tudo o que deve saber
Todas as informações indispensáveis sobre o assunto.

Também conhecidas como fraldas geriátricas, as fraldas de adultos são muitas vezes denominadas apenas como roupa interior para lhes retirar a conotação negativa que possam ter, assim como retirar algum desconforto associado ao seu uso que possa existir.

Semelhante aos modelos para crianças tão bem conhecidos, são adaptadas a um tamanho maior para que sirvam as necessidades de pessoas mais idosas que começam a necessitar deste apoio, seja porque começam a perder o controlo das suas necessidades fisiológicas, seja porque não têm a capacidade de se deslocar sozinhos até uma casa de banho e portanto esta é a ajuda mais fácil.

QUANDO UTILIZAR FRALDAS DE ADULTOS


incontinencia urinaria
Embora seja feita uma associação imediata das fraldas de adultos a pessoas mais idosas, nem sempre isso é verdade.

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Por variadas razões, podem precisar de ser usadas por pessoas de qualquer idade que deixam de conseguir controlar as suas necessidades fisiológicas.

A necessidade de uso varia consoante os vários casos, mas destacam-se os seguintes:
 
  • Perdas ligeiras, mas permanentes de urina
  • Incontinência urinária (seja leve ou intensa)
  • Incontinência fecal


COMO ESCOLHER FRALDAS DE ADULTOS ?


É fundamental começar por pensar em alguns aspetos antes de tomar a decisão da fralda a comprar.

A dependência motora da pessoa, as capacidades cognitivas, as demências e o nível de incontinência são tudo fatores a ter em conta na hora de fazer uma escolha.


As características a ter um conta numa fralda de adultos são:

1. Capacidade de absorção

Os produtos que não têm uma capacidade de absorção tão boa, deixam a pele mais suscetível a dermatites. Isto porque fica húmida e, consequentemente, acaba por gerar feridas e irritações.

 


2. Diminuição do calor local

Esta é uma característica também importante para proteger a pele. Os tecidos devem ser mais suaves para que reduzam o calor na região e assim não provoquem tantas irritações.

 


3. Odor da urina

Este cuidado das fraldas para adultos prende-se mais com o bem-estar do que com qualquer outro cuidados.

Há fraldas que não são capazes de isolar bem o cheiro e isso traduz-se em desconforto e em falta de qualidade de vida para quem a está a usar.

 


4. Tamanho 

O tamanho deve ser escolhido com base na largura da cintura ou das ancas. Embora possa parecer um aspeto irrelevante, não é de todo: este é na verdade o primeiro passo para garantir uma experiência confortável e, claro, mais segura. Isto porque o tamanho mal escolhido não só prejudica o à vontade de quem a está a usar, como também pode reduzir a eficácia da fralda.
 
 


5. Nível de protecção

As fraldas de adultos não são todas iguais e a razão para isso é só uma: as pessoas e as situações também são todas diferentes e por isso é fundamental que existam hipóteses capazes de satisfazer todas elas.

Caso o grau de incontinência seja elevado, é importante que se opte por fraldas com uma proteção maior para evitar que surjam momentos constrangedores ou desconfortáveis.

Por outro lado, se a incontinência for ligeira, é desnecessário estar a optar por fraldas com uma proteção muito alta e, por vezes, pode nem ser necessária uma fralda e apenas uma proteção na roupa interior.
 

ONDE COMPRAR FRALDAS DE ADULTOS ?


É fácil conseguir encontrar sítios onde sejam disponibilizadas estas fraldas:
 
  • Farmácias
  • Parafarmácias
  • Continente
  • Jumbo
  • Pingo Doce
 

CUIDADOS A TER


1. HIDRATAÇÃO

Com o envelhecimento, a pele vai-se tornando mais frágil e por essa razão precisa de ter alguns cuidados e atenções extra para evitar que se formem algumas feridas.

Para isso é necessária a aplicação de cremes hidratantes, assim como produtos de limpeza também hidratantes para que se evite o atrito e a fricção.

Estes cuidados devem ser tidos depois dos banhos, mas também sempre que a fralda é trocada precisamente para evitar irritações na pele.
 
 


2. MÁ REAÇÃO

É uma situação delicada para a pessoa em causa propor que comece a usar fraldas de adultos por poder fazê-la sentir que está a perder mais uma das suas capacidades, assim como sentir-se constrangido e desconfortável.

O ideal será sempre dar a entender que é uma forma de ser mais independente e poder satisfazer as suas necessidades fisiológicas sem precisar de recorrer à ajuda das outras pessoas.

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

 

Veja também: