5 Formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos

Com o stress e rotinas cansativas do dia-a-dia, os pais têm cada vez menos tempo disponível para os seus filhos. Deixamos 5 formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos, que irão facilitar o seu dia-a-dia.

5 Formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos
O convívio com os pais é essencial para o bom desenvolvimento das crianças.

Só quem é pai ou mãe sabe a importância de aproveitar bem o tempo com os seus filhos. No entanto, com o stress do dia-a-dia e o pouco tempo que os pais dispõem atualmente, isto pode tornar-se difícil. Todos os pais desejariam poder estar na companhia dos seus filhos muito mais tempo.

Os momentos em família são fundamentais para garantir o desenvolvimento das crianças. Como tal, os pais devem tentar gerir as suas rotinas, tendo em conta a importância do contacto e tempo passado com os seus filhos.

Nem sempre é fácil para os pais conseguir organizar e manter as rotinas familiares, por isso, selecionamos 5 formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos.

5 formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos


1. Organize o seu tempo

formas de aproveitar melhor o tempo com os filhos e pai vai buscar o filho a escola

Faça um mapa onde registe todas as suas atividades diárias obrigatórias, como as horas passadas no trabalho ou em viagem. Se conseguir organizar o seu tempo livre e definir bem as prioridades, tornar-se-á mais fácil perceber qual é o momento do dia em que poderá dedicar-se a algum tempo de qualidade com o seu filho.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Pode também aproveitar o tempo quando vai buscar o seu filho à escola e vão juntos para casa. Conversem sobre temas de interesse para ele, pergunte como correu o dia ou o que aprendeu. Aproveite a hora de preparação das refeições, peça-lhe ajuda e façam disto uma pequena rotina. Também é uma ótima maneira de aproveitar o tempo com o seu filho.

2. Fora com a televisão e o telemóvel

atividades pai e filho

Quando existir tempo disponível para passar tempo com o seu filho, desliguem-se do mundo virtual. Fora com a televisão, telemóveis e consolas. Aproveitem o tempo para fazer atividades em família. Brinque com o seu filho e passem momentos de qualidade juntos. São estes momentos que irão recordar mais tarde.

3. Façam as refeições diárias juntos

mae e filha a partilhar a refeicao

Atualmente, a vida é feita de correria, e os dias passam a voar. Ainda assim, é de grande importância guardar um momento do dia para dedicar inteiramente aos seus filhos, como a hora da refeição. Sentem-se juntos à mesa durante a refeição, isto fará muita diferença no convívio familiar.

A hora da refeição é um momento tranquilo em que a família aproveita para estar junta e conviver. Se este momento passa, perde-se uma oportunidade importante. No entanto, nunca é tarde para começar a implementar novos hábitos. Como tal, faça com que seja possível fazerem juntos pelo menos uma refeição por dia.

4. Combinem atividades juntos

mae e filha a brincarem

Seja na preparação duma viagem ou para fazer a lista de compras, é importante envolver o seu filho. Isto fará com que vocês se aproximem e ele irá sentir-se mais importante.

Planeiem o que vão fazer no fim de semana ou onde é que vão passear. Peça a opinião do seu filho e deixe que ele se sinta importante nas decisões. Se forem juntos às compras peça-lhe, por exemplo, para entregar o dinheiro para pagar ou que empurre o carrinho das compras.

Podem organizar, por exemplo, um pic-nic no jardim ou organizar o seu aniversário. Pequenos detalhes para os adultos, podem ser super interessantes e estimulantes para os mais pequenos.

5. Ritual do sono

contar historias antes de dormir

Faça com que este momento seja íntimo e aproveite-o bem com o seu filho. Podem, por exemplo, ler uma história juntos, cantar uma musica de embalar enquanto trocam carinho ou tocar uma música relaxante.

Se o seu filho está na idade de começar a contar e a ler, façam pequenos joguinhos que introduzam a aprendizagem de letras ou números. Se o seu filho já é mais velho, montem um puzzle, por exemplo. Ou simplesmente conversem. Conte como foi o seu dia e pergunte como foi o dele.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o tempo com os filhos. Ainda que a rotina seja cada vez mais exigente e stressante, é muito importante que haja tempo para momentos em família e que os pais estejam sempre presentes para os seus filhos.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.